A época mais querida do ano está bem próxima. Você já começou os preparativos para o jantar de Natal? Ainda não? Não tem problema! É para isso que estamos aqui: para te ajudar a preparar uma tábua de frios natalina especial para esse dia tão importante.
Nada se compara o prazer de preparar uma mesa linda, entradas com tábua de frios, jantar e sobremesas com todo amor para seus familiares e amigos, não é mesmo? Por isso, esse ano, que tal separar um momento para escolher cuidadosamente seu menu e organizar a sua tábua frios de uma maneira bem especial? Assim, iremos te ajudar e inspirar para cada etapa dessa preparação.
Torne a noite ainda mais especial e personalizada com as dicas que iremos te dar.
Confira!
Prepare sua tábua de frios natalina!
Então, vamos começar o passo a passo com o que não pode faltar na preparação da sua tábua:
Queijos
A escolha de queijos é algo importante para a tábua de frios e você deve escolher os sabores que preferir. No entanto, como é uma tábua de frios natalina para a família e amigos, especialmente se você tiver muitos convidados, é bem importante variar bastante para agradar a todos. Sendo assim, aqui vai uma vasta seleção:
- Queijo brie: Esse queijo definitivamente não pode faltar na sua tábua de frios. Pois, sua textura macia e cremosa combina perfeitamente com frutas frescas, geleias e pães. Assim, sirva-o em temperatura ambiente para realçar seu sabor suave.
- Queijo azul: Se quiser adicionar um toque mais ousado na sua tábua, inclua um queijo azul. Suas características salgadas e intensas proporcionam um contraste delicioso com a doçura das frutas ou o sabor suave de outros queijos presentes, como o brie.
- Queijo gouda: Já o gouda, vai combinar bem com carnes e pães mais robustos, como o pão de nozes, por exemplo.
- Queijo de cabra: Essa é uma opção mais leve para dar um complemento suave a sua seleção de queijos na tábua de frios natalina. Então, experimente acompanhá-lo com nozes e mel, fica uma delícia.
- Queijo gorgonzola: O gorgonzola é famoso por seu sabor marcante, que varia de picante a suave, pois ele pode ser adquirido em qualquer um dos dois tipos. É um queijo bem apreciado e que combina demais com frutas frescas e secas.
Carnes frias
Na montagem da sua tábua de frios natalina, a seleção de carnes frias, será uma das etapas mais importantes. Pois, as pessoas amam os sabores salgados e defumados. E como é uma parte bem especial, separamos algumas sugestões com todo cuidado de carnes frias para garantir o destaque da sua celebração:
- Presunto de parma: Não tem um clássico mais sofisticado e que ninguém resiste como o presunto de parma. Para combiná-lo com os queijos, escolha os mais suaves, como o brie.
- Copa ou lombo curado: A copa ou o lombo curado são carnes frias que passam por um processo de cura, resultando em sabores intensos e uma textura firme. São escolhas ideais para quem aprecia uma carne mais seca e condimentada.
- Salame artesanal: Escolha um salame de alta qualidade e com ingredientes artesanais para trazer mais elegância e sabor a sua tábua de frios natalina. Pode ser um salame picante, suave ou até mesmo um salame com adição de ervas finas. O salame adiciona robustez à tábua e combina bem com diversos queijos.
- Salmão gravlax: Se você quer inovar e incluir algo que ninguém espera, o salmão gravlax é a escolha certa. Ele é uma forma de salmão curado, preparado com uma mistura de ervas, especiarias e um toque de zimbro. Ficou curioso? Então, experimente!
- Pancetta: A pancetta, um tipo de bacon italiano não defumado, adiciona um toque de personalidade à sua tábua. Sua gordura entremeada e sabor suave combinam bem com queijos mais intensos, como o gorgonzola, azul e parmesão.
Pães e torradas
Escolher uma variedade de pães e torradas crocantes é essencial para incrementar uma tábua de frios natalina diversificada e deliciosa. Assim, a escolha dos pães pode impactar significativamente na experiência de degustação. Aqui estão algumas sugestões e dicas para garantir uma seleção perfeita:
- Baguete crocante: A baguete é um clássico pão francês conhecido por sua crocância externa e miolo macio. É uma base excelente para a pancetta, salames e outros acompanhamentos. E além disso, combina com o queijo brie e gouda.
- Torradas crocantes: Claro que não pode faltar as torradinhas na nossa tábua, não é? A vantagem das torradas crocantes é que podem ser neutras ou aquelas com sementes e grãos para adicionar uma textura crocante e um sabor extra.
- Pão de nozes: É uma ótima opção para não servir um pão italiano, que não possui um sabor tão forte. Além disso, ele vai combinar bem com a seleção de queijos que fizemos.
- Grissini: O grissini são aqueles palitinhos feitos do pão italiano e são excelentes para adicionar altura à sua tábua, fica bem elegante.
Geleias e chutneys
Preparar uma tábua de frios sem o toque agridoce de geleias, chutneys e condimentos que elevam os sabores, não tem graça, né? Esses acompanhamentos trazem toda a diferença, pois eles complementam os sabores e deixam aquele gostinho de quero mais. Por isso, aqui estão algumas sugestões e maneiras de incorporar esses elementos:
- Geleia de pimenta: Quem adora um toque picante não consegue ficar sem a querida geleia de pimenta. Você pode serví-la com queijos cremosos, como brie, para equilibrar o calor com a suavidade do queijo.
- Chutney de manga: O chutney é um condimento agridoce e condimentado preparado com frutas, vegetais, açúcar, vinagre e uma mistura única de especiarias. Prepare o seu chutney e veja como ele incrementa no sabor de queijos e carnes frias.
- Geleia de frutas vermelhas: Se está em busca de oferecer algo mais doce para aumentar as opções de complementos, a geleia de frutas vermelhas é a ideal para isso.
- Chutney de maçã e nozes: Uma combinação de uma fruta muito querida com a crocância das nozes só pode ser incrível, não é? Experimente junto das torradinhas e veja que maravilha.
Frutas frescas e secas
Além dos frios, as frutas frescas e secas são elementos importantes na tábua de frios, pois harmonizam muito bem com esse momento de entradas, você pode utilizar uvas verdes ou roxas, damasco, morangos, cerejas, amoras, romã e muitas outras de sua preferência.
Sugestões de decorações para a sua tábua de frios natalina
Para finalizar a montagem você pode utilizar castanhas, amendoins, nozes, alecrim, biscoitos e entre outros itens que também são deliciosos e irão complementar sua tábua com sabor e texturas diferentes.
Confira algumas imagens de como decorar a sua tábua de frios ou petiscos no nosso tema especial: Natal.
Veja em seguida:
Faça a sua tábua de frios natalina para a ceia!
Fazer a sua própria tábua parece ser algo bem trabalhoso, não é? Mas com essas dicas que preparamos você já tem meio caminho andado, é só comprar os ingredientes e se divertir na montagem. Além disso, convide alguém para fazer junto com você e aproveite esse momento divertido!
Afinal, o Natal é sobre se reunir e passar um tempo especial ao lado de quem amamos. Quer jeito melhor de passar o dia do que preparando algo personalizado, do jeitinho que você preferir para todos os seus convidados ficarem felizes?
Ah, e se você pretende servir sobremesas também, confira as melhores que selecionamos pra essa data tão importante aqui!
E por fim, o Casa e Culinária deseja a todos um feliz natal e esperamos que vocês tenham gostado da nossa dica.
0 Comentários