Se você é um apaixonado pela culinária italiana, com certeza em algum momento você já experimentou, ou teve a curiosidade, de provar o famoso ragu de linguiça!
O prato é super simples de fazer, a única dificuldade real é exercitar a paciência para provar essa gostosura. Porém, no final vale a pena.
Está curioso para descobrir o modo de preparo? Então confira aqui embaixo:
Ragu de linguiça
Ingredientes
- 500 g de linguiça de porco ou calabresa
- 1 cebola picada
- 2 salsões picados
- 1 cenoura picada
- 2 dentes de alho amassados
- ½ xícara de vinho branco seco
- 4 tomates sem pele maduros e picados
- 1 xícara de caldo de carne
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- ½ xícara de extrato de tomate
- 1 ramo de manjericão fresco
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de preparo
- Com a linguiça em temperatura ambiente, retire o invólucro de pele que envolve a linguiça, se necessário corte em cubinhos e adicione em uma panela com azeite;500 g de linguiça de porco ou calabresa, 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- Leve ao fogo e então frite a linguiça por cerca de 5 minutos ou até que ela comece a dourar;
- Acrescente a cebola e então misture, deixe refogar até que a cebola comece a ficar translúcida;1 cebola
- Logo depois adicione o salsão, cenoura e alho, abaixe o fogo e deixe cozinhar, sempre mexendo até que o alho doure;2 salsões, 1 cenoura, 2 dentes de alho
- Nesse ponto acrescente o vinho, e então com uma colher de pau misture bem para que o sabor do fundo grudado da panela solte;½ xícara de vinho branco seco
- Tempere com sal, pimenta e o raminho de alecrim e misture.Sal, Pimenta do reino, 1 ramo de manjericão fresco
- Deixe o vinho reduzir e logo depois acrescente os tomates em cubos, o extrato e o caldo de carne;4 tomates, 1 xícara de caldo de carne, ½ xícara de extrato de tomate
- Misture e então tampe a panela parcialmente, deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 hora ou até que o caldo reduza um pouco e o ragu encorpe.
- Note que o ragu não deve ser seco, caso perceba que está muito seco acrescente mais caldo.
O ragu é uma espécie de molho com carnes, um prato tradicional que consiste em cozinhar a carne com legumes, vinho e ervas lentamente e por muitas horas até obter um caldo concentrado e cheio de sabor.
O ragu pode ser combinado com muitas outras receitas. Você pode acrescentar esse prato de várias maneiras no seu dia a dia, mas as combinações mais tradicionais com certeza são com: polenta, massas frescas, nhoque e até mesmo lasanhas!
Qual a origem do ragu de linguiça?
O ragu de linguiça, é um prato italiano bastante tradicional, tem uma origem incerta, e não dispomos de muitas informações sobre quem criou essa delícia. Além disso, sabemos apenas que essa iguaria ganhou destaque na Itália do século XVIII.
No entanto, o que sabemos com certeza é que o ragu com linguiça é, tradicionalmente, um molho de tomate cozido lentamente com vinho, ervas e diferentes tipos de carne.
Desde a sua popularização, este prato passou por diversas adaptações, inclusive algumas que substituem a carne por legumes e cogumelos.
Como você pode imaginar, todas essas variações são igualmente saborosas!
Conte para a gente o que achou!
Sua opinião é muito importante para gente, por isso não esqueça de contar o que achou da receita e se pretende fazer ela em sua casa!
Aproveite e confira nossas receitas de massas para se inspirar e escolher o melhor acompanhamento para o seu ragu com linguiça.
Além disso, não deixe de conferir o nosso Instagram, lá você terá a chance de receber dicas e tutorias todos os dias.
Bom apetite e até a próxima!
1 Comentários