Não tem coisa pior do que ir cortar algo na tábua, sentir um cheiro desagradável ou até, posteriormente, gosto de algum outro alimento que colocamos antes nela, não acha? Para evitar que isso aconteça, aqui está o passo a passo para lavar tábuas de cortes.
Afinal, queremos sempre mantê-las limpas e livres de bactérias. E veja como é bem simples!
Passo a passo para lavar as tábuas de corte
1. Lave imediatamente
A lavagem imediata das tábuas é o que vai mantê-las em um bom estado. Portanto, assim que terminar de usar a tábua, não deixe para depois: lave-a imediatamente. Dessa forma, você vai evitar que resíduos de alimentos sequem e se incrustem na superfície, tornando a limpeza posterior muito mais difícil. E aqui nós queremos poupar estresse!
Mas, como é a melhor maneira de lavá-las? É bem simples. Para isso, use água morna ou quente e um detergente neutro para essa primeira lavagem. Logo em seguida, esfregue toda a superfície, e não esqueça de incluir as bordas e o verso da tábua, pois os líquidos dos alimentos podem escorrer para essas áreas.
No entanto, se a sua tábua for de madeira, cuidado para não encharcá-la, pois o excesso de água pode causar deformações ou rachaduras. Já para tábuas de plástico ou vidro, você pode ser um pouco mais vigoroso na limpeza.
2. Escove as tábuas
Após começar a lavar suas tábuas de corte, é hora de dar uma atenção especial às ranhuras e marcas de corte que inevitavelmente se formam com o uso.
Então, nesse próximo passo, utilize uma escova de cerdas firmes, mas não abrasivas, para esfregar toda a superfície da tábua. Assim, concentre-se nas áreas onde você costuma cortar alimentos como carne crua ou vegetais com terra.
Pensando nas tábuas de madeira, a melhor maneira é escovar no sentido dos veios para evitar danos à superfície. No caso de manchas persistentes, você pode criar uma pasta com bicarbonato de sódio e água, aplicar sobre a mancha, deixar agir por alguns minutos e então escovar.
3. Seque completamente
O próximo passo, apesar de ser frequentemente subestimado, é fazer uma secagem completa das suas tábuas de corte.
Isso porque a umidade residual pode criar um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos, além de poder causar deformações em tábuas de madeira.
Então, após a lavar e escovar suas tábuas de corte, enxágue bem a tábua para remover todos os resíduos de sabão e, em seguida, seque-a imediatamente com um pano limpo ou papel toalha.
Por fim, nunca guarde a sua tábua enquanto ela ainda estiver úmida, pois isso pode resultar em odores desagradáveis e proliferação de microrganismos.
4. Faça uma desinfecção periódica
Além da limpeza diária, é importante realizar uma desinfecção periódica das suas tábuas de corte, principalmente após o preparo de alimentos crus como carnes, aves e peixes.
Para isso, uma solução eficaz e econômica pode ser preparar uma mistura com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
Depois, aplique esta solução na tábua usando um pano limpo ou borrifador, assegurando-se de cobrir toda a superfície.
A seguir, deixe a solução agir por cerca de 5 minutos e depois enxágue abundantemente com água corrente.
Para tábuas de madeira, você pode adotar uma alternativa natural usando vinagre branco ou suco de limão, que têm propriedades antimicrobianas. Lembramos que esta desinfecção mais profunda deve ser feita semanalmente ou após o corte de alimentos que possam deixar resíduos mais problemáticos.
5. Cuide e preserve suas tábuas
O cuidado contínuo com suas tábuas de corte é extremamente vantajoso, pois irá garantir uma boa higiene e prolongar significativamente sua vida útil.
Buscando te ajudar mais ainda no processo de lavar tábuas de corte, separamos alguns cuidados gerais e extras:
- Para tábuas de madeira, aplique periodicamente (a cada 3-4 semanas) uma fina camada de óleo mineral próprio para uso alimentício. Isso ajuda a manter a madeira hidratada, prevenindo rachaduras e repelindo umidade.
- Evite usar óleos de cozinha comuns, pois podem ficar rançosos.
- Para tábuas de plástico, verifique regularmente se há cortes profundos ou áreas muito desgastadas, pois essas podem abrigar bactérias.
- Se necessário, lixe suavemente a superfície para remover imperfeições leves.
- Guarde suas tábuas em um local seco e bem ventilado, preferencialmente na vertical para permitir a circulação de ar.
- Se possível, tenha tábuas separadas para diferentes tipos de alimentos (uma para carnes cruas, outra para vegetais, etc.) para evitar contaminação cruzada.
Conte nos comentários o que achou da nossa dica de cozinha de hoje!
Então, seguindo estes passos detalhados, você garantirá que suas tábuas de corte permaneçam limpas, seguras e também durem por muito mais tempo. Lembre-se, uma cozinha limpa e bem cuidada é o primeiro passo para refeições deliciosas e saudáveis.
Agora queremos ouvir de vocês: o que acharam do nosso passo a passo de como lavar tábuas de corte? Além disso, se você tiver alguma dica especial ou truque caseiro para cuidar das suas tábuas de corte, conta nos comentários! Adoramos trocar experiências.
0 Comentários