Quando falamos em culinária mexicana, o famoso chilli com certeza é uma das primeiras receitas que vem a mente.
Por ser um prato mais apimentado, algumas pessoas acreditam que ela é forte e não tentam nem experimentar. No entanto, preparando em casa, você tem total controle em dosar a quantidade de pimenta, podendo reduzir ou até deixar mais picante, caso prefira.
Por isso, preparar o seu próprio chilli é muito vantajoso. Imagina só fazer uma noite mexicana em casa e servir junto das famosas margaritas?
Sem mais delongas, descubra agora mesmo como preparar:
Chilli mexicano
Ingredientes
- 400 g de carne moída
- 270 g de feijão cozido
- 60 ml de óleo
- 1 cebola picada
- ½ pimentão verde picado
- 170 g de extrato de tomate
- 1 colher de chá de pimenta chilli em pó
- 1 colher de chá de pimenta caiena
- 1 colher de chá de cominho
- Sal
- 150 g de cheddar ralado
- ½ pimenta dedo de moça picada
Modo de preparo
- Em uma panela mantida em fogo médio, adicione o óleo, cebola e pimentão.60 ml de óleo, 1 cebola, ½ pimentão verde
- Deixe os legumes refogarem até ficarem bem cozidos, logo em seguida acrescente a carne moída, deixando que ela refogue bem.400 g de carne moída
- Quando a carne já estiver bem solta e cinzenta, acrescente o feijão cozido e o extrato de tomate, misture.270 g de feijão cozido, 170 g de extrato de tomate
- Logo em seguida, adicione a pimenta caiena, pimenta chilli, cominho, pimenta dedo de moça e sal.1 colher de chá de pimenta chilli em pó, 1 colher de chá de pimenta caiena, 1 colher de chá de cominho, Sal, ½ pimenta dedo de moça
- Deixe cozinhar até que fique em sua consistência preferida, caso necessário acrescente um pouco de água.
- Transfira para uma travessa e cubra com o cheddar ralado, leve ao forno preaquecido a 200° até que o queijo derreta.150 g de cheddar
- E pronto! Pode servir.
Além de ser um prato saboroso, o chilli mexicano também é um tempero composto por diversos elementos como a pimenta calabresa. Esse tempero é uma ótima opção para sopas, cremes e afins.
É um prato composto por feijões, carne e extrato de tomate. O resultado é um prato bastante apimentado e intenso que funciona como molho ou acompanhamento. Em restaurantes mexicanos o chilli é o acompanhamento tradicional para nachos.
Geralmente quando fazemos chilli, utilizamos a malagueta. Porém, se você não tiver acesso a esse tipo de pimenta você também pode investir em uma dedo de moça, ou qualquer variação que tenha um sabor mais picante.
Qual a origem do chilli?
A origem do chilli é incerta e não podemos afirma com certeza quando ele foi criado, porém, é certo para a maioria dos especialistas que a mistura possui as suas raízes em uma fusão das culturas asteca, nativas americanas e espanhola.
Atualmente, o chilli é um prato mundial, porém mexicanos e texanos continuam a ser quem mais consome essa delicia.
Cada região do mundo possui sua própria versão, algumas com carne de porco, outras com carne seca e existem até mesmo versões veganas!
Experimente essa delicia mexicana na sua casa!
Por fim, o chilli mexicano é uma receita muito interessante e saborosa. Afinal, ela encaixa super bem com qualquer acompanhamento dessa culinária, sejam eles tacos, nachos ou quesadillas!
Então, se você curtiu essa receita, não deixe de nos contar nos comentários como foi sua experiência e quais ingredientes diferentes você decidiu usar.
Confira também nosso Instagram. Postamos receitas novas e dicas culinárias todos os dias.
Aproveite e tenha um bom apetite!
1 Comentários