Há inúmeras possibilidades quando se trata do preparo de carnes, como o croquete de costela, pode ser uma entrada ou até um acompanhamento delicioso. E hoje vamos te ensinar a prepará-lo.
Aprenda a fazer essa receita de forma saborosa e suculenta, já que é um prato que se encaixa junto de vários outros.
Confira a seguir o passo a passo completo do croquete de costela, além das dúvidas mais frequentes e boas opções de bebidas para acompanhar, na sequência.
Veja:
Croquete de costela
Ingredientes
Para a massa
- 500 g de costela desfiada pronta
- 1 unidade de cebola cortada em pequenos cubos
- 10 colheres de sopa de manteiga
- 1 e ½ xicara de chá de farinha de trigo
- 800 ml de leite integral
- Pimenta-do-reino a gosto
- Páprica defumada a gosto
- Sal a gosto
Para fritar
- Farinha de trigo a gosto
- Farinha panko a gosto
- 3 unidades de ovo
Modo de preparo
- Em uma panela, adicione um fio de azeite e refogue a cebola.1 unidade de cebola
- Acrescente a costela desfiada e refogue por 3 minutos.500 g de costela desfiada
- Retire a costela da panela e reserve, mas não desligue o fogo. Acrescente a manteiga e deixe-a derreter.10 colheres de sopa de manteiga
- Na panela, adicione a farinha de trigo e o leite, mexendo constantemente para que não se crie grumos.1 e 1/2 xicara de chá de farinha de trigo, 800 ml de leite
- Coloque a costela novamente na panela e tempere com páprica defumada, pimenta-do-reino e sal. Mexa e deixe cozinhando até que o conteúdo se desprenda do fundo e se torne uma massa.Pimenta-do-reino, Páprica defumada, Sal
- Em uma forma, coloque a massa e deixe descansando até esfriar.
- Após a massar esfriar, faça bolinhas de tamanho parecidos e passe-as na farinha de trigo, no ovo e na farinha panko.Farinha de trigo, Farinha panko, 3 unidades de ovo
- Volte-as as bolinhas para a forma e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.
- Agora frite em óleo quente ou na air fryer.
- Pronto! Sirva seus croquetes de costela saborosos e suculentos.
Veja as maiores dúvidas sobre o croquete de costela
As costelas de porco ou de boi são as opções comuns. As costelas de porco tendem a ser mais macias e suculentas, enquanto as costelas de boi podem oferecer um sabor mais robusto. Costelas de cordeiro também podem ser uma escolha deliciosa para quem gosta desse tipo de carne. Independentemente do tipo de costela escolhido, o importante é garantir que a carne seja cozida adequadamente para que fique fácil de desfiar e misturar com os outros ingredientes do croquete.
Algumas teorias apontam para o surgimento do croquete na Holanda. Entretanto, rapidamente a receita já estava em alta por toda a Europa e, posteriormente, por todos outros continentes com muitas variações, como o croquete de costela.
Se você deseja preparar uma carne de costela extremamente macia, você pode mariná-la na cerveja 2 horas antes do preparo.
Confira as melhores bebidas para acompanhar
Pina colada: sendo uma bebida saborosa e que não enjoa, a pina colada é perfeita para ocasiões acompanhadas de petiscos, como o croquete de costela.
Sangria: no verão, receitas refrescantes, como a sangria, são ideais em qualquer hora do dia. Então, teste essa receita, de origem espanhola, e surpreenda seu paladar!
Mimosa: e seguindo na linha de drinks tropicais, é claro que a clássica mimosa não poderia faltar, não é mesmo? Acima de tudo, demonstra-se como uma combinação perfeita para entradas de variados tipos.
Experimente a receita e compartilhe o que achou!
Viu só como é fácil fazer uma receita saborosa e suculenta? Além disso, você pode servir os croquetes de costela em uma ampla gama de ocasiões, já que são práticos de comer e não tomam muito do nosso tempo na cozinha.
Logo depois de provar, não se esqueça de contar tudo, aqui embaixo nos comentários, sobre o que achou da receita de croquete de costela, viu?!
Por fim, siga nosso perfil no Instagram @casaeculinariaoficial e confira outras receitas com carnes, massas, bebidas e outras centenas de opções.
Até a próxima!