Hoje você vai aprender como fazer a bala baiana tradicional, aquela deliciosa com um caramelo fininho por fora e uma espécie de doce de coco por dentro. Nessa versão da receita, ela derrete na boca e deixa aquele gostinho de quero mais. Vale ressaltar que ela também é conhecida como bala de vidro, justamente devido à casquinha transparente e crocante.
E se engana quem acredita que seja difícil fazer a bala baiana, pelo contrário. Elas são tão simples que podem ser feitas até mesmo para eventos, como, por exemplo, festas de aniversário. As crianças adoram o sabor e você pode economizar já que a receita caseira de bala baiana exige poucos ingredientes.
Veja, em seguida, como é simples de fazer!
Bala baiana
Ingredientes
Para a bala
- 1 lata de leite condensado
- 200 g de coco fresco ralado
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
Para a cobertura (calda de caramelo)
- 300 g de açúcar cristal
- 6 colheres de sopa de água
- 4 colheres de sopa de vinagre branco
Modo de preparo
Preparo das balas:
- Primeiramente, leve o leite condensado, o coco e a manteiga ao fogo baixo.1 lata de leite condensado, 200 g de coco fresco, 1 colher de sopa de manteiga
- Em seguida, mexa constantemente até a mistura se soltar do fundo da panela (esse é o ponto de enrolar).
- Depois que esfriar, modele pequenas bolinhas e coloque-as em um recipiente untado com manteiga, enquanto você se prepara para fazer a calda.
Preparo da Cobertura (calda de caramelo)
- Para a cobertura, basta misturar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo baixo. Não é necessário mexer.300 g de açúcar, 6 colheres de sopa de água, 4 colheres de sopa de vinagre
- Cozinhe até que a mistura forme uma calda alaranjada e espessa.
Banho das Balas
- Banhe as bolinhas de coco na calda de maneira rápida.
- Logo após, permita que o excesso escorra antes de colocá-las para secar sobre papel-manteiga untado.
- Siga esses passos simples para criar suas deliciosas balas baianas de coco com cobertura suculenta.
Ponto de estalo do caramelo
O sinal do ponto de estalo do caramelo é quando a calda começa a adquirir uma tonalidade dourada. Assim, ao pingar uma pequena quantidade dessa calda em uma xícara de água à temperatura ambiente, é possível identificar o ponto certo pelo som de um estalo característico. Esse é o ponto ideal para desligar o fogo e caramelizar a bala baiana.
Qual a melhor embalagem para a bala baiana?
Uma questão que deve ser muito bem pensada sobre a bala baiana é a embalagem, já que o caramelo pode derreter com facilidade, principalmente se estiver muito quente. Em seguida, vamos apresentar três opções, confira:
- Celofane
O celofane é feito a partir de celulose e tem flexibilidade, ótimo para embalagens rápidas. Porém, ele não aguenta a água, não protegendo da umidade. Não é ideal para balas baianas, pois a calda pode derreter. Então, use apenas se não tiver outra opção para consumo rápido em dias frios.
- PP (Polipropileno)
O polipropileno (PP) é a melhor escolha. É flexível e resiste à água, protegendo as balas baianas da umidade. Não gruda no doce e mantém tudo fresquinho. É perfeito para doces com calda de açúcar. Você pode achar facilmente em lojas de confeitaria.
- Forminhas para Festas
Agora, imagine a alegria dos convidados ao se depararem com suas balas baianas caramelizadas elegantemente apresentadas em forminhas decorativas durante uma festa. No entanto, assim como o celofane, use apenas para consumo rápido, para que o caramelo não derreta e grude nas forminhas.
Como conservar a bala baiana?
A conservação da bala baiana de forma natural é um tanto delicada. Deixá-la à temperatura ambiente ou na geladeira limita sua vida útil a cerca de 3 dias no máximo. No entanto, você pode deixá-la no congelador por um prazo de até 10 dias.
Ainda assim, antes de levá-la ao congelador, é preciso deixar que esfrie completamente para manter o sabor mesmo após esse prazo. Além disso, coloque-as embaladas num pote de vidro com tampa.
Não é aconselhável congelar a bala baiana, pois o caramelo pode derreter no processo de descongelamento.
Outros sabores da bala baiana
Além do tradicional sabor de coco, as balas baianas podem ser reinventadas em uma variedade de gostos tentadores. No entanto, o recheio precisa estar no mesmo ponto que ensinamos aqui. Veja algumas opções:
- Coco (tradicional)
- Brigadeiro
- Morango
- Abacaxi
- Amendoim
- Limão
- Maracujá
- Manga
- Leite Ninho
Delícia de bala!
Agora que você tem todas as informações necessárias para preparar suas próprias balas baianas caramelizadas, é hora de soltar a imaginação na cozinha!
Lembre-se de que a versatilidade dos sabores e as possibilidades de embalagem tornam essa delícia uma ótima escolha para vender, presentear ou adoçar suas festas.
E se você estiver em busca de mais inspiração e ideias culinárias, fique atento ao nosso perfil no Instagram @casaeculinariaoficial. Compartilhamos receitas incríveis e dicas práticas para aprimorar suas habilidades gastronômicas.
Não esqueça de compartilhar essa receita em suas redes sociais!