O sofá retrátil é um dos móveis favoritos de quem preza pelo conforto em casa, principalmente, dentro da sala de estar. Isso porque, estamos falando de um sofá que possui um mecanismo deslizante, que aumenta ou diminui seu tamanho. Ou seja, ele se adapta ao seu desejo de uso, e claro, conforme a sua vontade de se espreguiçar nele!
Nesse sentido, existem diversos modelos para diferentes tipos de usuários. Logo, no post de hoje iremos te mostrar quais são esses sofás e o que fazem deles únicos. Ademais, você também irá saber o que precisa ter em mente antes de adquirir esse item de mobiliário.
Para começar, saiba desde já que, recomendamos esse tipo de sofá para quem não dispensa funcionalidade, aconchego e praticidade. Dessa maneira, se você possui pouco espaço na sala, tem uma família grande, ou simplesmente adora conforto em todos os cômodos da sua casa… Você está no lugar certo!
Então, continue lendo para descobrir qual é o sofá retrátil perfeito para você e sua família!
O que levar em conta na hora de comprar seu sofá retrátil?
Tamanho
Certamente, a primeira coisa que você deve considerar antes de comprar seu sofá, é o tamanho dele. Mesmo que os retráteis vendam mais para pessoas que possuem um espaço maior em casa, há modelos com todos os tipos de tamanhos. Dos menores, de 2 lugares, até aqueles que comportam de 5 a 6 lugares.
Ademais, você também precisa saber o quão espaçoso você quer que o seu sofá fique quando estiver aberto. Isso porque, existem modelos que se expandem até o tamanho de uma cama de casal, e outros, apenas o suficiente para esticar as pernas.
Então, para definir isso, tenha em mente 3 coisas: o tamanho da sua sala, quantas pessoas irão utilizar e como você gosta de utilizá-lo.
Isto é, comece medindo o espaço que você pretende posicionar o móvel. Depois, pense na quantidade de lugares que esse sofá precisa ter. E por fim, lembre-se do que você costuma fazer no seu sofá. Se gosta de se deitar para ver séries ou apenas se sentar e relaxar um pouco.
Cor
Agora, depois de pensar no tamanho ideal para sua sala de estar, é preciso refletir sobre o estilo e o impacto que ele terá na sua decoração. Afinal, estamos falando do principal móvel que compõe uma sala de estar, então, o ideal é que ele combine com o restante da decoração da sua casa.
Para isso, é necessário escolher qual cor você gostaria de ter no seu sofá. Não se preocupe, isso é mais fácil do que parece. Na verdade, vai depender muito do seu gosto e do que você já possui em casa.
Nesse sentido, além de pensar em tons que você goste bastante, leve em consideração a iluminação e as outras composições presentes na sua sala. Para exemplificar, observe se o seu ambiente é pouco iluminado, se sim, cores claras irão melhorar o aspecto visual. Se possuir uma iluminação mais forte, os tons médios e escuros darão um belo contraste.
Por outro lado, se sua sala possui um estilo mais alegre e criativo, certamente, cores expressivas como azul, amarelo e verde serão adequadas. Ao contrário, se a sala é mais moderna e clássica, cores sóbrias como bege, preto, fendi e marrom vão combinar melhor.
Tecido
O tecido do seu sofá pode parecer algo fácil de escolher. Afinal, é comum priorizar o primeiro tecido aconchegante e fofinho que aparecer, não é mesmo? Porém, mais do que conforto e estética, não pode-se esquecer a manutenção e o tipo do uso do estofado.
Ou seja, não adianta escolher um tecido bonito e confortável que é muito difícil de limpar, ou pior, daqueles que suja facilmente. Logo, se a sua família inclui crianças, animais domésticos, ou até mesmo pessoas desastradas, é interessante escolher um couro ou alguma imitação de couro, microfibra ou jacquard. Os quais são resistentes e podem ser limpados sem tanto esforço.
Nesse sentido, se você mora sozinho, com um companheiro, ou simplesmente valoriza a estética… Tecidos de linho, algodão e suede (tipo veludo) são mais delicados e exigem um maior cuidado, mas em compensação, são mais sofisticados.
De qualquer maneira, a melhor maneira de escolher o tecido certo para você, é tendo a oportunidade de experimentar o sofá antes da compra, para testar se te agrada ou não. Ou vendo e tocando em uma amostra do tecido.
Custo-benefício e conforto
Para além de assuntos de decoração e planejamento, o tópico mais importante que você precisa ter em mente, é se o valor investido vai compensar para você. Afinal, de nada adianta comprar o sofá mais bonito, com tamanho perfeito, que combina com a sua decoração, se ele não for confortável.
E o conforto, nesse caso, vai muito além do que nossos olhos enxergam, ou do que o tecido do sofá promete. Por exemplo, um sofá de couro pode ser subestimado por ser feito com um tecido que não é tão maleável no início do seu uso. Porém, talvez seja nele que você tire a melhor soneca da sua vida!
Isso também vale para quem não quer investir muito dinheiro com um sofá. Isto é, todos sabemos que na maioria das vezes, o barato acaba saindo mais caro. Então, pense se essa economia custa uma dorzinha no pescoço na hora de assistir TV ou até mesmo se a espuma é tão fraca que em pouco tempo você precisará trocá-la.
Logo, também não esqueça que, não adianta investir em um sofá retrátil com mecanismos super modernos, mas que não serão úteis para você. Por último, a regra é colocar o seu bem-estar e conforto sempre em primeiro lugar.
Conheça os principais modelos de sofá retrátil
Sofá retrátil com chaise
O primeiro tipo de sofá que iremos apresentar aqui, adequa-se para quem tem bastante espaço em casa. Apesar de ainda poder ser adaptado. Isso porque, a chaise, é uma extensão fixa do sofá, que serve para você deitar ou esticar as pernas.
Ou seja, é perfeito para quem tem uma família grande vivendo dentro de casa. Ou até mesmo, para aqueles que costumam receber muitas visitas. Então, durante a semana o sofá pode permanecer fechado, enquanto no final de semana, fica aberto, preparado para receber a todos.
Quanto ao espaço, até existem modelos com chaise mais compactos. Ainda assim, tenha em mente que uma parte dele irá ocupar um bom espaço da sua sala.
Encosto reclinável
O sofá retrátil com encosto reclinável, é provavelmente, o tipo mais vendido nas lojas. Uma vez que, além de aumentar o seu tamanho de assento, esse modelo possui encostos com diferentes alturas e regulagens. As quais se ajustam conforme sua necessidade e conforto.
Nesse sentido, esse modelo tem uma profundidade um pouco maior do que os outros, mas pode se encaixar em praticamente todas as salas de estar, uma vez que possui tamanhos variados e pode ser adaptado facilmente.
Ainda assim, um público específico que adora esse tipo de sofá, são pessoas que possuem problemas na coluna, ou sofrem de dores nas costas e pernas. Afinal, é possível ajustar o encosto de acordo com sua exigência.
Sofá-cama retrátil
Outro queridinho de quem gosta de passar horas e horas no sofá, maratonando séries, lendo livros ou jogando aquele game maravilhoso… Só poderia ser o sofá-cama retrátil. Até porque, melhor do que ficar sentado, é ficar no maior conforto, deitado e relaxado.
Ademais, esse sofá também é ideal para quem costuma receber parentes e amigos para dormir em casa. Dessa maneira, é só chamar a galera e abrir o sofá, que em questão de segundos, você tem uma cama prontinha para deitar.
Nesse mesmo sentido, estudantes ou pessoas que moram sozinhas em apartamentos pequenos, tipo studio ou flat, também costumam procurar esse modelo. Afinal, ao invés de investir em uma cama e um sofá, é mais econômico e prático comprar um sofá-cama.
Se engana quem pensa que esses sofás são desconfortáveis, pode investir em um bom modelo sem medo! Afinal, as grandes marcas projetam justamente para oferecer o maior conforto possível para seus usuários.
De 2 a mais de 3 lugares
Deixando um pouquinho de lado as funcionalidades dos sofás retráteis, é importante ressaltar que existem modelos com diferentes quantidades de assentos. O que, certamente, impacta na quantidade de pessoas que irão utilizar e no espaço disponível.
Como já foi dito anteriormente, muita gente pensa que esse sofá serve apenas para quem tem muito espaço em casa. Mas, muito pelo contrário, com a diversidade de modelos, ele pode se encaixar em qualquer ambiente.
Então, se você possui uma sala espaçosa, saiba que os sofás com mais de 3 lugares, propõem, além do conforto, uma decoração mais moderna e sofisticada. Desta forma, eles estão disponíveis no mercado até com versões para cantos de parede, que contam com 6 a 8 assentos.
Por outro lado, indica-se sofás com 2 lugares para quem não possui muito espaço, mas não quer abrir mão do conforto que a funcionalidade que um sofá retrátil oferece. E claro, acaba sendo a melhor opção para quem mora com um companheiro ou sozinho.
Tudo junto e misturado
Contudo, existem também, aqueles sofás retráteis que são o sonho de qualquer pessoa. Isso porque, oferecem em um produto só, todos os modelos que citamos até agora. Ou seja, você pode comprar um sofá retrátil reclinável, que ainda vira cama e até inclui uma chaise. Parece exagero, mas é um combo de conforto para todas as situações!
Claro que, nesse mesmo sentido, também é possível encontrar um modelo que é reclinável com cama, ou reclinável com chaise, e por assim vai. As empresas sabem muito bem que, às vezes, uma coisa só não basta. Afinal, existem famílias e usuários com gostos e necessidades diferentes.
Portanto, não se preocupe, o mercado está sempre preparado para atender qualquer exigência sua, mesmo que ela pareça estranha ou exagerada!
Considerações finais
Finalmente, agora você pôde compreender melhor que os sofás retráteis são uma opção muito confortável e prática quando comparados aos modelos convencionais. Logo, esperamos que você consiga encontrar o sofá perfeito para você, sua casa e sua família, com a ajuda das nossas dicas!
Ressaltamos que, mesmo que esses sofás acrescentem um toque de modernidade e estilo no seu ambiente, não esqueça de pensar sempre no seu bem-estar. Afinal, é isso que vai contar na hora de ver sua sala de estar, sentar e relaxar um pouco.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos e familiares! Até mais!
0 Comentários