Escolher os revestimentos é uma parte bem importante na construção de um ambiente. Através deles, é possível trazer mais estilo para o visual do cômodo, além de garantir a durabilidade do espaço.

Os revestimentos fazem toda a diferença no projeto e, por serem estruturais, são difíceis de serem modificados após o primeiro momento, o que torna mais necessário ainda ter um cuidado extra desde o momento da escolha.

Para além da estética, alguns tópicos devem ser considerados ao optar por um revestimento, como por exemplo: segurança, durabilidade, dimensões e manutenção. Por isso, separamos a seguir algumas dicas de como escolher o revestimento adequado para cada ambiente da casa.

Confira!

1. Sala de estar

As principais sugestões de revestimentos para a sala de estar são: mármores, granitos, porcelanatos em grandes tamanhos e madeira, nesse caso, desde que não sejam expostos ao sol e à umidade.

No cômodo, fazer uma boa escolha para o revestimento ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor, além de agradável esteticamente.

Assim, é interessante pensar a longo prazo quando optar por um revestimento para a sala de estar, e não apenas considerar as questões estéticas e de modismos. Usando materiais resistentes e com melhor durabilidade, os revestimentos envelhecem bem e exigem menos manutenção com o passar do tempo.

2. Cozinhas e banheiros

Os banheiros e as cozinhas são espaços que costumam utilizar pisos cerâmicos ou porcelanatos esmaltados.

Além da durabilidade, é legal considerar a facilidade de limpeza, a manutenção e, principalmente, a segurança dos revestimentos. Isso acontece para evitar acidentes, já que esses cômodos ficam molhados com frequência e podem ficar escorregadios, causando quedas.

3. Quartos

Como os quartos são ambientes íntimos, a sugestão principal é escolher revestimentos de madeira, que passam uma sensação de conforto e ajudam a tornar o espaço mais acolhedor. É fundamental considerar tanto a estética, quanto a praticidade, optando por materiais que reflitam o estilo desejado e que sejam adequados às necessidades do dia a dia.

Para quem tem um orçamento maior, uma recomendação legal é optar por pisos de conforto térmico, que ajudam a passar pelos dias frios sem causar tanto impacto.

4. Áreas externas

Para a construção das áreas externas, o piso mais importante é o do deque, que costuma ser de madeira natural de itaúba ou cumaru. Os elementos das áreas externas costumam precisar de manutenção constante, pois estão sempre expostos à luz, chuvas e outras interferências. Por isso, tome um cuidado extra na hora de escolher os revestimentos que ficarão nessas áreas.

Atualmente, deques de madeira ecológica têm chamado atenção. Feitos de plástico e pó de madeira, eles oferecem mais resistência e exigem menos manutenção do que a madeira natural.

Conseguiu escolher o melhor revestimento para o seu ambiente?

A escolha dos revestimentos é um momento de bastante importância no planejamento de um ambiente, por isso, é preciso pensar com cuidado e considerar outros critérios além da estética. A segurança, as dimensões e a durabilidade dos materiais, exigindo mais ou menos manutenção, são pontos essenciais e, para evitar maiores problemas, pense e planeje previamente para optar pelo melhor revestimento que vai compor o seu espaço.

Se você está procurando revestimentos para a construção ou reforma da sua casa, clique aqui e confira também esse post com opções de materiais sustentáveis.