O banoffee na taça é uma receita simples e bastante saborosa, a melhor opção para quem deseja uma sobremesa rápida, barata e que fuja da obviedade.
Originária das charmosas cafeterias britânicas, essa versão individualizada da clássica torta banoffee é uma explosão de sabores em cada camada. Uma obra prima que tem tudo para conquistar o paladar.
Portanto, acompanhe o passo a passo e se surpreenda!
Banoffee na taça
Ingredientes
- 100 g de manteiga sem sal derretida
- 200 g de bolacha maisena
- 330 g de creme de leite fresco e gelado
- 400 g de doce de leite
- 2 bananas nanicas (cortada em rodelas)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo
- Comece triturando as bolachas no processador ou liquidificador até obter uma farofa.200 g de bolacha maisena
- Logo em seguida passe a farofa para um recipiente e então acrescente a manteiga derretida, misture bem até que a mistura fique com uma textura similar a areia molhada. Reserve.100 g de manteiga sem sal
- Escolha uma taça ou copo com boca larga, logo em seguida adicione o equivalente a um dedo da farofa.
- Acrescente uma camada de doce de leite e então espalhe cuidadosamente para que a camada fique proporcional.400 g de doce de leite
- Por cima, adicione as rodelinhas de banana. Reserve.2 bananas nanicas
- Em uma batedeira adicione o creme de leite fresco, essência de baunilha e açúcar. Bata até que a misture monte chantilly e fique firme.330 g de creme de leite, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de essência de baunilha
- Finalize a sua receita adicionando uma camada de chantilly, logo em seguida leve as taças a geladeira e deixe descansar por cerca de 2 horas ou até ficarem bem geladas.
Se bem armazenada e coberta de maneira adequada a tortinha de banoffee na taça pode durar entre 5 e 3 dias. Mas, antes de consumi-la atente-se ao cheiro e seu aspecto visual. Em caso de dúvidas, escolha descartar.
Batemos o creme de leite fresco e gelado para formar chantilly, que é um dos elementos principais desta sobremesa. O frio ajuda a obter uma consistência firme e estável ao bater o creme.
Para dispor sobre o recheio da torta, cortamos as bananas em rodelas, proporcionando uma camada de sabor doce e textura macia que contrasta com a crosta crocante e o doce de leite.
Qual a origem do Banoffee na taça?
A banoffee tem origem britânica. E a versão que conhecemos nasceu nos anos 70 como uma adaptação de uma receita americana que já existia, mas eles a faziam com outras frutas.
E então, durante os anos 90, a torta se espalhou pelo resto do mundo, inclusive no Brasil onde logo se tornou uma sensação.
O nome peculiar da receita é uma referencia aos seus principais ingredientes, a banana e o “toffe” uma espécie de caramelo feito a partir de leito cozido com açúcar.
A versão de banoffee na taça, não possui uma origem datada, no entanto, é certo afirmar que ela nasceu da necessidades da vida moderna. Afinal ninguém come uma torta inteira sozinho em um café.
Sua opinião é muito valiosa para a gente!
Não deixe de contar nos comentários o que você achou dessa receita, você já experimentou uma banoffee na taça assim?
Além disso, não confira outras receitas com banana sensacionais que temos por aqui. São opções perfeitas para quem deseja aproveitar a fruta ao máximo e de maneiras variadas!
Se você adora as redes sociais e sempre está online, aproveita para dar uma olhadinha em nosso Instagram! Por lá você encontra receitas, dicas e muito mais, tudo na ponta de seus dedos!
Enfim, até a próxima e bom apetite.