Ícone do site Casa e Culinaria

Empadão de frango delicioso com massa podre

Empadão de frango.

O empadão de frango é uma das receitas mais amadas do país. Sendo servida praticamente em todas as padarias do Brasil, muitas pessoas têm vontade de aprender a fazê-la, mas acreditam que é um prato difícil e complicado.

No entanto, hoje, você verá que pode ser sim um pouco trabalhoso, mas com o nosso passo a passo será possível aprender de uma forma muito simples e prática. Nesse sentido, sua receita, sem dúvidas, ficará saborosa e vai surpreender sua família e amigos.

A massa pâte brisée, que também conhecemos como massa podre, é a característica principal de muitas receitas como a do pastel assado, quiche, tortas salgadas, entre muitas outras.

E no caso do empadão de frango não é diferente, visto que a massa podre é um dos seus componentes principais. Com a receita que preparamos hoje, a sua massa irá ficar macia, com boa consistência e simplesmente irresistível. 

Vamos agora aos ingredientes e ao passo a passo dessa super receita aqui do Casa e Culinária: 

5 de 1 avaliação

Empadão de frango

Fazer um bom empadão de frango pode parecer difícil. Entretanto, hoje, você aprender um jeito simples e prática de fazer essa receita. Veja!
Porções 10 porções
Tempo de preparo 30 minutes
Tempo de fogo 40 minutes
Tempo total 1 hour 10 minutes

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 gema (será usada para pincelar a massa)
  • 500 g de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga (ou margarina)
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de chá de sal
  • 500 g de frango já temperado
  • 150 g de requeijão cremoso

Modo de preparo

  • Primeiramente, em uma bacia, adicione a manteiga (ou margarina) e a farinha. Misture até formar uma farofa úmida.
    200 g de manteiga, 500 g de farinha de trigo
  • Adicione o sal, o ovo e a água nessa massa e sove bem até que a mistura fique homogênea e lisa.
    1 ovo, 1 colher de chá de sal, 1/2 xícara de água
  • Em seguida embrulhe a massa usando um plástico filme e leve para ficar na geladeira por 30 minutos.
  • Após esse tempo de descanso, divida a massa em duas. Nesse sentido, uma será usada para forrar a forma e a outra como tampa.
  • Separe a parte selecionada para forrar a forma e abra a massa com a ajuda de um rolo. Você também pode usar uma garrafa, de preferência de vidro.
  • Forre a forma ou travessa.
  • Adicione o recheio, cobrindo primeiramente com o frango e depois com o requeijão.
    500 g de frango, 150 g de requeijão
  • Abra o restante da massa e feche o empadão. Em seguida, pincele com a gema do ovo para que a massa fique dourada.
    1 gema
  • Pré-aqueça o forno a 180º e leve o empadão de frango para a assar por cerca de 40 minutos ou até que a massa fique com o aspecto dourado.
  • Pronto! Agora basta esperar esfriar e servir.
Autor: Gabriel Souza
Calorias: 420kcal
Custo: R$ 20,00
Refeição: Salgado
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: empada, empadao, empadão de frango, frango, massa de empadão, receita com frango, receita de empada, receita de salgado, receita fácil

Dúvidas sobre a receita de empadão de frango

Com certeza essa receita te surpreendeu, não é mesmo? Com nosso passo a passo, fica muito mais simples entender os segredos de um bom empadão de frango. Agora, vamos tirar algumas dúvidas que podem surgir na hora da preparação desse prato:

Por que a massa do empadão de frango se chama massa podre?

A massa do empadão, chamada de “massa podre”, recebe esse nome devido à sua textura delicada e quebradiça quando assada. A expressão “podre” nesse contexto não tem relação com o estado de decomposição, mas sim com a ideia de quebradiça, desintegrável. Portanto, a denominação não está relacionada à qualidade ou ao sabor da massa, mas sim à sua consistência.

Quanto tempo o empadão de frango pode ficar fora da geladeira?

A regra geral é não deixar alimentos perecíveis fora da geladeira por mais de 2 horas. Em climas mais quentes (temperaturas superiores a 32°C), esse limite é reduzido para 1 hora. Se o empadão estiver exposto a temperaturas ambiente por mais tempo do que o recomendado, há um aumento no risco de contaminação bacteriana. Portanto, assim que terminar de comer, o ideal é já armazená-lo na geladeira.

Dá para congelar empadão?

Claro! Porém, lembre-se após assar o empadão de frango, deixe-o esfriar completamente antes de congelar. Isso evita que a umidade se acumule e comprometa a qualidade do alimento durante o congelamento.

Por fim, não se esqueça de avaliar nossas receitas e nos dar sugestões aqui embaixo nos comentários.

E se você quer continuar recebendo o melhor da gastronomia, lembre-se de nos seguir no perfil @casaeculinariaoficial, no Instagram.

Bom apetite!

Sair da versão mobile