Você já parou para pensar na história que os itens antigos podem contar? Quem sabe o que já viveu aquela poltrona da casa da vovó, ou o espelho que está há gerações na família? É por isso que restaurar itens do passado é uma forma incrível de trazer personalidade e história para a decoração da sua casa. Além disso, essa prática sustentável ajuda a reduzir o desperdício e promove um estilo único, autêntico e que está super na moda!
Os principais itens antigos para restaurar e decorar sua casa
Ao pensar em quais itens antigos podem ser restaurados, é fácil sentir-se sobrecarregado pela quantidade de possibilidades. Mas, alguns objetos se destacam pela facilidade de transformação e pelo impacto visual que podem proporcionar. E se você quer que sua casa seja sempre lembrada com carinho, a criatividade e esforço podem ajudar.
1# Transforme os móveis de madeira em protagonistas na decoração
Eles são sempre um clássico! Os móveis antigos de madeira podem ser facilmente restaurados para ganhar uma nova vida. Aqui, o ideal é considerar as mesas, cadeiras, armários e estantes que podem estar acumulando poeira num porão ou cômodo de entulhos.
Com uma boa lixada, uma camada de verniz ou pintura, e novos puxadores, essa mobília pode se transformar em peças modernas ou vintage, a depender do seu gosto e personalidade. Até porque é importante mostrar na decoração um pouco de quem você é.
Que tal, então, uma mesa antiga de madeira? Ela pode ser o centro das atenções na sua sala de jantar. Combine-a com cadeiras de diferentes estilos para um visual eclético e bem moderno.
Ou, ainda, se preferir um look mais clean, pinte-a de branco e adicione detalhes dourados para um tom de elegância ao espaço.
2# Espelhos são clássicos de itens antigos que não podem faltar!
Os espelhos antigos têm um charme especial e muitas vezes eles vêm com molduras trabalhadas e cheias de detalhes. Não são relíquias? Pois, então, fazer a restauração dessas molduras com uma nova pintura ou douração pode fazer toda a diferença.
Estes itens antigos também ajudam a ampliar espaços e refletir luz natural.
Para colocar um espelho na sua decoração, o hall de entrada pode ser o espaço perfeito. Pense nessa sensação de boas-vindas e amplitude. E claro, para um visual sofisticado, tenha em mente uma moldura dourada ou prateada.
Mas, se a sua intenção é tornar o ambiente mais rústico, as madeiras envelhecidas vão garantir exatamente essa experiência ao cômodo.
3# Que tal restaurar luminárias?
Já as luminárias antigas, sejam elas de teto, parede ou de mesa, também podem ser verdadeiras joias. Elas trazem uma iluminação suave e um design que muitas vezes é impossível de encontrar nos dias de hoje, não é mesmo?
Restaurar essas peças pode, então, envolver desde a troca de fios e soquetes até uma nova pintura ou polimento.
Uma luminária de teto vintage pode ser o destaque na sua sala de estar ou sala de jantar. Quer mais dicas? Pinte-a com uma cor vibrante para um toque moderno, ou restaure seu brilho original para manter aquela autenticidade.
Outra ideia são as luminárias de mesa com base de metal, que podem ganhar muita personalidade através de uma cúpula de tecido estampado.
4# Decore com baús e malas antigas
É muito provável que você tenha aquele baú antigo, que era de seus avós ou parentes mais velhos, que foi passando de geração em geração. Ou ainda, aquela mala quadrada, feita de couro, que também veio de um bisavô ou tataravós.
O interessante desses itens é que não são apenas capazes de armazenar; eles podem ser peças de destaque na decoração. Através da restauração, estes objetos podem servir como mesas de centro, bancos, ou até como espaços para guardar itens que vão gerar muito charme para o espaço.
Quer tornar sua decoração ainda mais cheia de história? Use um baú antigo como mesa de centro na sala de estar. A dica é pintá-lo com uma cor que complemente a paleta do ambiente, ou simplesmente lixe e envernize para um ar mais rústico.
Tem muitas malas antigas? Deixe-as empilhadas para que possam servir como uma mesa lateral única e interessante.
5# O charme de itens antigos de janelas e portas
E como não transformar o cômodo com o charme dos itens antigos que mais contam histórias? As portas e janelas antigas têm um apelo estético que é difícil de replicar.
Se você restaurar esses itens pode encontrar inúmeras possibilidades de decoração para os espaços favoritos. Isso vai envolver a remoção de tinta velha, a substituição de vidros quebrados e, até mesmo, uma nova pintura.
As peças podem ter uso muito simples: uma arte nas paredes, uma cabeceira de cama, biombos e muitos outros.
E que tal usar a porta antiga no seu quarto para dar aquele ar mais vintage na decoração? Se você tem janelas antigas, transforme-as em molduras para fotos ou espelhos para gerar aquele elemento de surpresa e originalidade aos cômodos.
Repagine seus ambientes com os itens mais cheios de história para contar!
A restauração e reutilização dos itens antigos é uma maneira maravilhosa de dar nova vida a objetos que possuem muitas memórias. É uma prática sustentável, portanto, e também uma abordagem que permite criar uma decoração única, cheia de personalidade e charme.
É com um pouco de esforço e criatividade que você pode transformar esses tesouros do passado em peças centrais que vão encantar e inspirar todos que visitarem sua casa.
Portanto, antes de descartar aquele móvel antigo ou a luminária da casa da vovó, pense nas chances decorativas e na história que você pode preservar e incorporar ao seu lar.
Gostou das dicas? Deixe um comentário! O que você tem de antigo aí na sua casa que pode virar um item decorativo belíssimo? Confira também nosso conteúdo sobre 10 dicas econômicas para decorar seu apartamento alugado.
0 Comentários