Ícone do site Casa e Culinaria

Canjica cremosa: um prato cheio de tradição e sabor

Canjica cremosa em tigela transparente com folhas de canela ao lado.

Já pensou em fazer uma receita deliciosa e que carrega uma grande tradição? Hoje te ensinaremos a fazer a tão famosa no Nordeste: canjica cremosa. Esse doce é uma verdadeira joia da culinária e temos certeza de que vocês vão adorar prepará-lo e saboreá-lo.

Para conhecermos um pouco da história da canjica, um prato tradicional da festa junina e apreciado em todo o Brasil, é necessário voltarmos ao passado. A canjica tem origem africana e foi popularizada pelos escravos devido à sua acessibilidade e simplicidade. O milho, ingrediente fundamental na culinária brasileira, é utilizado em diversos pratos e levanta questionamentos sobre a origem da canjica. No entanto, é inegável o sabor do milho e o mês de junho é ideal para desfrutar de uma receita tipicamente brasileira com influências africanas.

Além disso, o mungunzá doce também pode ser chamado de canjica e essa receita é muito cremosa!

Sem muita enrolação, vamos para a receita!

Ingredientes

Como fazer canjica cremosa

  1. Comece hidratando o milho em água durante a noite, para que fique bem macio e seja mais fácil e rápido preparar esse docinho. Então, no dia seguinte, enxague o milho e escorra.
  2. Em seguida, cozinhe o milho de mungunzá na panela de pressão com 2 litros de água filtrada, os cravinhos e o pau de canela durante 45 minutos após pegar pressão.
  3. Assim, após esse tempo, escorra a água do cozimento da canjica e junte o leite, o leite de coco, o coco e o açúcar na panela. Leve de novo ao fogo, mexendo de vez em quando, até engrossar – poderá levar cerca de 30 minutos para que o caldinho do mungunzá fique bem cremoso.
  4. Depois do passo anterior sua canjica cremosa está pronta, simples assim!  Então, sirva morno ou frio, polvilhado com canela, e delicie-se com esta sobremesa de milho. Bom apetite!

Está pronto o seu mungunzá doce

Uma sugestão de acompanhamento perfeito para a canjica cremosa é uma geleia de frutas vermelhas. Você pode preparar uma calda simplesmente cozinhando frutas vermelhas com um pouco de açúcar e água até obter uma consistência xaroposa. Essa calda adiciona um toque agridoce e uma cor ao prato, complementando perfeitamente o sabor suave da canjica cremosa.

Assim, outra opção deliciosa é servir a canjica cremosa com uma bola de sorvete de creme ou de baunilha. O contraste entre a temperatura gelada do sorvete e a suavidade do doce é uma combinação irresistível.

Então, agora que você aprendeu a preparar a canjica cremosa e conheceu algumas opções de acompanhamento, chegou a hora de colocar as mãos na massa e experimentar essa delícia na sua própria cozinha.

Desse modo, lembre-se de compartilhar suas experiências e opiniões nos comentários abaixo. Adoraríamos saber como foi a sua experiência ao preparar a canjica cremosa e se você gostou do resultado final. Também ficaremos felizes em receber suas sugestões e dicas relacionadas a essa receita ou outras que você gostaria de ver aqui no blog Casa e Culinária.

Portanto, não se esqueça de compartilhar essa receita com seus amigos e familiares. Temos certeza de que eles também vão se apaixonar por essa sobremesa tradicional e deliciosa.

Enfim, aproveite a sua canjica cremosa e desfrute de momentos especiais. Agradecemos todo o carinho e de nos acompanhar até aqui. Bom apetite!

5 de 1 avaliação

Canjica cremosa

Está querendo fazer uma receita deliciosa e que carrega uma grande história? Confira a nossa de canjica cremosa!
Porções 12 porções
Tempo de fogo 45 minutes
30 minutes
Tempo total 1 hour 15 minutes

Ingredientes

  • 500 gramas de milho para mugunzá ou canjica
  • 100 gramas de coco ralado fresco ou seco
  • 400 gramas de xícaras de açúcar
  • 400 mililitros de leite de coco
  • 1 litro de leite comum
  • 1 pau de canela
  • 4 cravinhos
  • canela em pó

Modo de preparo

  • Comece hidratando o milho em água durante a noite, para que fique bem macio e seja mais fácil e rápido preparar esse docinho. Então, no dia seguinte, enxague o milho e escorra.
    500 gramas de milho
  • Em seguida, cozinhe o milho de mungunzá na panela de pressão com 2 litros de água filtrada, os cravinhos e o pau de canela durante 45 minutos após pegar pressão.
    500 gramas de milho, 4 cravinhos, 1 pau de canela
  • Assim, após esse tempo, escorra a água do cozimento da canjica e junte o leite, o leite de coco, o coco e o açúcar na panela. Leve de novo ao fogo, mexendo de vez em quando, até engrossar – poderá levar cerca de 30 minutos para que o caldinho do mungunzá fique bem cremoso.
    400 gramas de xícaras de açúcar, 400 mililitros de leite de coco, 1 litro de leite, 100 gramas de coco
  • Depois do passo anterior sua canjica cremosa está pronta, simples assim!  Então, sirva morno ou frio, polvilhado com canela, e delicie-se com esta sobremesa de milho. Bom apetite!
    canela
Autor: Bruna Brum
Calorias: 270kcal
Custo: R$25,00
Refeição: Acompanhamento, Café da tarde, Lanche
Cozinha: Africana, Brasileira
Palavra-chave: canjica, canjica cremosa, canjica de milho, canjica de milho branco, lanche da tarde, milho, receita africana, receita brasileira, receita com milho, receita de sobremesa, sobremesa
Sair da versão mobile