É muito fácil fazer uma deliciosa torta de ricota, uma sobremesa leve, cremosa e irresistível. Hoje, além de saber como preparar, você vai ver algumas dicas para incrementar a receita e servir desde um almoço simples até algo mais sofisticado e profissional.
O tempo de preparo da torta de ricota é de 1 hora, porém, ela é mais apreciada quando está gelada, então, deixe em geladeira por pelo menos mais 1 hora. Em seguida, veja os ingredientes básicos que provavelmente você tem em casa e se prepare para uma sobremesa deliciosa.
Torta de ricota
Ingredientes
- 4 ovos
- 1 caixa de leite condensado
- 1 caixa de leite integral
- 1 colher de sopa de margarina ou manteiga sem sal
- 1 ½ colher de sopa de amido de milho maisena
- ½ xícara de chá de açúcar
- 300 g de ricota
Modo de preparo
- Primeiramente, separe as claras e reserve.4 ovos
- Em seguida, no liquidificador, bata as gemas, o leite condensado, o leite, a ricota, a margarina, o açúcar e a maisena até obter mistura homogênea, cerca de 5 minutos em temperatura média.1 caixa de leite condensado, 1 caixa de leite, 1 colher de sopa de margarina, 1/2 xícara de chá de açúcar, 300 g de ricota, 1 1/2 colher de sopa de amido de milho
- Logo após, bata as claras até ponto de neve.
- Misture delicadamente claras em neve com creme do liquidificador.
- Pré-aqueça o forno a 180º C.
- Logo após, coloque a massa em uma forma retangular untada e asse até dourar.
- Retire, deixe esfriar e sirva frio.
Dúvidas e inspirações para fazer a torta
Conforme mencionamos, a receita que compartilhamos com vocês é bem básica. No entanto, é possível incrementar a torta de ricota com outros ingredientes que combinam muito bem com a sobremesa. Veja em seguida!
Incrementações para fazer a torta de ricota
- Frutas frescas: Uma boa ideia para incrementar a torta de ricota é distribuir uma camada de frutas frescas, como, por exemplo, morangos fatiados, mirtilos ou kiwis. Para isso, basta acrescentar os ingredientes quando faltar cerca de 10 minutos para a torta ficar pronta.
- Calda de caramelo: Essa dica é bem simples, você precisa apenas fazer uma calda de caramelo e colocar sobre a torta no momento de servir. O caramelo dará um sabor doce e aveludado que complementa a ricota.
- Nozes e amêndoas: Misture nozes picadas e amêndoas laminadas à massa da torta de ricota para adicionar crocância e sabor de frutos secos.
- Raspas de chocolate: Polvilhe generosamente raspas de chocolate meio amargo ou chocolate branco por cima da torta antes de servir.
- Chantilly: E que tal decorar a torta com uma generosa camada de chantilly por cima para um toque cremoso e leve?
- Outros tipos de queijos: Além da ricota, experimente adicionar um toque de cream cheese ou queijo mascarpone para uma textura ainda mais rica e cremosa.
- Uvas-passas: Antes de colocar a massa da torta na forma, forre com uma camada fina de uvas-passas, fica uma delícia!
- Goiabada: adicione pedaços pequenos de goiabada sobre a massa antes de assar para um contraste doce e tropical.
Passo a passo para congelar a torta de ricota
- Espere a torta esfriar completamente após assar.
- Quando estiver fria, a envolva em plástico-filme para evitar ressecamento.
- Em seguida, use papel alumínio como proteção adicional.
- Coloque uma etiqueta com o nome e a data de congelamento.
- Logo após, coloque a torta no freezer em uma superfície plana.
- Consuma dentro de no máximo 3 meses.
Como descongelar a torta de ricota?
- Quando quiser se deliciar com a sobremesa congelada, descongele-a lentamente na geladeira por algumas horas.
- Reaqueça no forno, se desejar.
Origem da torta de ricota
A torta de ricota teve sua origem na Itália, onde a ricota, ou seja, um queijo fresco, sempre foi parte da culinária local. Acredita-se que nas regiões da Sicília e da Calábria, na Itália, a torta de ricota tenha surgido, usando esse queijo como ingrediente principal.
Com o passar do tempo, essa delícia se espalhou por diferentes lugares do mundo. Hoje em dia, é um doce apreciado em muitos países, com várias variações e sabores. É uma sobremesa bem versátil; por isso, tem diversas adaptações.
Sabor em cada mordida
Indiferente da sua preferência, se a torta de ricota clássica ou suas adaptações com frutas, passas ou goiabada, a sobremesa é realmente muito gostosa. Graças a ricota ele fica com uma camada cremosa por dentro e uma casquinha levemente crocante por fora.
Quando fizer essa delícia, comenta como ficou e se você optou por fazer algumas das adaptações que compartilhamos. Segue a gente no Instagram @casaeculinariaoficial, lá temos diversas outras receitas para você acompanhar!