A receita de hoje é da canjica de milho, ou seja, aquela em que se debulha a espiga de milho-verde. Suas raízes estão presentes principalmente na região Nordeste do país. Além disso, a canjica é frequentemente associada a festas juninas, mas também é apreciada ao longo do ano.
Sua origem está relacionada à colonização, quando os povos indígenas e africanos contribuíram para a formação da culinária brasileira. Uma curiosidade aceita pelos historiadores é que os africanos trouxeram para cá a kanzika, um tipo de papa feita de milho.
Hoje essa papa é conhecida como canjica e possui várias variações feitas desde o milho-verde, branco como pratos doces e salgados. Em seguida, veja os ingredientes e como fazer a sobremesa.
Canjica de milho
Ingredientes
- 12 espigas de milho-verde debulhadas
- 1 litro de leite integral
- 1 vidro de leite de coco
- 1 xícara de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 pitada de sal
- Cravo e canela a gosto
Modo de preparo
- No liquidificador, bata o milho-verde com o leite integral, o ideal é bater em duas vezes, pois caso contrário pode derramar.12 espigas de milho-verde, 1 litro de leite
- Em seguida, desligue o liquidificador e coe a mistura.
- Em uma panela, adicione o caldo de milho coado, o restante do leite, o leite de coco, o açúcar, a pitada de sal, a margarina e o cravo a gosto.1 vidro de leite de coco, 1 xícara de chá de açúcar, 2 colheres de sopa de margarina, 1 pitada de sal, Cravo e canela a gosto
- Então, cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente até obter um creme espesso, cerca de 25 minutos.
- Despeje em uma travessa ou copinhos individuais e polvilhe com canela em pó.Cravo e canela a gosto
- Sirva quente ou gelado!
Principais dúvidas sobre a receita de canjica de milho-verde
Agora que você já sabe como fazer uma deliciosa canjica de milho-verde, em seguida, vamos sanar suas dúvidas sobre o preparo da sobremesa.
Tem que colocar a canjica de molho?
Colocar a canjica de molho vai depender da receita que você escolher, no caso essa que compartilhamos hoje, não há necessidade. Afinal, a receita tradicional é feita com o milho-verde batido com leite no liquidificador.
Agora, caso escolha fazer a receita da canjica branca, aquela que fica com pequenos gominhos, para que ela fique mais molinha, é ideal deixá-la de molho em água quente por pelo menos 20 minutos.
O que fazer para a canjica não ficar dura?
No caso do milho-verde é preciso escolher espinhas novas, elas são mais moles que as outras. Já a canjica branca precisa ficar de molho e ser muito bem cozida. Além disso, existem outras dicas que você pode seguir para fazer uma canjica deliciosa:
- Na hora de escolher o milho, opte por grãos que sejam frescos e de boa qualidade. Evite milho velho, pois pode ser mais difícil de cozinhar.
- Deixar a canjica de molho em água fria por pelo menos 8 horas ou durante a noite também ajuda a amolecer os grãos antes de cozinhar.
- Cozinhe a canjica em fogo baixo, em vez de fogo alto, isso permite que os grãos absorvam lentamente o líquido e cozinhem de maneira uniforme.
- Evite adicionar açúcar no início do cozimento, pois o açúcar pode endurecer os grãos. Adoce sua canjica somente depois que os grãos estiverem bem cozidos.
- Teste a canjica para verificar se está macia o suficiente antes de retirá-la do fogo. Os grãos devem estar macios, mas ainda inteiros.
- Se a canjica estiver ficando muito seca durante o cozimento, adicione um pouco mais de leite ou água quente para manter a umidade.
Qual é o ponto da canjica?
O ponto da canjica de milho-verde é quando, após a fervura, ela se tornar um creme espesso. Vale ressaltar que, ao esfriar, ela costuma engrossar um pouco mais. Já o ponto da canjica branca é quando os grãos estão bem macios.
Variações saudáveis da canjica de milho
Você pode trocar alguns ingredientes e fazer uma variação saudável da canjica de milho, como, por exemplo, trocar o leite integral por leite de amêndoa, leite de soja ou leite de coco. Eles são livres de lactose e funcionam bem na canjica.
Vale ressaltar que o milho é naturalmente isento de glúten, e os alimentos feitos com milho, como, por exemplo, a pipoca, a pamonha, o curau e a canjica, também são livres de glúten.
Agora, se quiser uma canjica de milho menos calórica, basta reduzir a quantidade de açúcar ou usar alternativas mais saudáveis, como o açúcar de coco ou adoçantes naturais, como o mel ou o xilitol.
Acompanhamentos e coberturas criativas para a canjica de milho
Em seguida, veja algumas ideias de acompanhamentos e coberturas para incrementar sua canjica de milho e deixá-la ainda mais saborosa:
- Na receita que compartilhamos usamos apenas o leite de coco, mas você pode acrescentar também o coco ralado fresco ou em flocos para a canjica de milho ganhar mais textura.
- O amendoim torrado e moído é uma opção deliciosa para dar um toque crocante à canjica, inclusive, você também pode esfarelar uma paçoca.
- Outra dica é regar um pouco de leite condensado sobre a canjica para dar ainda mais doçura.
- Uma calda de goiabada derretida casa perfeitamente bem com a canjica, criando uma mistura de sabores incrível.
- Sirva a canjica com uma bola de sorvete de creme ou baunilha, a sobremesa tradicional vai ficar ainda mais saborosa.
Dicas para armazenar e congelar a canjica de milho
Armazenar e congelar a canjica de milho é uma ótima maneira de aproveitar essa delícia por mais tempo. No entanto, é preciso seguir algumas dicas, como, por exemplo:
- Certifique-se de que a canjica tenha esfriado completamente antes de guardar.
- Para armazenamento na geladeira, coloque-a em um recipiente hermético, como um pote com tampa.
- Mantenha na geladeira por até 5 dias ou no freezer por até 30 dias.
Faça em taças de sobremesa individuais
Agora que você já sabe como fazer uma deliciosa canjica de milho, também é possível colocar o creme em taças de sobremesa individuais. Após esfriar, você pode servir com uma das sugestões que indicamos.
Aproveite e sirva como sobremesa após um almoço em família todos vão se surpreender quando você disser contar a origem da canjica de milho tradicional. Claro que com o tempo fomos adaptando a receita, ainda assim, ela é deliciosa.
Você já conhece nosso Instagram? Segue @casaeculinariaoficial, temos mais dicas e curiosidades culinárias.
Não esqueça de comentar caso tenha curtido da nossa receita e nos contar a experiência de preparar esse prato típico nordestino que dá água na boca.