A fuchsia é uma planta de visual encantador, que chama atenção por sua beleza e originalidade. Suas flores podem ser de várias cores, como vermelhas, brancas, rosas ou roxas, sendo bastante atrativas para borboletas e beija-flores.
A planta pode ser chamada de agrado, lágrima ou fúcsia, mas é popularmente conhecida pelo apelido de brinco de princesa. Esse nome se dá por conta de suas flores pendentes, em formato de sino duplo e com muitas pétalas, se assemelhando ao acessório.
Por conta de seu visual delicado e sofisticado, costumamos relacionar as flores brinco de princesa à nobreza, o que faz com que elas apareçam muito em funções decorativas.
Porém, além do visual encantador, as flores da fúcsia também são comestíveis e por isso acabam sendo usadas pela gastronomia na decoração de diversos pratos.
Confira no post a seguir outras curiosidades sobre a planta e como cultivar a espécie, em vasos ou em jardins.
Origem e características
A fúcsia é uma planta nativa da Mata Atlântica. Caracterizada como arbusto apoiante (trepadeira), seu tamanho pode chegar até 3 metros.
Suas folhas são simples e suas flores são pendentes, daí a razão do nome popular brinco de princesa. Sua floração acontece na primavera e no outono.
A fúcsia se acostuma com facilidade aos ambientes e aceita bem as temperaturas frias.
Brinco de princesa: flor símbolo do Rio Grande do Sul
Por resistir ao frio e às geadas, a flor brinco de princesa foi nomeada a flor símbolo do Rio Grande do Sul, sob o Decreto n° 38.400, do ano de 1998.
A indicação da planta como flor símbolo deve-se ao seu aspecto de grande beleza, facilidade de cultivo e potencial paisagístico, o que faz com ela que seja muito encontrada nas regiões mais altas do estado gaúcho, em meio à Mata Atlântica.
Atualmente, segundo a lista de Táxons da flora nativa do Estado Rio Grande do Sul, a fucshia está classificada como espécie quase ameaçada com correr risco de extinção, o que é uma grande tristeza.
Como plantar
Para cultivar uma planta fúcsia e suas flores brinco de princesa, escolha um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Além disso, opte por plantá-la em canteiros, jardineiras ou vasos suspensos. Dessa forma, as flores terão espaço para pender e seu jardim ficará bonito e característico.
Para o plantio direto no chão, garanta que seja em um local com boa luminosidade. As plantas brinco de princesa precisam de luz para poderem se desenvolver bem.
Por isso, antes de iniciar seu canteiro, assegure que ele seja em um lugar propício para o bom crescimento das plantas.
Como cultivar
O sugerido é cultivar as fúcsias em ambientes de temperaturas frias, entre 12º e 24º C. Pois, elas tem a capacidade de desenvolverem em áreas com bastante luminosidade.
O sugerido é regar entre duas e três vezes por semana, a depender da temperatura e da umidade. Porém, antes de regar, sempre verifique a condição do solo, pois o acúmulo de água pode ser prejudicial às raízes.
Para garantir a renovação e um bom florescimento, o correto é podar as plantas uma vez ao ano. Entretanto, os ramos secos ou mal formados podem ser retirados a qualquer momento, pois podem fazer a planta gastar energia de forma desnecessária.
Seguindo esses passos, suas flores brinco de princesa ficarão lindas, trazendo charme e elegância para seu jardim.
Uso medicinal
Outra curiosidade sobre a fúcsia é que ela pode ser usada para fins medicinais. O mel extraído das flores brinco de princesa é utilizado para o tratamento de várias doenças, principalmente problemas dermatológicos e de mucosa. Além disso, o consumo do mel também ajuda a amenizar sintomas de resfriados e gripes. Aposto que você não sabia disso!
Quer cultivar flores brinco de princesa no seu jardim?
Como visto, por causa de seu formato original e suas cores vibrantes, as flores brinco de princesa são ótimas para enfeitar canteiros, não exigindo muitos cuidados e trazendo charme e elegância para o ambiente. Como qualquer outra espécie, não são indestrutíveis, mas com alguns cuidados simples que te explicamos passo a paso, é possível mantê-las saudáveis e bonitas, o que traz um toque de beleza natural na decoração do espaço.
Para completar seu jardim com outras espécies, clique aqui e confira um post com um guia de plantas de sombra.
0 Comentários