Closet ou guarda-roupa.

Organizar o closet ou o guarda-roupa é uma tarefa bastante trabalhosa. Muitas vezes, gastamos horas arrumando o espaço e, alguns dias depois, ele já está todo bagunçado de novo. Uma forma de evitar essa situação é encontrar um sistema de organização que funcione bem para você e para sua rotina.

Com um armário organizado, a visualização das peças fica mais fácil, o que ajuda a economizar tempo e simplificar a rotina.

Pensando nisso, veja a seguir algumas dicas para organizar o guarda-roupa, de uma forma que ele se mantenha em ordem depois da arrumação.

1. Hora de desapegar

Desapegar de algumas peças é o primeiro passo para alcançar um bom resultado na organização do closet ou guarda-roupa. Ao tirar alguns itens, o que não tem utilidade vai embora e o armário fica com um espaço extra para a entrada de coisas novas.

Para decidir o que sai e o que fica, a dica é separar em três grupos: um para ajustar, um para doar e um para o que é lixo.

Lembre-se que as roupas que não estão sendo usadas estão só atrapalhando, ocupando um espaço no guarda-roupa que poderia ser funcional para outras coisas. 

Assim, a regra é: o que pode ser ajustado vai para a costureira, as peças que podem ser reaproveitadas vão para doação, e o que está sem condições de uso vai para o lixo.

Outra dica legal é limitar as peças que costumamos guardar de recordação. Não tem problema manter um ou outro item que traga boas lembranças, mesmo que não sejam mais usados, porém, cuidado com o acúmulo. Ter muitas roupas antigas só vai colaborar com a bagunça do guarda-roupa!

2. Setorizar

Cada tipo de roupa deve ter o seu lugar, assim, a dica é organizar armário por setores. Junte todas as camisetas de academia, todas as calças jeans e assim por diante. A setorização ajuda a manter um armário organizado, tanto na hora de guardar as peças, quanto na hora de se vestir.

Outra sugestão é separar as roupas de estação. Por exemplo, durante o verão, separe os cachecóis, gorros e casacões e deixe-os em uma caixa no alto do armário. Como eles não serão usados, podem deixar o espaço livre.

3. Caixas

Para quem não tem muitas gavetas, a dica é usar caixas para a organização do guarda-roupa. Elas devem escolhidas considerando o tamanho e o modelo que funcionar melhor para o seu espaço e para sua rotina.

As caixas organizadoras são boas opções para quem precisa de mais divisórias, ajudando a setorizar as peças e a manter tudo no lugar.

4. Colmeias organizadoras

Para não ter que lidar com uma gaveta toda revirada, a dica principal é usar colmeias organizadoras. Elas são ótimas para peças pequenas, como meias, lingeries e outros itens que costumam ficar nas gavetas.

Além de simplificar a arrumação, as colmeias colaboram para uma melhor visualização dos itens e ajudam a manter as gavetas organizadas no dia a dia.

5. Araras e cabideiros

As araras e os cabideiros são úteis para aquelas roupas que ficam melhor acomodadas quando estão penduradas.

Quando possível, opte pelo uso de cabides iguais. Dessa forma, evitamos que eles fiquem se enroscando nos armários. Além disso, cabides do mesmo modelo dão homogeneidade para o visual do guarda-roupa, passando uma sensação maior de organização.

Tomou coragem para arrumar o armário?

Organizar o closet ou o guarda-roupa é uma atividade que pode dar muito trabalho, por isso, não precisa fazer tudo de uma vez. Escolha uma gaveta em um dia, uma prateleira em outro e, com calma e paciência, o resultado da arrumação será um sucesso.

Já terminou o guarda-roupa e vai aproveitar o embalo para organizar outros itens? Confira nesse post algumas dicas de como arrumar os cosméticos.