Apartamentos compactos e em modelos de studio têm surgido cada vez mais, seja nas grandes cidades ou até mesmo nas pequenas. Isso porque, além do tamanho, a ideia por traz disso costuma defender a praticidade e a economia. Nesse sentido, quem tenta adotar ao estilo pode acabar se complicando na hora de organizar e projetar um quarto de casal pequeno.
Certamente, cada cômodo da casa tem sua importância. Porém, a primeira coisa que procuramos quando adentramos no nosso lar, é o quarto. Afinal, ali estará a maioria dos pertences mais importantes, como as roupas, os acessórios e produtos pessoais. E claro, não podemos esquecer da grande estrela: a cama!
Mas enfim, se em um apartamento pequeno aonde mora apenas uma pessoa, já é difícil manter a organização, imagine duas. Pois é, essa é a realidade de muitos casais. Se você se encaixa nessa situação, vamos te ajudar agora mesmo!
Dessa maneira, abaixo você irá conferir dicas incríveis de como deixar seu quarto em ordem, aproveitando cada centímetro!
Como organizar um quarto de casal pequeno
Invista em móveis funcionais
A primeira dica que une o aproveitamento de espaço e organização de objetos, é o investimento em móveis funcionais. Isto é, aquele tipo de móvel que possui mais de uma função. Nesse sentido, ao escolher, é importante considerar suas utilidades e tamanhos.
Logo, deve-se buscar um móvel capaz de armazenar uma boa quantidade de pertences, sem que seja muito grande e espaçoso. Apesar de parecer contraditório, essa é justamente a proposta do móvel funcional.
Alguns exemplos interessantes e práticos são a cama com baú e a escrivaninha penteadeira. No caso do primeiro, trata-se de uma cama que inclui um baú embaixo do colchão, o qual possui divisórias que podem armazenar os mais diversos itens. Então, ali é possível deixar sua roupa de cama, sapatos, agasalhos grossos, toalhas e tudo mais que você desejar.
Já a escrivaninha penteadeira, é basicamente uma mesa tradicional ou em formato de L, aonde um lado funciona como escrivaninha, e o outro, como penteadeira. Ou seja, é possível trabalhar, estudar ou deixar objetos importantes de um lado, enquanto no outro, você posiciona produtos de higiene e beleza. Até porque, se você mora em um studio, dificilmente poderá ter esses dois ambientes separados.
Ademais, basta fazer uma pesquisa rápida para se surpreender com a variedade de móveis funcionais no mercado!
Prateleiras serão suas melhores amigas
Talvez, as prateleiras ou estantes com prateleiras sejam a dica mais valiosa que você vai receber hoje. Isso porque, elas podem ser encontradas em todos os tipos de tamanhos, larguras e estilos. Ou seja, você literalmente pode colocar uma prateleira em todos os lugares que você imaginar.
Se você está acostumado a colocar suas prateleiras no meio ou no alto das paredes, está na hora de pensar fora da caixa. Além do convencional, considere coloca-las em cima e ao lado de portas, nos cantos das paredes e ao redor da cama.
Nelas, você pode guardar seus livros, materiais do trabalho, plantas e tudo aquilo que você não sabe mais onde colocar.
Abuse dos formatos diferentes, e além de organização, você terá uma decoração única e com a sua cara. Para você ter uma ideia, existem modelos com ganchos, suspensos, fixos, e até em desenhos criativos, como a base de um skate ou maletas. O que não falta é estilo!
Organizadores até nos cantinhos esquecidos
Os organizadores, certamente, também são ótimos aliados para organizar o seu quarto de casal pequeno. Novamente, assim como as prateleiras, eles estão disponíveis em diversos tamanhos e formatos. Porém, o seu diferencial está no fato de que você pode coloca-los em todos os cantos, até naqueles que você imaginou não ter utilidade.
Por exemplo, se a sua cama possui algum espaço vazio embaixo, é simples, coloque várias caixas organizadoras lá. Ou então, em cima de guarda roupas e armários, e até mesmo nas próprias prateleiras citadas anteriormente. A dica é prática: viu um espaço vazio? Ele está pedindo por um organizador!
Falando em armários, para otimizar o espaço interno, você também pode utilizá-los lá. Dessa maneira, ao invés de dobrar suas roupas separadas em cada parte do armário, coloque-as nas caixas. Assim, irá sobrar mais espaço para armazenar outros objetos além de roupas. Aliás, também serve para separar o que é cada coisa do casal!
Mais uma vez, escolha conforme seu gosto e necessidade. Os organizadores mais utilizados são os cestos, as caixas e as colmeias. Logo, costumam ser encontrados em materiais variados, do mais simples ao mais elegante.
Divisórias de ambientes
Quem mora em um apartamento tipo studio sabe muito bem que a divisão dentro do espaço pode ser feita de qualquer maneira, menos com uma parede. Isso porque, caso você ainda não conheça, esse tipo de moradia é um espaço todo integrado em apenas um cômodo ou dois. Então, o quarto está junto com a sala, que está junto com a cozinha. Sim, tudo junto e misturado!
Portanto, organizar esse tipo de lar é um desafio muito maior. Ainda assim, todas as dicas que citamos aqui servem da mesma maneira para esses apês. Porém, algo que gostaríamos de acrescentar é o uso de divisórias no seu quarto de casal.
Isto é, mesmo que você viva em um ambiente integrado, utilizar a decoração para estabelecer limites é um bom jeito de organizar não só o quarto, mas a casa toda.
Portanto, algumas opções que alinham decoração, organização e divisão em uma só, são as estantes com prateleiras, os biombos e os baús. É mais simples do que parece, basta posicionar em um lugar estratégico que defina a divisão do que é quarto e o que é sala.
Saiba isso antes de projetar um quarto de casal pequeno
Defina suas prioridades
Na hora de montar o planejamento do seu quarto de casal pequeno, é preciso ter em mente todas as suas prioridades. Assim, fica mais fácil trabalhar e definir a linha de organização e decoração.
Dessa maneira, se você e seu par possuem um grande volume de roupas, o ideal será focar nos armários. Logo, vocês podem pensar qual tipo, quantidade e aonde é o melhor lugar. Um exemplo clássico que aproveita bem o espaço, é o armário aéreo em cima da cama.
Agora, se o casal possui vários objetos, como livros, plantas, quadros e qualquer outro artefato que não queiram deixar fora do quarto. É bom focar nas prateleiras e organizadores.
Ademais, também vale pensar no tipo de decoração que vocês desejam, afinal, isso influencia diretamente na organização. Então, recomendamos definir seu estilo de decoração preferido, pegar um caderninho ou fazer uma planilha no computador, para deixar tudo anotado e com observações. Assim, a casa vai ficar com a cara e o jeito de vocês!
Medidas do quarto de casal
Certamente, depois que estiver tudo planejado, é hora de ir às compras e mudanças. Entretanto, antes de fazer isso, não se esqueça do passo mais fundamental: medir todo o ambiente. Isto é, não adianta nada pensar em uma decoração completa e perfeita se ela mal cabe no seu quarto.
Logo, o ideal é medir antes de começar o planejamento, durante e até mesmo depois. Assim, você garante que tudo vai dar certo, e nenhum espaço vai ficar de fora.
Porém, não pense que você precisa apenas da altura e da largura do cômodo. Muito pelo contrário, é necessário ter conhecimento de cada milímetro do quarto. Por exemplo, algo comum de ser esquecido na hora da projeção, é o tamanho das portas e gavetas. Então, quando já está tudo arrumadinho, você acaba se deparando com uma gaveta que não abre.
Portanto, se previna e evite esse desastre!
Use e abuse da criatividade
Além de anotações e números, a parte mais divertida de fazer um planejamento é pensar nas cores, estampas e texturas que vão compor tudo. Isto é, no caso de quartos pequenos, isso deve ser levado muito a sério, pois através desses elementos, é possível enganar os olhos e brincar com a sensação de amplitude.
Ou seja, o ambiente pode ser pequeno, mas também pode parecer grande!
A dica de ouro para essa situação é apostar em cores claras, isso porque elas passam a sensação de limpeza, ordem e grandeza. Mas, se você pensou em branco e cinza, relaxa que não é só isso! Usar cores mais expressivas, porém, em tons pastéis, é a aposta perfeita. Logo, experimente diferentes tons de azul, rosa, amarelo, verde e o que mais você desejar.
Ah, mas e se eu gostar de algo mais vibrante? Você não precisa deixar de fora da sua decoração! Portanto, a estratégia é impor esses tons alegres em pequenas doses. Como por exemplo, nos quadros e enfeites decorativos, nas almofadas e até na roupa de cama.
Considerações finais
Por último, mesmo que você tenha pensado e planejado cada detalhe de organização e decoração do seu quarto, é sempre interessante consultar um profissional. Um bom arquiteto ou designer de interiores vai saber te orientar da melhor maneira, e ainda avaliar ou propor novas ideias para a sua projeção.
Ademais, também ressaltamos a importância de sempre ter em mente que menos é mais. Isto é, para ter um ambiente de descanso aconchegante e bonito, não é necessário encher de cores vibrantes, móveis ou decorações extravagantes. Logo, isso também vale para a quantidade de objetos que você tem dentro do seu quarto.
Aproveite a essência de morar em um apartamento pequeno e comece a pensar de forma mais simples e econômica. Até porque, a felicidade está nas pequenas coisas!
Curtiu nosso conteúdo? Compartilhe e avalie!
0 Comentários