Ícone do site Casa e Culinaria

Bolo de carimã: receita tradicional no liquidificador

Bolo de carimã

Bolo de carimã

Se você está procurando um bolo típico da região Nordeste, o bolo de carimã é uma opção muito consumida e querida na região. Essa receita é bem simples e fácil de fazer em casa, o equipamento que você utiliza é apenas o liquidificador.

Além de ser um bolo delicioso para comer acompanhado de um café, você também pode servir como sobremesa. A receita tradicional do Nordeste usa a farinha de puba ou farinha de mandioca, como ingrediente principal, ela possui um sabor único, especial e diferenciado.

Em seguida, você vai descobrir quais são os ingredientes para fazer um bolo de carimã e também vamos te contar as dúvidas mais frequentes sobre o bolo, sobre a farinha de puba e dicas para servir essa delícia. Confira!

5 de 1 avaliação

Bolo de carimã

Hoje você vai aprender a fazer um bolo carimã tradicional do Nordeste! Uma opção para comer acompanhado de um café ou servir como sobremesa.
Porções 8 pedaços
Tempo de preparo 15 minutes
Tempo de fogo 40 minutes
Tempo total 55 minutes

Ingredientes

  • 500 gramas de farinha de puba ou carimã
  • 1 xícara de chá de leite integral
  • 1 vidro de leite de coco
  • 200 gramas de açúcar
  • 60 gramas de manteiga ou margarina
  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos

Modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno a 180 °C.
  • Enquanto isso, no liquidificador, adicione a farinha de puba ou carimã, o leite integral, o leite de coco, o açúcar, a manteiga ou margarina, a pitada de sal e os ovos.
  • Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea.
  • Logo após, unte uma forma com manteiga e farinha.
  • Despeje a massa do bolo na forma.
  • Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 40 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e firme.
  • Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
  • E por fim, sirva o bolo de carimã tradicional do Nordeste e delicie-se!
Autor: Helen Batista
Calorias: 151kcal
Custo: R$ 45,00
Refeição: Acompanhamento, Sobremesa
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: bolo carimã, bolo de mandioca, bolo de puba

Receitas que permitem o uso do liquidificador realmente se tornam muito mais fáceis, não é mesmo? No entanto, lembre-se de seguir o passo a passo para sua receita de bolo de carimã ficar perfeita. Outra dica é sempre usar ingredientes de qualidade. 

Em seguida, vamos falar um pouco mais sobre a farinha de puba, também conhecida como carimã, onde encontrá-la e outras dúvidas frequentes sobre o preparo do bolo.

O que é farinha de carimã ou farinha de puba?

A farinha de carimã, também conhecida como farinha de puba, é um ingrediente típico do Nordeste do Brasil. Feita a partir da mandioca-brava, que passa por um processo de fermentação e prensagem. 

Esse processo elimina as substâncias tóxicas presentes na mandioca, tornando-a segura para o consumo. Sendo assim, a farinha de carimã tem uma textura granulada e é muito utilizada na culinária nordestina para preparar diversos pratos, como o tradicional bolo de carimã ou bolo de puba

Seu sabor é suave e neutro, o que a torna propícia para receitas doces e salgadas. No entanto, embora ela seja encontrada por outros nomes, é a mesma farinha proveniente da mandioca.

Qual a diferença de puba e mandioca?

A diferença entre a farinha de puba e a farinha de mandioca está no processo de produção. Sendo assim, a farinha de puba é feita a partir da mandioca-brava, que passa por um processo de fermentação e prensagem para eliminar substâncias tóxicas. 

Por outro lado, a farinha de mandioca é obtida a partir da mandioca-mansa, sendo descascada, ralada e seca ao sol ou em fornos. 

A textura e o sabor também variam, com a farinha de puba tendo uma textura granulada e sabor mais suave, enquanto a farinha de mandioca pode ser mais fina e ter um sabor mais marcante. Porém, ambas são usadas na culinária brasileira.

Qual a origem da palavra carimã?

O bolo de carimã tem sua origem na rica tradição culinária nordestina do Brasil. Mas este nome vem de uma adaptação linguística de palavras indígenas, pois a mandioca, matéria-prima da farinha de carimã, era cultivada e consumida pelos povos locais. 

Desta forma, a tradição gastronômica, passada de geração em geração, que é feita com a farinha de mandioca seca e fina, conhecida como carimã, tornou o bolo de carimã uma delícia apreciada em todo o Brasil. 

Por que o bolo de carimã tradicional não leva fermento?

O bolo de carimã tradicional não leva fermento porque a farinha de puba ou carimã já passa por um processo de fermentação natural durante sua produção, o que lhe confere a capacidade de crescer e ficar macia sem a necessidade de fermento adicional.

Sendo assim, a farinha de carimã tem um gosto azedo, devido ao processo de fermentação natural que ela passa. No entanto, o ingrediente fica delicioso, ainda mais quando incorporado a diversas receitas.

Onde encontro a farinha de carimã?

Você encontra a farinha de carimã em supermercados, mercados regionais ou lojas de produtos nordestinos. Também é possível adquiri-la online em lojas virtuais. 

Além disso, também é possível fazer a farinha de carimã em casa, no entanto, é um processo bem trabalhoso, mas que vale a pena para quem deseja comer esse delicioso bolo e não encontrou a farinha.

Como fazer farinha de carimã caseira

  1. Primeiramente, descasque e lave bem a mandioca (na quantidade que desejar).
  2. Em seguida, coloque a mandioca em um recipiente com água e tampe bem para evitar insetos.
  3. Deixe reservado por 8 a 10 dias, para fermentar.
  4. Depois do período indicado, desmanche as mandiocas para remover as fibras e coloque em outro recipiente.
  5. Então, desmanche as mandiocas com as mãos e adicione água até obter uma massa leve.
  6. O próximo passo é colocar a massa em um saco feito de pano de prato.
  7. Em seguida, esprema bem para retirar a água e deixe secar ao sol.
  8. Depois que a massa estiver seca, peneire e coloque-a em um recipiente para uso em outras receitas.
  9. Use em no máximo 30 dias.

Sugestões para servir o bolo de carimã

Preparamos algumas sugestões para você servir junto com o bolo de carimã, confira:

Deguste seu bolo de carimã

O bolo de carimã é realmente uma delícia nordestina e seguindo o passo a passo da nossa receita, você terá uma massa macia e versão diferenciada de um bolo de mandioca. A essência desse prato está na fermentação natural da farinha puba, o que o diferencia ainda mais dos bolos comuns.

Então, quando fizer esse bolinho maravilhoso, se delicie com cada fatia e compartilhe essa receita com amigos e familiares, tenho certeza de que todos vão adorar. Quer aprender mais receitas assim? Então fica ligado no site e nos acompanhe nas redes sociais @casaeculinariaoficial.

Sair da versão mobile