O arroz carreteiro é uma receita simples e tradicional do Sul do Brasil. O que mais chama atenção em uma receita tão famosa e gostosa é que leva poucos ingredientes, sendo protagonizado pelo arroz e pela carne, que geralmente sobra de outras refeições. Logo, é uma maneira de reaproveitar as sobras da geladeira, e ainda fazer um prato com sabor único.
Você vai perceber que o preparo do arroz carreteiro é bem parecido com o arroz tradicional, a diferença é o acréscimo da carne. Falando em carne, em alguns lugares do país é comum adicionar linguiça, bacon, calabresa e entre outras guarnições saborosas para você se inspirar. Entretanto, nessa receita utilizamos apenas um tipo de carne, que é mais típico na região Sul.
Vale lembrar que reutilizar aquela carne de churrasco que sobrou é garantir mais sabor ainda! Não só delicioso, o seu arroz também ficará super econômico. Então, essa receita é mais uma daquelas em que você pode soltar a criatividade e personalizar do jeito que você preferir.
Em seguida, confira a receita:
Arroz carreteiro
Ingredientes
- 400 g de maminha cortada em cubos
- 2 xícaras de arroz
- 4 xícaras de água quente
- 3 dentes de alho amassado
- ½ cebola picada
- 4 colheres de sopa de óleo
- ½ maço de cebolinha verde picada
- 1 colher de chá de cúrcuma
- 3 colheres de sopa de queijo ralado
- sal a gosto
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, aqueça a panela e coloque o óleo juntamente com o alho.3 dentes de alho, 4 colheres de sopa de óleo
- Assim que o alho dourar, acrescente a cebola e a carne, e deixe refogando até que esteja cozido, sempre mexendo de tempo em tempo.1/2 cebola, 400 g de maminha
- Em seguida, adicione o arroz e se necessário, mais um pouco de óleo, e deixe fritar.2 xícaras de arroz, 4 colheres de sopa de óleo
- Depois, despeje a água quente e adicione sal, cúrcuma e a cebolinha.4 xícaras de água, 1 colher de chá de cúrcuma, sal, 1/2 maço de cebolinha verde
- Deixe cozinhando até que a água chegue no nível do arroz, e aí, abaixe o fogo e tampe a panela para finalizar.
- Por último, salpique o queijo ralado por cima e sirva.3 colheres de sopa de queijo ralado
Dúvidas frequentes sobre a receita de arroz carreteiro
O arroz é uma fonte significativa de nutrientes, sendo uma excelente fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia ao corpo. Além disso, o arroz fornece proteínas de origem vegetal, fibras dietéticas, principalmente na variedade integral, e uma variedade de vitaminas e minerais essenciais, incluindo tiamina (vitamina B1), niacina (vitamina B3), ferro, magnésio e selênio. É um alimento de baixo teor de gordura e não contém colesterol.
Sim, é possível substituir a maminha por outro tipo de carne, como a de charque que é bem popular também na receita e confere um sabor único.
Para reidratar a carne de charque, corte-a em pedaços menores e deixe de molho em água fria por algumas horas ou até que a carne esteja macia. Assim, troque a água algumas vezes durante o processo para reduzir o teor de sal. Em seguida, escorra e cozinhe conforme a receita.
Prepare o seu arroz carreteiro de acordo com suas preferências!
Então, agora que você viu que é possível fazer esse prato com diferentes tipos de carnes, como a maminha na nossa receita ou a carne de charque, que tal preparar o seu arroz carreteiro? Não esqueça de compartilhar sua experiênce conosco, seu feedback é muito importante.
E também pra acompanhar esse arroz delicioso por que não preparar também um delicioso frango na panela de pressão e uma saladinha verde para dar mais sabor ao prato?
Até a próxima!