Separar um tempinho para organizar armários, gavetas e prateleiras traz a oportunidade perfeita para se livrar daquilo que não usamos mais e, assim, abrir espaço para que os novos itens cheguem. Por isso, é indispensável reservar esse momento para investir na organização dos cosméticos, já que esses produtos acabam se acumulando nos nossos banheiros e quartos ao longo do tempo, bagunçando o espaço e dificultando o dia a dia.
Se você está buscando por uma forma de dar um jeito na organização dos produtos de beleza e higiene, confira a seguir algumas dicas de como colocá-los em ordem, deixando o ambiente prático e ajudando a tornar a rotina mais funcional.
1. Confira as datas de validade
O primeiro passo para a organização dos cosméticos é conferir as datas de validade. Os produtos que estiverem vencidos devem ser jogados fora na hora, pois utilizá-los pode ser prejudicial à saúde.
Os produtos que estiverem dentro da validade também podem ser rapidamente analisados. Se o produto apresentar variação de cheiro, cor ou textura a recomendação também é descartar, pois as alterações podem indicar que eles não estão bons para uso.
2. Separe o que deve ser descartado
Depois de descartar os produtos que estiverem estragados, o próximo passo é avaliar o que sobrou. Para isso, leve em conta sua rotina e avalie quais são os itens que você realmente usa. Não adianta guardar diversos produtos se eles não estão sendo utilizados ou se não geram um bom resultado para você.
Nessa fase, também é importante avaliar se os itens a serem retirados devem ser jogados fora ou se podem ser doados. De repente, uma boa maquiagem ou produto de skincare que não você não usa com frequência podem ser ótimos para uma amiga.
3. Separe os itens por categoria
E agora uma dica que vai mudar a sua vida: quando for organizar os seus cosméticos, separe os itens por categoria. Separar os produtos por tipo facilita o acesso rápido, priorizando a praticidade e a eficiência no dia a dia. Além disso, a categorização dos cosméticos pode ajudar a prolongar a vida útil dos produtos, já que cada um pode ter recomendações específicas para uso e armazenamento.
Por exemplo, por conta da umidade, uma boa recomendação é não guardar os itens de maquiagem no banheiro, prolongando a vida útil dos produtos. Já os itens para banho ou skincare podem ficar no cômodo sem problema nenhum.
Dessa forma, organizar os cosméticos por categoria torna o espaço mais arrumado e os produtos mais seguros, evitando perrengues e confusões no momento do uso.
4. Organize com calma e da forma que for mais funcional para você
No momento de recolocar os produtos no lugar, a dica mais importante é fazer tudo com calma e dedicação. Principalmente para quem tem muitos produtos, essa etapa pode ser cansativa, mas é o segredo para alcançar a meta de uma boa organização.
Sempre leve em conta sua rotina e seu estilo de vida, afinal, só você quem pode testar as formas de arrumação que funcionam no seu dia a dia.
Para arrumar as gavetas, a principal recomendação é usar colmeias organizadoras de acrílico. Elas ajudam a manter tudo no lugar e são fáceis de serem retiradas para limpar.
Após finalizar a organização dos cosméticos, não se esqueça: depois de usar qualquer produto, devolva-o para o lugar de onde tirou, assim tudo se mantém arrumado.
Tomou coragem para organizar seus cosméticos?
Reservar um tempo para organizar os cosméticos é uma ótima estratégia para facilitar o dia a dia, jogando fora o que não usamos mais e abrindo espaço para novos itens. Além disso, terminar a arrumação e ver tudo no lugar traz uma sensação de renovação no ambiente.
Já terminou a organização dos cosméticos e vai partir para outro cômodo? Confira nesse post dicas infalíveis para arrumar a despensa.
0 Comentários