Gente, quem aí também adora polenta mas desanima só de pensar em ficar horas mexendo a panela? Seus problemas acabaram! Hoje vou te mostrar o truque para fazer uma polenta super cremosa na panela de pressão. É um método rápido, que não suja o fogão e o resultado é uma textura aveludada que derrete na boca.
Por que essa receita na pressão funciona tão bem?
O segredo é a ciência, pura e simples. A pressão dentro da panela faz com que o fubá cozinhe de forma muito mais rápida e uniforme. O vapor concentrado hidrata cada grãozinho por igual, o que evita a formação daquelas pelotas chatas e garante a maciez. E a melhor parte: você se livra da obrigação de ficar de babá da panela, com o braço doendo de tanto mexer. É só fechar, esperar o chiado e relaxar.
Dicas para sua polenta ficar no ponto certo
- Capriche no tempero da água: A base do sabor vem daí. Um bom caldo caseiro, de carne ou legumes, faz toda a diferença. Refogar alho e cebola no azeite antes de adicionar a água também cria uma camada de sabor extra no fundo da panela.
- O segredo anti-pelotas: Sempre dissolva o fubá na água fria ANTES de despejar na panela quente. Se você jogar o pó direto na água fervendo, ele vai empelotar na hora e estragar a textura. É um passo simples que garante o sucesso da receita.
- Explore as coberturas: Usei carne moída porque é um clássico que todo mundo tem em casa, mas essa polenta é como uma tela em branco. Fica ótima com um ragu de linguiça, frango desfiado bem temperado, um mix de cogumelos na manteiga ou, para os dias de preguiça, só com queijo parmesão ralado por cima.
É isso! Uma receita prática que aquece a alma, perfeita para um jantar rápido durante a semana ou um almoço de domingo sem complicação. Testa aí e depois me conta o que achou!

Polenta na Panela de Pressão
Ingredientes
- 1,5 litros água
- 250 g fubá
- 1 colher de sopa margarina ou manteiga bem cheia
- 3 colheres de sopa azeite
- temperos a gosto (sugestão: caldo de carne, legumes, cebola, alho, salsinha)
- 100 g carne moída
- ½ lata molho de tomate
- 200 g muçarela fatiada
Modo de preparo
- Primeiro, coloque 1 litro de água na panela de pressão e leve ao fogo até ferver.
- Assim que a água ferver, adicione os temperos que você mais gosta. Pode ser um caldo de carne, de legumes, alho, cebola, o que tiver em casa para dar um bom sabor.
- Em uma tigela à parte, use o restante da água (o meio litro) para dissolver completamente o fubá. Depois, despeje essa mistura na água fervente da panela, mexendo sem parar para não empelotar.
- Em seguida, adicione a margarina e o azeite, misture tudo muito bem e prove para acertar o sal. Tampe a panela, e quando começar a chiar, abaixe o fogo e conte 15 minutos.
- Enquanto a polenta cozinha, prepare o molho. Refogue a carne moída com seus temperos preferidos, junte o molho de tomate e deixe apurar um pouco. Reserve.
- Depois dos 15 minutos, desligue o fogo e espere a pressão da panela sair naturalmente. Abra com cuidado, dê uma boa mexida na polenta para ela ficar bem lisa e transfira para um refratário.
- Para uma montagem especial, coloque metade da polenta no refratário, faça uma camada com a muçarela fatiada, cubra com o restante da polenta e finalize com o molho de carne por cima.
- É importante servir na hora, bem quentinha, para aproveitar toda a cremosidade.
- Uma observação: essa receita resulta numa polenta bem molinha. Se você é do time que prefere uma textura mais firme, é só reduzir um pouco a quantidade de água.
