De nome científico Wisteria sinensis, a glicínia é uma trepadeira de origem chinesa. É conhecida por suas flores delicadas, organizadas em longos cachos, de cor azul o, roxa ou branca.
A glicínia é uma planta que exige cuidados bastante específicos. Por isso, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar a cultivar a sua.
1. Características
Ela é uma planta de crescimento lento, que pode levar anos para começar a florescer. É comumente utilizada para cobrir portões, pérgolas ou arcos. Entretanto, por ser pesada, não é recomendado instalá-la em estruturas muito frágeis.
Além disso, ao escolher o local para o plantio, é preciso tomar muito cuidado, pois as sementes da glicínia são tóxicas. Dessa forma, ela deve estar fora do alcance das crianças e de animais de estimação. Se ingeridas, as sementes de glicínia podem causar vômitos, diarreias e até afetar o sistema nervoso central.
Por fim, as glicínias costumam prosperar quando cultivadas em climas temperados ou subtropicais, desde que sejam evitadas áreas com geadas frequentes ou temperaturas extremas.
2. Como plantar
Para plantar a glicínia, o solo deve ser fértil e bem drenado, além de estar em um local que receba a luz solar direta.
Para cultivar a planta, também é preciso ter um suporte forte para que ela possa crescer de forma vertical. É importante realizar podas regulares após a floração, para manter o tamanho e o formato da planta.
Quando saudável e recebendo os cuidados corretos, a vida da glicínia é longeva, podendo chegar a até 100 anos.
3. Como cultivar
Para que haja uma boa floração, o mais adequado é cultivar a glicínia em um local de sol pleno. Além disso, para que a planta possa manter um desenvolvimento saudável, é importante evitar o encharcamento das raízes, regando moderadamente.
Para controlar o crescimento da planta, remova os brotos e restos de florescimentos passados através das podas. A recomendação é podar as glicínias em torno de uma ou duas vezes ao ano, normalmente no final do inverno ou início da primavera.
Como a glicínia é uma planta que se torna pesada com o passar do tempo, é fundamental garantir que ela tenha como apoio um suporte adequado. Assim, a glicínia pode se desenvolver de forma saudável e apresentar um florescimento de encher os olhos.
4. Como proteger
Em regiões mais frias, é fundamental proteger a glicínia durante geadas. Para isso, utilize uma camada de cobertura morta ao redor da base, ajudando a isolar as raízes.
Para controlar pragas e doenças, monitore a glicínia regularmente. Se detectar qualquer tipo de sinal, como pulgões ou doenças fúngicas, trate de forma imediata. Quanto mais cedo o problema for identificado, mais chances a glicínia tem de se recuperar.
Que tal cultivar a glicínia em seu jardim?
A glicínia não é uma planta de fácil cultivo, mas seguindo as recomendações e cuidados adequados ela pode florescer de forma exuberante e embelezar qualquer ambiente. Desse modo, assegurando o desenvolvimento saudável de sua planta, ela certamente vai prosperar e acrescentar delicadeza elegância ao paisagismo do seu jardim.
Se ainda está buscando por plantas mais fáceis de cultivar, não tem problema! Clique aqui e confira esse post com dicas de como fazer um jardim simples sem complicações.
0 Comentários