A salada de bifum é um prato oriental saboroso que além de ter aquele gostinho especial, é simples e prático de preparar.
O bifum pode ser quente ou frio, você que manda. E essa salada possui elementos que podem ficar bem em sua dieta, principalmente se você busca uma rotina mais saudável e regrada.
Na nossa receita de hoje, descubra um passo a passo simples que se encaixa muito bem para quem tem uma rotina corrida. Além disso, essa versão combina com frango, peixe ou outras proteínas leves.
Veja agora mesmo:
Salada de bifum
Ingredientes
- 140 g de bifum
- 1 colher de chá de sal
- 4 colheres de chá de açúcar
- 1 pepino grande cortado em palitos finos
- 1 cenoura cortada em palitos finos
- 1 colher de sopa de gergelim
- Óleo de gergelim torrado a gosto
- 1 l de água quente
- 20 cubos de gelo
- 6 colheres de sopa de molho shoyu
Modo de preparo
- Em um recipiente adicione o seu bifum, logo em seguida acrescente a água quente, deixe descansar por cerca de 1 minuto.140 g de bifum, 1 l de água quente
- Passado o tempo, escorra todo o macarrão e coloque o macarrão no gelo para parar o cozimento. Reserve.20 cubos de gelo
- Em uma vasilha acrescente o pepino e o sal, misture bem e deixe descansar por cerca de 15 minutos, ou até que ele tenha liberado bastante de sua água.1 colher de chá de sal, 1 pepino grande
- Enquanto isso, em um recipiente adicione o shoyu, açúcar e um pouco do óleo de gergelim, misture bem e reserve.4 colheres de chá de açúcar, Óleo de gergelim torrado, 6 colheres de sopa de molho shoyu
- Em uma saladeira coloque o bifum e os pepinos, misture bem e então acrescente a cenoura e o molho de shoyu, misture novamente.1 cenoura
- Finalize com o gergelim, caso deseje acrescente mais um fio de óleo de gergelim a gosto. Sirva logo em seguida.1 colher de sopa de gergelim
Sim, o bifum é uma massa leve com poucas calorias quando comparamos com outras massas, por isso, vale super a pena incluir em sua dieta. No entanto, consulte um profissional para saber as quantidades adequadas de consumo dependendo dos seus objetivos.
O bifum, também conhecido como vermicelli de arroz ou macarrão de arroz, é um macarrão tradicional na culinária oriental, caracterizado por uma textura e sabor mais delicados em comparação com o macarrão convencional feito com trigo e ovos.
Ambos são asiáticos, porém são feitos de matérias-primas diferentes. Enquanto o bifum é feito com farinha de arroz, o harusame é feito com feijão mungo.
Qual a origem da salada de bifum?
O bifum é um prato chinês feito a partir de uma massa de arroz super fina. Entre todas as categorias de massa existentes, ela é a mais fina de todas!
A ausência de glúten nessa massa a torna uma ótima opção para pessoas que são diabéticas, possuem alergia ou estão de dieta.
A salada de bifum não possui sua origem registrada, porém sabemos que em nosso país ela chegou com os japoneses, e a partir dai nasceram incontáveis versões da receita de salada de bifum.
O que achou de nossa receita?
Sua opinião é, sem dúvida, o que nos move, deixe o seu feedback aqui embaixo para sabermos se você está curtindo o que anda lendo e no que podemos melhorar!
Além disso, não deixe de conferir nosso Instagram, apenas lá você encontra dicas de cozinha, receitas e cuidados com a casa em um único lugar.
Se você é um amante da cozinha asiática, confira também outras receitas incríveis que trouxemos por aqui e não deixe de checar o nosso guia da culinária japonesa para aprender mais sobre essa gastronomia.
E bom apetite!