Deliciosa e irresistível, a coxinha de frango é uma das comidas mais amadas ao redor do mundo, principalmente no Brasil. Com uma casquinha crocante e recheio muito saboroso, essa receita conquista pessoas de todas as idades.
A coxinha de frango crocante é uma receita que se encaixa perfeitamente a uma variedade de eventos, festividades e ocasiões. Sua versatilidade encanta uma ampla gama de paladares.
Deseja aprender como preparar essa receita deliciosa? Nós, do Casa e Culinária, vamos ensinar a você o passo a passo para criar uma coxinha de frango crocante e irresistível!
Coxinha de frango
Ingredientes
Massa
- 2 litros de água
- 1 kg de farinha de trigo peneirada
- 2 caldos de galinha
- 1 colher de margarina
- 1 colher rasa de sal
- 1 colher de colorífico (opcional)
Recheio
- 1 kg de peito de frango cozido e desfiado
- 1 xícara de salsinha picada
- 2 dentes de alho amassados
- 2 cebolas médias picadas
- pimenta vermelha picada a gosto
- sal a gosto
- colorífico a gosto
- óleo ou azeite de oliva
Empanar
- 2 claras
- 1 litro de água
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 kg de farinha de pão
Modo de preparo
Para a massa
- Primeiramente, em uma panela, junte a água (de preferência a água que cozinhou o frango), os dois caldos de galinha, a margarina, o sal e o colorífico.2 litros de água, 2 caldos de galinha, 1 colher de margarina, 1 colher rasa de sal, 1 colher de colorífico
- Deixe a mistura no fogo até ferver.
- Após levantar fervura, junte a farinha peneirada e, com o auxílio de uma colher de pau, vá mexendo sem parar até que a massa desgrude da panela.1 kg de farinha de trigo
- Logo depois, retire a massa do fogo e coloque sobre uma superfície lisa e untada com margarina.
- Deixe esfriar e vá sovando a massa constantemente para não criar casca.
Para o recheio
- Em uma panela com óleo ou azeite, adicione o alho amassado, a pimenta vermelha picada e a cebola picada. Depois disso, frite tudo até dourar, junte o peito de frango cozido e desfiado e refogue por alguns minutos. Adicione também o sal e o colorífico.1 kg de peito de frango, 2 dentes de alho, 2 cebolas, pimenta vermelha, sal, colorífico, óleo ou azeite de oliva
- Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada, misture bem e deixe esfriar.1 xícara de salsinha
Para a montagem
- Passe um pouco de manteiga nas mãos, pegue uma porção da massa (dependendo qual seja o tamanho desejado da coxinha), faça uma bolinha e com o auxílio do dedo indicador faça uma cavidade na massa.
- Coloque uma porção do recheio e feche pinçando a boca da cavidade com a parte interna do polegar e do indicador.
Para empanar
- Misture a água e as claras, bata com o auxílio de um garfo por alguns minutos, junte o sal a farinha de trigo e bata até que as bolinhas de farinha desapareçam.2 claras, 1 litro de água, 1 pitada de sal, 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- Passe as coxinhas prontas por essa mistura, tire o excesso e passe pela farinha de pão.2 kg de farinha de pão
- Após terminar de empanar as coxinhas, repita a operação.
Para fritar
- Em um tacho ou panela funda, coloque óleo suficiente para cobrir a coxinha, deixe esquentar bem (190º a 200º C) e frite as coxinhas aos poucos para que o óleo não esfrie, o que pode fazer com que as coxinhas venham a rachar.
- Espere dourar bem, escorra óleo e aproveite.
Origem da coxinha de frango
A coxinha de frango tem origem brasileira e foi feita pela primeira vez em São Paulo no século XIX. Antigamente, acreditava-se que a receita foi desenvolvida na época do Império com a ideia de imitar as características de uma coxa de frango.
De acordo com histórias, a Imperatriz Dona Leopoldina teria feito uma encomenda do salgado, durante uma viagem para o interior de São Paulo. Após isso, a coxinha foi se espalhando pelas cidades e ficando cada vez mais famosa entre as pessoas.
Atualmente, a coxinha evoluiu bastante e tem ganhado os mais variados recheios, tanto salgados como doces. É possível encontrar receitas de coxinhas de brigadeiro com morango, chocolate branco com uva e muito mais.
Porém, até os dias de hoje, a coxinha de frango é a mais querida e procurada pela maioria dos brasileiros.
Coxinha de frango: com ou sem catupiry?
A coxinha com catupiry é uma opção extremamente famosa no Brasil, adicionando uma camada adicional de sabor à deliciosa e irresistível receita.
O catupiry não adiciona apenas um sabor diferente, mas também enriquece a receita com um toque especial de sofisticação. É muito comum encontrar esse tipo de coxinha de frango em bares, lanchonetes, cafeterias e casas de petiscos.
Para incorporar o catupiry à nossa receita mencionada acima, basta comprar o queijo no mercado de sua preferência. Em seguida, durante a etapa de montagem, adicione o catupiry juntamente ao recheio de frango. O processo é bastante simples!
Afinal, qual é a melhor escolha: com ou sem catupiry?
Não há uma opção definitiva. A decisão dependerá dos gostos individuais e da preferência no momento da seleção. No entanto, ambas as opções são igualmente deliciosas!
Diferentes tipos de coxinha
Doce
O brasileiro é louco por um docinho e nada melhor do que uma coxinha doce após o almoço ou no meio da tarde. Veja abaixo algumas opções deliciosas:
- Brigadeiro
- Leite Ninho
- Doce de Leite
- Beijinho
- Churros
Vegana
Atualmente, mais de 3% da população brasileira é vegana. Ou seja, mais de 200 milhões de pessoas optam por não comer nada que venha de origem animal.
Por isso, a coxinha vegana é uma excelente opção para essas pessoas. Geralmente, a massa é feita com legumes e verduras, assim como o recheio. Fica muito saborosa!
Jaca
Que tal experimentar um sabor totalmente diferente de coxinha? A de jaca é uma excelente opção!
Esse tipo de coxinha é uma das mais consumidas por vegetarianos e veganos, principalmente pela versatilidade da fruta.
O preparo é bem simples e a fruta pode ser complementada com tomates, cebolas, alhos e salsinha para intensificar o sabor da receita.
E aí, o que achou da nossa coxinha de frango?
A coxinha de frango crocante é um clássico da culinária brasileira que conquista paladares de todas as idades. Seja com catupiry ou sem, doce ou vegana, as opções são infinitas e deliciosas.
Agora que você aprendeu a preparar essa receita, experimente em casa e conte para nós o resultado!
Deixe um comentário, curta o post ou compartilhe com alguém que também é apaixonado por coxinhas. Bom apetite!
1 Comentários