Além de transformarem o visual do ambiente, as cores ajudam a alterar a percepção de espaço dentro dos cômodos, podendo dar a sensação de espaços maiores ou menores, a depender de como forem usadas.
Logicamente, a dimensão dos cômodos não é alterada com a pintura. Nesses casos, o que muda é a nossa percepção, pois, dependendo da estratégia aplicada, as cores ajudam a dar a impressão de um ambiente mais alongado, mais estreito ou até mesmo mais baixo. Por isso, separamos abaixo algumas ideias de como fazer uso das cores para transformar um espaço.
Confira!
1. Compactar o ambiente
Cômodos grandes demais podem passar uma sensação de impessoalidade. Para evitá-la, use cores escuras em todas as paredes e também no teto. Dessa forma, a ideia é tornar o espaço menor e mais confortável.
2. Ampliar o ambiente
Ao contrário da situação acima, quando se quer ampliar um cômodo de dimensões muito pequenas, a estratégia é utilizar as cores claras. Nesses casos, a sugestão é apostar em tons como o branco e o bege, pois essas cores refletem mais a luz natural, trazendo uma sensação de amplitude para o espaço.
3. Rebaixar o teto
Pintar o teto de uma cor escura e as paredes em um tom mais claro são recursos que ajudam a passar a impressão de que o teto é mais baixo. Essa forma de “diminuir” a altura do pé-direito colabora para tornar o espaço mais cômodo.
4. Levantar o teto
Em situações contrárias, onde o pé-direito baixinho traz a sensação de claustrofobia, a dica é fazer o oposto: pinte as paredes em uma cor escura e mantenha o teto em uma cor mais clara. Dessa forma, o visual passará a impressão de que o teto é mais alto do que realmente é.
5. Estreitar o ambiente
Em cômodos com dimensões mal planejadas, a dica é estreitar o espaço. Para isso, pinte as duas paredes laterais opostas em tons escuros e deixe a parede do fundo, o teto e o piso em cores claras. Assim, o cômodo ganha visual mais equilibrado.
6. Alargar o ambiente
Para os corredores ou outros espaços estreitos, a estratégia é pintar o teto e parede do fundo em um tom escuro e deixar as paredes laterais com as cores claras. Essa técnica vai fazer com que o ambiente passe a impressão de ser mais largo e espaçoso.
7. Pintura meia-parede
A pintura meia-parede é uma técnica criativa para trazer mais personalidade para a decoração do ambiente. Nessa ideia, o mais tradicional é dividir a parede ao meio na direção horizontal e, então, pintar metade de uma cor escura e outra metade num tom mais claro.
A pintura meia-parede na horizontal ajuda a tornar o ambiente mais amplo e o segredo para que ela seja bem sucedida é escolher bem a combinação das cores.
Já escolheu um cômodo para transformar?
Renovar a pintura é um artifício que ajuda a alterar a percepção dos ambientes apenas com as cores, sem precisar quebrar nenhuma parede, nem mudar nada de lugar. A disposição das cores transforma o visual dos espaço e, além disso, altera as perspectivas, deixando os cômodos mais estreitos, mais altos, mais amplos, ou o que for de sua preferência.
Gostou das nossas dicas de hoje? Conta nos comentários qual cômodo de casa você escolheu para mudar e qual a técnica que foi utilizada.
Por fim, para aprender mais sobre as cores na decoração, clique aqui e veja esse post com dicas de cores para as paredes do quarto.
0 Comentários