Os animais de estimação são nossos companheiros queridos e como eles são membros da família, é importante deixa-los totalmente integrados ao espaço da casa, criando um lar que seja acolhedor para os bichinhos, mas claro, sem deixar de ser organizado para os humanos. Por isso, ao projetar um cantinho para seu pet, leve em consideração os hábitos e as necessidades do animal, além de pensar no que vai funcionar dentro da rotina da família.

Então, listamos a seguir algumas dicas de como planejar um espaço bacana para seu animal de estimação. Confira!

1. Tamanho ideal

A dimensão para um cantinho pet pode variar, dependendo tanto do tamanho do seu animal, quanto do espaço disponível em casa.

Cães pequenos se ajeitam com facilidade em qualquer espaço. Apenas a cama e alguns brinquedos podem já ser suficientes. Já os cães maiores precisarão de mais espaço para conseguir se esticar e se movimentar. Nesses casos, seria preferível um espaço de, pelo menos, quatro três metros quadrados.

Para os gatos, por sua vez, os cantinhos também podem ser menores. Um arranhador e uma caminha são bons elementos para esses pets.

Além do tamanho, lembre-se de pensar sobre a localização do cantinho do seu pet. Ele deve ser um lugar tranquilo, que não atrapalhe a rotina da casa e que permita que o bichinho possa descansar sem interferências.

2. Materiais

Materiais indestrutíveis não existem na linguagem dos pets, então, para os estofados, opte por aqueles que sejam impermeáveis, sem considerar outras questões.

Já para os revestimentos, pense em materiais que não sejam escorregadios e sejam fáceis de limpar, já que os pets podem fazer uma sujeira com frequência.

Por fim, planeje um espaço que seja bonito e organizado. Assim, além de agradar os pets, você também se sentirá bem com o ambiente.

3. Odores

Para evitar os odores desagradáveis, fazer a limpeza do cantinho do seu pet diariamente é indispensável. Além disso, não invista em produtos sem recomendação. Os animais tem o olfato sensível e podem se incomodar com alguns cheiros. Portanto, lembre-se de remover os pelos e, no caso dos gatos, limpar a caixa de areia sempre que possível.

4. Organização do espaço

As marcenarias feitas sob medida são boas soluções para organização e maximização do espaço pet, além de acrescentarem personalidade na decoração. É importante manter cada um dos itens sempre em seu devido lugar, dessa forma, evita-se mofo, perdas e etc.

Para organizar as rações, a dica é mantê-las na própria embalagem, já que elas possuem a vedação adequada para uma boa durabilidade. Já para deixar os brinquedinhos em ordem, se lembre sempre de higienizá-los antes de guardar.

Assim, para evitar acidentes, garanta que a manutenção do espaço esteja sempre em dia. É importante verificar as fiações, iluminação e instalação dos móveis, para manter seu animalzinho num espaço seguro, além de confortável.

Ao pensar em um espaço para os animais domésticos, é fundamental considerar a rotina da família, além de planejar o que vai funcionar para as necessidades e o comportamento dos pets. Dessa maneira, é possível garantir que o ambiente seja aconchegante para os bichinhos, além de prático, para manter o dia a dia da casa sem complicações.

Gostou do texto? Comente aí embaixo qual dica você achou mais útil!