podocarpo, de nome científico Podocarpus macrophyllus, é uma planta originária da Ásia e faz parte da família dos pinheiros. No Brasil, ela é popularmente chamada de “Pinheiro de Buda” ou “Pinheiro Budista”. Por ser de fácil cultivo e se encaixar em vários ambientes, o podocarpo é uma escolha perfeita para os iniciantes se arriscarem na jardinagem.

O podocarpo é uma planta com folhas perenes, de tom verde-escuro e com forma linear. Na primavera, podem desabrochar dela pequenas folhas e frutos na cor vermelha.

Os podocarpos são normalmente utilizados para fazer muros ou cercas vivas nos jardins, já que têm uma boa adaptação à poda. Como não têm espinhos, nem raízes agressivas, eles também podem estar em calçadas ou outras áreas de circulação.  

Além disso, os podocarpos são ideais para áreas com piscina, pois suas folhas não costumam cair. Por fim, também podemos encontrar essas plantas em vasos ou jardineiras, quando aplicadas para fins ornamentais.

Como visto, o podocarpo é uma planta bastante versátil, já que é possível podá-la em diferentes formatos e tamanhos. Dessa forma, é possível cultivá-la em diversos ambientes com certa facilidade, o que torna o podocarpo a planta perfeita para quem ainda é iniciante na jardinagem.

Entretanto, como acontece com todas as plantas, é preciso saber cuidar do podocarpo para que ele permaneça saudável.

Confira a seguir algumas dicas de como plantar e cultivar o podocarpo em casa, seja em vasos ou no jardim.

Como plantar o podocarpo em jardins

Para se desenvolver bem, o podocarpo deve ser plantado em um solo fértil, rico em matéria orgânica, arenoso e com um pouco de acidez. Uma sugestão importante é que seja aplicado um pouco de calcário no momento do plantio.

Para plantar o podocarpo em um jardim, o válido escolher uma área de meia-sombra. Além disso, é preciso ter um local que esteja distante no mínimo 20 centímetros de cercas ou muros, para que a planta tenha espaço suficiente para crescer e se avolumar. Para o plantio, cave um buraco que tenha em torno de 30 centímetros de diâmetro. Por fim, cubra com terra e regue.

Como plantar podocarpo em vasos

Para plantar o podocarpo em um vaso, é essencial utilizar um recipiente grande, de volume entre 30 e 50 litros. Na preparação do vaso, a ordem recomendada é: argila expandida ou carvão, seguida de TNT, uma fina camada de areia e, por fim, a terra.

Não esqueça de conferir se o vaso escolhido possui furo de drenagem. Dessa forma, o solo não ficará encharcado, condição que é fundamental para o bom desenvolvimento do podocarpo.

Como cuidar do podocarpo

Após plantar o podocarpo, é preciso compreender como cuidar dessa planta. De tal modo, ela permanecerá saudável e seu jardim continuará bonito. Mas não se preocupe, os cuidados são simples, é isso que torna o podocarpo uma ótima planta para os iniciantes em jardinagem.

O principal cuidado com o cultivo dos podocarpos é a frequência da rega, que varia de acordo com a estação do ano. No verão, a recomendação é regá-lo todos os dias, a menos que ocorram períodos de muita chuva. No inverno, a frequência pode diminuir para a cada 3 dias. De toda maneira, sempre que for regar, confira se o solo não está muito úmido. Se estiver, não é necessário colocar mais água.

No caso dos podocarpos plantados em vasos, sempre observe se a planta não está em um local muito pequeno. O ideal é que a planta tenha espaço para crescer e se encorpar.

Quanto às podas, os podocarpos são plantas que podem ser podadas com frequência. Por conta disso, muitas vezes eles são utilizados como cerca viva ou para fins ornamentais e paisagísticos.

Por fim, não se esqueça da adubação. Os podocarpos são plantas que precisam ser adubadas uma vez a cada dois meses.

Ficou com vontade de ter um podocarpo no seu jardim?

Como visto, o podocarpo é a planta perfeita para os iniciantes na jardinagem. Além de ser bastante versátil, seus cuidados são fáceis e simples de seguir, garantindo um visual bonito para sua casa e para seu jardim. Experimente e conta nos comentários como foi a sua experiência com o podocarpo!

Ah, e se está procurando outras possibilidades de plantas para o interior da sua casa, confira aqui um post com algumas opções de plantas de meia sombra para cultivar.

Até mais!