Essa receita de queijadinha é ideal para um lanche da tarde saboroso e fácil de preparar, sem precisar de muito tempo na cozinha. Além disso, nada melhor do que um bolinho como esse acompanhado de um delicioso café, não é mesmo?
Além disso, você sabia que a queijadinha é um doce típico brasileiro e possui ingredientes que são facilmente encontrados? Isso mesmo, essa receita além de saborosa, também é muito popular e prática, então, qualquer um pode fazer, mesmo não sendo craque na cozinha.
Sendo assim, a seguir veja os ingredientes utilizados, como preparar a receita e outras curiosidades sobre o prato. Vamos lá?
Ingredientes
- 200 ml de leite de coco
- 4 ovos
- 50 g de coco ralado
- 2 xícaras de chá com açúcar branco
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 200 ml de Leite integral
- 1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres de sopa com manteiga
- 1 colher de sopa de fermento biológico em pó
Como fazer queijadinha
- Antes de tudo, comece a receita colocando a manteiga, os ovos, o leite integral, o açúcar e também o leite de coco dentro do liquidificador.
- Em seguida, bata tudo bem no liquidificador até obter uma mistura homogênea dos ingredientes.
- Logo depois, adicione também o coco ralado, o queijo e a farinha de trigo junto com a mistura do liquidificador.
- Depois, continue batendo um pouco mais a mistura e coloque o fermento biológico em pó, nessa fase mexa delicadamente com a espátula, sem bater no liquidificador.
- Agora, unte as forminhas pequenas com manteiga e farinha de trigo.
- Posteriormente, leve as forminhas para o forno e deixe assar a 180º em forno pré-aquecido.
- Aguarde assar por cerca de 40 minutos.
- Para finalizar, quando estiver assado, tire as queijadinhas do forno e pode servir quentinho.
- Caso prefira, salpique coco ralado por cima para decorar e ofereça calda de leite condensado antes de servir.
Veja qual a origem da receita
Esse se trata de um doce tipicamente brasileiro, com influência dos portugueses. O primeiro contato com o doce, foi através dos portugueses, quando chegaram ao Brasil na época do Brasil colônia. Ao longo do tempo, o doce passou por algumas modificações ao passar por influência de outras culturas.
Os africanos substituíram o queijo pelo coco ralado, por exemplo. Eles fizeram essa substituição na queijadinha que conhecemos e no doce dos portugueses, sendo essa a principal diferença. No entanto, eles fizeram outras modificações na receita e surgiram diversas variações do prato.
Queijadinha e quindim são o mesmo doce?
Muitas pessoas acabam confundindo a queijadinha e o quindim e acham que são o mesmo doce, mas com nomes diferentes. Na realidade, pode acontecer de um mesmo prato ter nomes diferentes em regiões diferentes.
No entanto, esse não é o caso, pois, para quem não sabe, existe um detalhe que diferencia um doce do outro. Como você viu até aqui, a receita de queijadinha é feita com coco ralado e queijo parmesão ralado, ambos não podem faltar na receita.
Por outro lado, não ocorre o mesmo em relação ao quindim, pois, o mesmo leva apenas o coco ralado em sua composição. Na verdade, a versão original do doce era feita com amêndoas, mas passou por essa mudança ao chegar no Brasil.
Por que o nome queijadinha?
Sem dúvidas, muitos se questionam o motivo da queijadinha ter esse nome e, nesse caso, a resposta é bem simples. O nome ganhou esse nome pelo fato de seu formato ser parecido com os queijos tradicionais feitos no país. Por isso, foi dado esse nome e o doce se popularizou dessa forma, ficando bastante famoso em vários lugares ao redor do mundo
Na realidade, a consistência do doce é o que mais chama atenção, pelo fato de possuir uma consistência cremosa por dentro e a casquinha crocante por fora. Apesar de existirem muitas variações do doce, geralmente, ele não perde essa consistência peculiar.
Acompanhamento para a queijadinha
Agora que você já sabe preparar uma deliciosa queijadinha e também aprendeu sobre a história da receita, o que acha de colocar alguns acompanhamentos para aproveitar junto desse prato?
Sugerimos acrescentar algumas frutas frescas, como, morango, amoras ou fatias de manga. Pois, as frutas adicionam um toque de frescor e contraste à doçura da queijadinha. Outra combinação bem interessante seria a queijadinha morna com sorvete e ainda, se desejar, adicionar chantilly por cima.
Por fim, nos conte aqui nos comentários o que você achou da receita, se você já a fez assim, ou com algum tipo de variação e qual variação foi essa.
E após preparar essa receita compartilhe conosco o que achou, deixando fotos e sugestões em nosso perfil nas redes sociais @casaeculinariaoficial.
Queijadinha
Ingredientes
- 200 ml de leite de coco 1 vidrinho
- 4 ovos
- 50 g de coco ralado
- 2 xícaras de chá de açúcar branco
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 200 ml de leite integral
- 1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sobremesa de fermento biológico pó
Modo de preparo
- Coloque a manteiga, os ovos, o leite integral, o açúcar e também o leite de coco dentro do liquidificador.4 ovos, 2 xícaras de chá de açúcar, 200 ml de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 200 ml de leite de coco
- Bata tudo bem no liquidificador até obter uma mistura homogênea dos ingredientes.
- Adicione também o coco ralado, o queijo e a farinha de trigo junto com a mistura do liquidificador.50 g de coco, 50 g de queijo parmesão, 1 xícara de chá de farinha de trigo
- Continue batendo um pouco mais a mistura e coloque o fermento biológico em pó, nessa fase mexa delicadamente com a espátula, sem bater no liquidificador.1 colher de sobremesa de fermento biológico
- Unte as forminhas pequenas com manteiga e farinha de trigo.
- Leve as forminhas para o forno e deixe assar a 180º em forno pré-aquecido por 40 minutos.
- Quando estiver assado, tire as queijadinhas do forno e pode servir quentinho.
- Se preferir, salpique coco ralado por cima para decorar e ofereça calda de leite condensado antes de servir.