Conseguir manter os brinquedos organizados é uma tarefa quase impossível. Entreter as crianças dá trabalho e sempre envolve espalhar um grande volume de brinquedos pelo chão, pelos móveis e assim por diante, não deixando a salvo nenhum cantinho arrumado.

Quando estão brincando, os pequenos tiram tudo dos armários, mas para devolver tudo no lugar, a empolgação nunca é a mesma. Para dar um jeito nos brinquedos, o principal é manter tudo ao alcance das crianças, de forma que a arrumação possa ser feita com praticidade.

Confira a seguir algumas dicas para ter sucesso na organização dos brinquedos.

1. Selecionar

Junto com as crianças, faça uma seleção. Separe os brinquedos em três categorias: os que ficam, os que precisam de conserto e os que podem ir para doação.

Se algum item não se encaixar em nenhuma das categorias, é possível ainda criar uma quarta: as peças que vão para o lixo. Entretanto, essa é só para últimos casos. Então, tente reaproveitar ou repassar os brinquedos que não são mais utilizados antes de jogá-los fora.

2. Setorizar

Divida os brinquedos por temas, por exemplo: carrinhos, jogos, bichinhos de pelúcia e etc. Isso facilita para que as crianças possam participar do processo de organização, pois a lógica da arrumação fica simples e fácil para elas aprenderem.

Nesse momento, é possível usar caixas organizadoras, e também etiquetas para facilitar ainda mais o processo. Em caso de crianças pequenas, ao invés de escrever os nomes dos itens, uma boa ideia é identificar as caixas por cores. Dessa forma, fica mais fácil encontrar os brinquedos, sem precisar tirar tudo do lugar.

3. Incluir as crianças

Incluir as crianças no processo de arrumação dos brinquedos é legal para incentivar os hábitos de organização desde cedo. Dessa forma, os pequenos aprendem a importância de manter tudo no lugar e podem ficar com a responsabilidade de guardar os itens quando terminarem de brincar.

Para que isso aconteça na prática, é importante que eles participem de todo o processo de arrumação, além de garantir que o acesso aos organizadores seja possível para as crianças.

4. Higienizar

Higienizar os brinquedos é uma etapa importante da organização e ajuda a manter todos os germes e bactérias longe das crianças. Além disso, é sempre bom fazer uma faxina nos armários, deixando tudo limpo para garantir a segurança da criançada.

Para não correr o risco de estragar nada, nem causar alergia nos pequenos, o indicado é limpar os itens usando apenas água e sabão neutro.

5. Nichos e prateleiras

Os nichos e as prateleiras são boas opções para abrigar os brinquedos. Além de funcionais, eles dão um toque legal na decoração e preenchem as paredes expondo os itens que as crianças mais gostam.

Fique atento para instalar os nichos em prateleiras em alturas que fiquem acessíveis para os pequenos. Assim, eles podem se manter ativos na organização e na decoração do espaço.

Vai chamar seu filho para organizar os brinquedos?

As crianças são ótimas para fazer bagunça, mas na hora de devolver tudo para o seu lugar, nem sempre estão dispostas a ajudar. Para ter eficiência na organização dos brinquedos, a dica mais importante é incentivar os pequenos a auxiliar na arrumação e deixar tudo acessível para eles. Dessa forma, é possível organizar o espaço com rapidez e praticidade.

Buscando mais dicas para o quarto das crianças? Clique aqui e confira esse post com sugestões para quartos infantis.