Que tal aprender como fazer um delicioso pão de cebola? Aliás, essa receita é tão apetitosa que até quem não gosta de cebola vai adorar esse pãozinho caseiro. O motivo é simples, ele fica macio e derrete na boca.
Mesmo frio, o pão de cebola é delicioso! Além disso, ele fica pronto rapidinho e batemos a maioria dos ingredientes no liquidificador para facilitar o preparo.
Outro ponto positivo da receita é que a massa é tão leve que não precisa sovar por muito tempo. Em seguida, veja como fazer esse delicioso pãozinho de cebola.
Pão de cebola
Ingredientes
- 3 ovos inteiros
- 1 gema para passar nos pães
- 50 gramas de fermento biológico fresco ou seco
- 1 xícara de chá de óleo
- 1 xícara de chá de leite integral morno
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 cebola grande
Modo de preparo
- Primeiramente, bata o leite, os ovos, o açúcar, o óleo, o sal, o fermento biológico e a cebola, no liquidificador, até obter uma mistura homogênea.3 ovos, 50 gramas de fermento biológico, 1 xícara de chá de óleo, 1 xícara de chá de leite integral morno, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sobremesa de sal, 1 cebola
- Em seguida, transfira essa mistura para uma vasilha e vá adicionando aos poucos a farinha de trigo.
- Misture os ingredientes até que a massa não grude mais nas mãos.
- Então, unte uma forma retangular com manteiga, modele a massa em pães com formato oval de tamanho médio e coloque-os na forma, deixando espaço para crescerem.
- Cubra a forma com um pano limpo e coloque-a no forno desligado.
- Em seguida, em um copo com água, coloque uma pequena bolinha da massa e aguarde até que ela flutue na superfície.
- Quando a bolinha subir, pincele os pães com gema de ovo.1 gema
- Por fim, asse os pães em um forno pré-aquecido em temperatura média até que fiquem bem dourados.
- Sirva quentinho!
Em seguida, veja algumas respostas para as dúvidas mais comuns de como fazer um pão de cebola sem erros. Elas são essenciais para deixar a receita mais eficaz.
Dicas e truques para uma massa de pão de cebola perfeita
Fazer pão em casa é uma experiência compensadora, afinal, comer um pão de cebola quentinho é tudo de bom. No entanto, muitos já devem ter enfrentado desafios ao tentar obter aquela massa perfeita. Mas não se preocupe!
Em seguida, veja 5 dicas práticas de como fazer uma massa de pão perfeita.
- Escolha ingredientes de qualidade: Use ingredientes frescos e de alta qualidade, como farinha de trigo, água, fermento e sal. Ingredientes frescos fazem toda a diferença no sabor e na textura do pão.
- Meça com precisão: Use uma balança de cozinha para medir os ingredientes, pois medir com precisão garante que a proporção de ingredientes seja correta, o que é essencial para uma boa massa.
- Sove adequadamente: Amasse a massa vigorosamente para desenvolver o glúten. Isso tornará o pão mais elástico e dará uma textura macia. O tempo de amassamento varia com a receita, mas geralmente leva de 8 a 10 minutos.
- Tempo de descanso: Deixe a massa descansar e crescer. Esse tempo permite que o fermento aja, criando bolhas de ar e desenvolvendo o sabor. Siga o tempo de descanso recomendado na receita.
- Forno pré-aquecido: Asse o pão em um forno pré-aquecido à temperatura certa. Isso ajuda a criar uma crosta crocante e garante que o pão asse uniformemente por dentro.
Seguindo essas dicas, sua massa de pão de cebola terá uma ótima consistência e muito mais sabor.
Dicas de recheio para o pão de cebola
Esse pão de cebola é realmente delicioso e com as dicas acima, ele derrete na boca. No entanto, caso deseje, você pode recheá-lo usando diversos ingredientes. Em seguida, veja algumas dicas que combinam muito bem o pãozinho de cebola.
Queijo e presunto
Uma combinação clássica que nunca sai de moda. Adicione fatias de queijo e presunto no centro da massa do pão de cebola antes de assar. Sirva com molho rosé, a combinação é perfeita.
Bacon e queijo cheddar
Para um toque defumado e rico, recheie com pedaços de bacon crocante e queijo cheddar a massa. O resultado será um pão de cebola com um contraste delicioso de sabores.
Cogumelos, espinafre e molho de iogurte
Para uma opção mais saudável, experimente refogar cogumelos e espinafre com um pouco de alho e azeite. Espalhe essa mistura sobre a massa de cebola e asse. Quando o pão estiver pronto, sirva com um delicioso molho de iogurte natural e mostarda. Você terá um pão de cebola recheado com vegetais frescos e saborosos.
Tomate, manjericão e pasta de alho
Recheie a massa do pão com rodelas de tomate, folhas de manjericão fresco e pasta de alho. Isso proporcionará um sabor leve e refrescante ao seu pãozinho.
Frango desfiado e molho de queijo
Misture frango desfiado com um molho de queijo cremoso e recheio a massa do pão. Essa opção é ideal para os amantes de frango e queijo.
Faça uma baguete
Outra opção que pode facilitar seu dia é abrir a massa em forma de baguete. Desse modo, você também pode rechear o pão de cebola com os ingredientes que mais aprecia.
O pão de cebola pode ser congelado?
Sim, é possível congelar o pão de cebola. No entanto, você precisa seguir algumas instruções para que ele não perca a crocância e o sabor.
- Desse modo, após assar e esfriar o pão de cebola, embale-o bem em filme plástico, garantindo que não haja partes expostas.
- Em seguida, coloque o pão em um saco plástico hermético, removendo o máximo de ar possível antes de selar.
- Então, use uma etiqueta com a data de congelamento. Isso ajuda a controlar o tempo de armazenamento e coloque o pão no freezer.
- Para descongelar, retire o pão do congelador e deixe-o à temperatura ambiente por algumas horas. Se desejar, aqueça no forno para recuperar a textura crocante antes de servir.
Congelado corretamente, seu pão de cebola permanecerá fresco e saboroso por até 3 meses
Pão caseiro é tudo de bom!
As pessoas têm um carinho especial por pão caseiro, pois seu aroma irresistível, sabor autêntico e a sensação de conforto, remetem à tradição e ao aconchego da casa, despertando memórias afetivas e alegria à mesa.
E esse pão de cebola que compartilhamos hoje é uma receita ideal para esses momentos em família. Então, assim que fizer comenta como ficou. Além disso, segue a gente no Instagram @casaeculinariaoficial e compartilhe essa receita em suas redes sociais.
1 Comentários