O rubacão é um prato típico da região nordestina, tendo sua origem relacionada, principalmente, ao Ceará e à Paraíba. Apesar disso, o prato conquistou os quatro cantos do Brasil, por ser um prato saboroso e completo.
E se você pensa que essa receita ”dá muito trabalho” por envolver muitos ingredientes, está enganado(a), porque com o tutorial de hoje teremos um delicioso prato nordestino em sua mesa em menos de 60 minutos!
Confira tudo isso a seguir:
Rubacão
Ingredientes
- 250 g de carne de sol cortada em cubinhos
- 4 xícaras de chá de arroz branco
- 200 g de bacon cortado em cubinhos
- 1 xícara de chá de feijão-fradinho cozido
- 2 dentes de alho picados
- 1 unidade de cebola picada
- 1 unidade de folha de louro
- 1 unidade de linguiça calabresa cortada em rodelas
- 200 g de queijo coalho cortado em cubos grandes
- 1 unidade de pimenta dedo-de-moça
- Salsinha picada a gosto
- Cebolinha picada a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela, acrescente um fio de azeite e refogue o bacon, a linguiça e a carne de sol. Em seguida, adicione o alho, a cebola e o arroz.250 g de carne de sol, 200 g de bacon, 1 unidade de cebola, 2 dentes de alho, 4 xícaras de chá de arroz branco, 1 unidade de linguiça calabresa
- Refogue por alguns minutos o conteúdo da panela e, em seguida, acrescente o feijão cozido. adicione água até cobrir os ingredientes e misture.1 xícara de chá de feijão-fradinho
- Adicione a folha de louro e deixe no fogo até a água secar.1 unidade de folha de louro
- Depois que a água secar, adicione os cubos de queijo coalho, a pimenta e o sal. Acrescente um pouco mais de água e mexa.200 g de queijo coalho, 1 unidade de pimenta dedo-de-moça, Sal
- Adicione água e vá mexendo a cada vez que a água secar. Repita esse processo até dar o ponto do arroz.
- Quando o arroz estiver cozido, adicione a cebolinha e a salsinha. Misture, na sequência.Salsinha, Cebolinha
- Bom apetite!
Tire todas as suas dúvidas sobre o rubacão a seguir
Rubacão é um prato típico nordestino e possui muitas variações. Em algumas regiões, portanto, chega a levar nata ou leite em sua preparação, mas a base é praticamente a mesma do baião de dois.
O baião de dois leva arroz, feijão, carnes, queijos e diversas especiarias. Por outro lado, o rubacão conta com estes ingredientes, mas leva necessariamente o feijão-fradinho e a carne de sol, podendo ser até considerado uma adaptação do baião de dois.
O rubacão surgiu na região entre a Paraíba e o Ceará, sendo um prato típico da cultura local. Entretanto, de acordo com alguns historiadores gastronômicos, o prato é uma adaptação de uma receita antiga árabe.
Receitas ideais para acompanhar seu rubacão
Salada de ovos com maionese: essa salada é muito saborosa, fácil de fazer e não rouba atenção do componente principal do prato, isto é, o rubacão.
Salada de berinjela cozida: a berinjela possui inúmeros benefícios para sua saúde, como o combate ao colesterol ruim e a ótima quantidade de vitamina C e B6.
Comente o que achou da receita e nos siga nas redes sociais!
Vá aqui embaixo e deixe seu comentário dizendo o que achou sobre o rubacão! E, por fim, não se esqueça de conferir mais receitas no perfil @casaeculinariaoficial no Instagram.
Até a próxima!