Uma das opções mais queridas no inverno, o fondue de queijo é uma receita deliciosa e super fácil para você aproveitar nos dias frios. Além disso, é uma opção que combina com vários acompanhamentos deliciosos, o que faz ficar ainda mais saborosa a receita.
Atualmente é uma receita super apreciada e bem servida em restaurantes, ou até mesmo em casa. Por isso, aprenda a fazer essa receita deliciosa agora mesmo!
Veja abaixo:
Fondue de queijo
Ingredientes
- 4 xícaras de chá de queijo estepe ralado grosso
- 4 xícaras de chá de queijo gruyère ralado grosso
- 1 xícara de chá de vinho branco
- 1 dente de alho
- ¼ xícara de chá de cachaça
- 1 colher de sopa de amido de milho
- Noz-moscada ralada na hora e a gosto
Modo de preparo
- Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela média.1 dente de alho
- Numa tigela, misture os queijos ralados.4 xícaras de chá de queijo estepe ralado, 4 xícaras de chá de queijo gruyère ralado
- Em outra tigela pequena, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve.¼ xícara de chá de cachaça, 1 colher de sopa de amido de milho
- Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com o batedor de arame para derreter e formar um creme liso.1 xícara de chá de vinho
- Tempere com noz-moscada a gosto.Noz-moscada
- Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por 2 minutos.
- Desligue o fogo e leve a panela para a mesa.
- Sirva em seguidas com acompanhamentos.
Tire todas as suas dúvidas sobre o fondue de queijo
O clássico fondue de queijo suíço geralmente utiliza uma combinação de queijos Gruyère e Emmental. Você pode ajustar as proporções de acordo com suas preferências.
Com certeza. Se preferir, pode substituir o vinho por caldo de galinha ou vegetal. O vinho contribui para o sabor autêntico, mas outras opções são viáveis.
Certifique-se de ralar o queijo finamente e mexa constantemente em fogo baixo. Adicionar o queijo em pequenas porções e mexer em movimentos circulares ajuda a obter uma consistência cremosa.
Sim, você pode pré-preparar a mistura de queijo e vinho, refrigerar e aquecer quando estiver pronto para servir. Mexa bem durante o reaquecimento para manter a consistência.
Acompanhamentos deliciosos para fondue de queijo
O fondue por si só já é delicioso, porém você pode melhorar o sabor com alguns acompanhamentos especiais. Por isso, veja abaixo algumas opções:
- Pães: cubos de pão francês, italiano, de batata doce, centeio ou croutons são clássicos. Escolha variedades que complementem o sabor do queijo.
- Batatas: batatas cozidas cortadas em pedaços pequenos são uma opção deliciosa para mergulhar no fondue.
- Cubos de carne: se quiser adicionar proteína, cubos de carne (como filé mignon) podem ser grelhados e degustados com o queijo.
- Brócolis e couve-flor: os vegetais levemente cozidos adicionam uma textura crocante e frescor ao fondue.
- Salsichas: salsichas defumadas ou cozidas, cortadas em pedaços menores, oferecem um contraste saboroso.
- Maçãs e pêras: frutas fatiadas proporcionam uma doçura refrescante que equilibra o sabor salgado do queijo.
- Cogumelos: cogumelos salteados são uma adição deliciosa para quem gosta de sabores mais terrosos.
Experimente essa receita hoje mesmo!
Viu como é super fácil fazer essa receita? Por isso, vale a pena compartilhar com os amigos, familiares para que eles possam aprender também. Afinal, uma noite de fondue é uma ótima pedida para quebrar a rotina e ainda comer bem.
Por isso, conheça essa e confira outras receitas deliciosas aqui no nosso site e instagram. Lá tem dicas e receitas novas todos os dias para você aproveitar.
Por fim, não deixe de nos contar nos comentários como foi sua experiência. Bom apetite!