O edamame ou soja verde é um alimento rico em vitaminas do complexo B, possui uma excelente quantidade de proteínas para um vegetal, além de ser considerado protetor do sistema cardiovascular.
Com tantos benefícios assim, você já deve estar entusiasmado para acrescentá-lo em seu cardápio, não é mesmo? E fique tranquilo(a), pois só leva 20 minutos para prepará-lo!
Veja a seguir a receita completa:
Edamame
Ingredientes
- 200 g de edamame
- 1 L de água
- 20 ml de azeite de oliva
- 1 unidade de limão-siciliano
- 5 g de flor de sal
Modo de preparo
- Em uma panela de tamanho médio, acrescente a água e deixe em fogo alto até ferver.1 L de água
- Quando começar a ferver, adicione o edamame e deixe cozinhando por pelo menos 15 minutos.200 g de edamame
- Enquanto o edamame cozinha, tire as raspas do limão com o auxílio de um ralador. Reserve as raspas, pois iremos utilizá-la posteriormente.1 unidade de limão-siciliano
- Após 15 minutos de cozimento, escorra a água do edamame e coloque-o em um recipiente.
- Tempere o edamame com o azeite, a flor de sal e misture. Em seguida, acrescente as raspas de limão.5 g de flor de sal, 20 ml de azeite de oliva
- Bom apetite!
Tem alguma dúvida sobre o edamame? Confira as mais frequentes
No Brasil, o edamame possui alguns nomes diferentes. Entre eles estão o nome ”soja verde” e ”soja hortaliça”.
O gosto é neutro, tendo um leve sabor da soja imatura. Dessa forma, torna-se um alimento altamente versátil, combinando com várias receitas.
Edamame é o nome que se dá a vagem que ainda não está madura. Pode-se dizer, portanto, que são o mesmo vegetal em momentos diferentes de maturidade.
O que servir com o edamame? Confira as nossas recomendações
Pensou em versatilidade? Então, pensou em edamame. Sendo uma receita que combina com praticamente tudo, ficam aqui nossas recomendações de acompanhamentos e proteínas para servir junto.
Escalope de filé mignon ao molho madeira: tradicionalmente, os acompanhamentos de proteínas tão rebuscadas quanto o filé mignon devem ser neutros, sem roubar a atenção do protagonista.
Iscas de peixe com maionese de ervas: cansou das carnes suínas e bovinas? Que tal testar estas saborosas iscas de peixe com maionese de ervas? Sirva com o edamame para deixar o prato ainda mais completo.
Arroz vermelho cremoso: o arroz vermelho possui propriedades antioxidantes, é rico em fibras e vitaminas e, além disso, é bastante saboroso. Decerto, combina muito com o edamame.
Origem do edamame
O edamame não possui origem brasileira, apesar de ser tão conhecido em território nacional e estar presente há séculos em nosso país.
Esse vegetal, que é um super alimento, tem origem chinesa. ”Eda” significa galho, enquanto ”mame” significa feijão. Sendo um alimento relativamente barato e altamente nutritivo, integra de forma bastante difundida a cultura asiática.
Quer aprender mais receitas e tornar seu dia a dia mais saboroso? Nos siga no Instagram!
Cozinhar é um hábito que sempre requer novos aprendizados e o Casa e Culinária está aqui justamente para te ajudar nessa missão.
Dessa maneira, siga nosso perfil @casaeculinariaoficial no Instagram e ganhe todos os dias novas inspirações para criar seus pratos.
Por fim, deixe aqui seu comentário sobre a receita de edamame de hoje e fique a vontade para nos dar sugestões.
Até a próxima!