Ícone do site Casa e Culinaria

Os erros mais comuns na cozinha: como evitá-los

Cozinhar pode ser uma atividade prazerosa e terapêutica, mas também pode ser desafiadora, especialmente para iniciantes, afinal, você irá cometer erros mais comuns na cozinha no início. Porém, não se preocupe, todos passam por isso.

Contudo, muitos erros comuns na cozinha podem ser evitados com algumas dicas simples e práticas. E é por isso que, nós, do Casa e Culinária, elaboramos este artigo especial para te ajudar nessa missão de se aventurar na cozinha!

Quais são os erros mais comuns na cozinha?

1. Não ler a receita completa antes de iniciá-la

Em primeiro lugar, um dos erros mais comuns é não ler a receita inteira antes de começar a cozinhar. Mas você talvez já tenha pensado, “isso nem pode trazer grandes problemas, certo?” Bom, infelizmente pode.

Nesse sentido, isso pode levar a surpresas desagradáveis no meio do processo, como descobrir que você não tem todos os ingredientes necessários ou que a receita exige mais tempo do que você tinha planejado.

Para evitar isso, leia a receita do início ao fim antes de começar e separe todos os ingredientes e utensílios que você vai precisar. Além disso, confira antes tutoriais dos processos dos quais você não está tão familiarizado e tire o máximo de dúvidas que conseguir para não desperdiçar o seu dinheiro e o tempo.

2. Medir os ingredientes no ”olhômetro”

Outro erro frequente é não medir os ingredientes corretamente. Lembre-se que cozinhar é uma ciência precisa, e pequenas variações nas quantidades podem alterar significativamente o resultado final.

Por isso, use sempre copos e colheres medidores para garantir que você está usando a quantidade exata de cada ingrediente. Para mais, ao medir ingredientes secos, como farinha ou açúcar, nivele-os com uma faca para remover o excesso, deixando de lado um dos erros comuns na cozinha.

3. Pular o preaquecimento do forno

Não preaquecer o forno é outro deslize comum. Muitas receitas exigem que o forno esteja a uma temperatura específica antes de colocar o alimento para assar.

Isso faz uma diferença tão grande que, se você já pulou o preaquecimento, provavelmente se arrependeu no mesmo dia!

Se você não preaquecer o forno, o tempo de cozimento será alterado, e o prato pode não cozinhar uniformemente. Sempre ligue o forno com antecedência e deixe-o atingir a temperatura desejada antes de colocar a comida, evitando assim outro dos erros mais comuns na cozinha.

4. Não seguir as instruções de temperatura

Sem dúvida, cozinhar em temperaturas muito altas ou muito baixas pode arruinar um prato. Por isso, siga as instruções de temperatura da receita para obter os melhores resultados.

Nós, do Casa e Culinária, não especificamos a temperatura apenas para você ter ”uma noção”. A ideia, dessa forma, é que você siga a receita como um verdadeiro roteiro, adaptando-a em casos em que seu equipamento é muito mais forte ou fraco, por exemplo.

5. Não experimentar enquanto cozinha

Não experimentar enquanto cozinha é um erro muito comum, relativamente fácil de evitar, mas que muitas pessoas cometem!

Com certeza, você já deve ter visto até mesmo competidores de programas culinários cometendo esse erro. Decerto, provar a comida durante o preparo é uma ótima maneira de ver se tem necessidade de ajustar temperos e garantir que o prato esteja no ponto certo. Contudo, use colheres limpas para provar e ajustar apenas se precisar.

Receitas fáceis para evitar erros comuns na cozinha

E, para acompanhar mais dicas, como a de hoje, além de receber receitas extraordinárias: siga nosso Instagram oficial @casaeculinariaoficial! Dessa forma, seu repertório culinário estará sempre repleto de ideias.

Até logo!

Sair da versão mobile