Que tal aprender hoje como fazer um delicioso arroz de cuxá? Você já conhecia essa refeição? Originário do Maranhão, ele pode ser feito com arroz branco ou com arroz integral e de ambos os jeitos, fica muito bom.
O arroz de cuxá é uma famosa comida típica que mistura sabores de várias culturas, como, por exemplo, a africana, a indígena, a portuguesa e a árabe. Já a palavra “cuxá” vem do tupi e significa “azedo preservado”. Em seguida, veja como preparar esse prato diferente e delicioso!
Ingredientes
- Vinagreira (azedinha) a gosto
- 2 tomates maduros picados
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 pimentão grande vermelho picado
- Pimentinha de cheiro a gosto
- 350g de camarão fresco e limpo
- 1/2 kg de arroz branco cozido
- Gergelim a gosto
- Cebolinha a gosto
- Azeite a gosto
Como fazer arroz de cuxá?
- Primeiramente, cozinhe a vinagreira na água com uma pitada de sal por cerca de 35 minutos ou até que amoleça. Reserve.
- Em uma panela média, coloque o arroz para cozinhar com água e sal.
- Leve para ferver e, em seguida, reduza o fogo.
- Cozinhe por 20 minutos até o arroz ficar macio e absorver a água. Tampe e reserve.
- Enquanto o arroz cozinha, refogue a cebola, o alho, o tomate, o pimentão, a pimentinha e o camarão em uma frigideira grande, em fogo médio.
- Cozinhe por cerca de 7 minutos até os legumes amaciarem.
- Adicione o gergelim, o arroz cozido e a vinagreira à frigideira, misture bem.
- Cozinhe por mais 2 minutos e adicione a cebolinha.
- Enfim, está pronto! Sirva quente.
História do arroz de cuxá
O cuxá é um prato tradicional do Maranhão feito com a planta medicinal vinagreira cozida e refogada e os outros ingredientes que mencionamos na receita.
Sua história é antiga, já que o prato foi criado e inicialmente pelos escravos da Guiné no século XVIII. Os trabalhadores cultivavam a planta nas terras disponíveis nos rios Pindaré e Mearim.
O nome vem da língua Mandinga, significando quiabo-de-angola ou vinagreira. Portanto, é um ingrediente importante da história e dieta local.
O que é a vinagreira?
A vinagreira é uma planta originária da África, também conhecida como quiabo-de-angola ou caruru-azedo. Ela possui folhas verdes e suculentas, com flores de tons vermelhos ou rosados.
O sabor azedo das folhas é o que a torna especial. É muito utilizada na culinária do Maranhão principalmente para fazer o famoso prato arroz cuxá.
Quais os benefícios da vinagreira?
A vinagreira é rica em benefícios e nutrientes, como, por exemplo, vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio e ferro.
Suas folhas podem ser consumidas cruas em saladas ou cozidas em refogados, ensopados e caldos. Além do sabor único, a vinagreira também é apreciada por suas propriedades medicinais, que incluem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Onde posso encontrar a vinagreira para fazer o arroz de cuxá?
Você sabia que a vinagreira e o hibisco vêm da mesma planta? O hibisco é o nome que damos às sépalas que envolvem o fruto do Hibiscus Sabdariffa, e a vinagreira é o nome das folhas da mesma planta. Por isso, você pode encontrá-la facilmente em mercados de todo o Brasil, só que muitas vezes com outros nomes.
A vinagreira é um arbusto vigoroso com caule verde, vermelho ou arroxeado, chegando a até 3 metros de altura. Suas folhas podem ser verdes ou púrpuras.
Desta forma, ela é conhecida por diversos nomes, como, por exemplo, quiabo-roxo, caruru-azedo, azedinha, rosélia, azeda-da-guiné, caruru-da-guiné, chá-da-jamaica, pampulha, papoula-de-duas-cores, entre outros.
Variações e dicas para fazer o arroz de cuxá vegano
O arroz de cuxá é uma ótima refeição para quem segue uma dieta vegana, pois além de ter ingredientes ricos em proteínas, você pode usar outros vegetais proteicos e eliminar o camarão.
Então, experimente fazer o arroz de cuxá com arroz integral, sementes de abóbora, girassol e entre outros, além é claro da vinagreira que dá todo o sabor especial ao prato.
Veja algumas ideias de acompanhamentos na hora de servir o arroz de cuxá
- O arroz de cuxá combina muito bem com peixes grelhados, como robalo, tambaqui ou tilápia. O sabor azedo do cuxá realça o sabor do peixe, criando uma combinação deliciosa.
- Outra opção é servir o Arroz de Cuxá com frango ou carne assada. O contraste entre o sabor ácido do cuxá e a carne suculenta é uma combinação de sabores irresistíveis.
- Uma salada de folhas verdes, como alface, rúcula ou agrião, pode ser um ótimo acompanhamento leve e refrescante para o arroz de cuxá.
- E que tal servir com uma farofa crocante feita com farinha de mandioca e ingredientes como bacon, linguiça ou castanhas?
- Sirva também com legumes como abobrinha, berinjela, pimentão e cenoura grelhados, eles trazem textura e sabor adicionais à refeição.
- Fatias de banana-da-terra fritas ou assadas também podem ser uma opção surpreendente para acompanhar o arroz de cuxá.
Experimente seu arroz de cuxá
Independente da sua escolha de acompanhamento para servir o arroz de cuxá, saiba que esse prato sozinho já é uma delícia! Você já conhecia essa receita? Conta aqui nos comentários! E quando fizer não esquece de mostrar pra gente como ficou, através das redes sociais do Casa e Culinária, Instagram e Facebook @casaeculinariaoficial.
Arroz de cuxá
Ingredientes
- Vinagreira (azedinha) a gosto
- 2 tomates maduros picados
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho amassados
- 1 pimentão grande vermelho
- Pimentinha de cheiro a gosto
- 350 g de camarão fresco e limpo
- ½ kg de arroz branco cozido
- Gergelim a gosto
- Cebolinha a gosto
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Primeiramente, cozinhe a vinagreira na água com uma pitada de sal por cerca de 35 minutos ou até que amoleça. Reserve.Vinagreira (azedinha)
- Em uma panela média, coloque o arroz para cozinhar com água e sal.1/2 kg de arroz branco cozido, Sal
- Leve para ferver e, em seguida, reduza o fogo.
- Cozinhe por 20 minutos até o arroz ficar macio e absorver a água. Tampe e reserve.
- Enquanto o arroz cozinha, refogue a cebola, o alho, o tomate, o pimentão, a pimentinha e o camarão em uma frigideira grande, em fogo médio.2 tomates maduros, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 pimentão, Pimentinha de cheiro, 350 g de camarão, Azeite
- Cozinhe por cerca de 7 minutos até os legumes amaciarem.
- Adicione o gergelim, o arroz cozido e a vinagreira à frigideira, misture bem.Gergelim
- Cozinhe por mais 2 minutos e adicione a cebolinha.Cebolinha
- Enfim, está pronto! Sirva quente.