Ter uma horta em casa é o sonho de consumo de muita gente, afinal, nada melhor do que plantar e colher as próprias verduras e temperos. Entretanto, quem vive em apartamento, acaba deixando de lado essa ideia, devido ao espaço e condições limitadas. Porém, hoje o Casa e Culinária vai acabar com esse mito, e te mostrar que fazer horta em apartamento é possível sim!
O principal motivo para ter uma horta no seu lar, é o fato de você conseguir levar comida fresca e saudável para a mesa. Isso porque, a maioria das frutas e hortaliças encontradas em mercados, nem sempre possuem uma boa qualidade. Além de apresentarem químicos e modificações, costumam ser tratadas com descuido por quem manuseia.
Nesse sentido, morar em um lugar menor do que uma casa térrea, não deve ser motivo para ficar sem uma horta e seus benefícios. Ainda assim, é necessário fazer um bom planejamento para que dê certo no final.
Então, sem mais delongas, vamos te ensinar por onde começar e como cuidar da sua horta. Venha aprender com a gente tudo sobre esse assunto!
Os primeiros passos para começar a sua horta em apartamento
Escolhendo o lugar
A primeiríssima coisa a fazer na hora de começar o projeto da sua horta, é escolher o lugar onde ela irá ser cultivada. Portanto, como a maioria das hortaliças precisam de uma boa quantidade de luz durante o dia, esse deverá ser seu principal critério de escolha. Logo, procure por um ambiente que receba em pelo menos um horário do dia, bastante iluminação natural. Então, note que a sua horta não precisa ficar o dia todo embaixo do sol.
Por outro lado, esse critério também vai depender do tipo de planta que você deseja cultivar. Isso porque, cada espécie tem suas exigências. Para você ter uma noção melhor, plantas como tomate e manjericão gostam de muito sol, enquanto couve e hortelã preferem luz indireta.
Levando isso em conta, os lugares mais recomendados para uma horta em apartamento são varandas, janelas grandes, coberturas ou áreas internas arejadas e iluminadas.
Ademais, também preste atenção se o ambiente escolhido não recebe muito vento. Pois isso pode prejudicar o crescimento de algumas espécies, ou até mesmo, ocasionar pequenos acidentes. Falando em acidentes, certifique-se que animais e crianças não tenham acesso facilitado a horta.
Seleção das espécies
Após selecionar o lugar perfeito para a sua horta, está na hora de pensar em quais espécies você deseja cultivar, e quais se adequam ao espaço disponível. Infelizmente, apenas o seu gosto pessoal não será suficiente, pois será preciso escolher espécies que consigam se desenvolver de acordo com a luz do local, temperatura, e ainda, com o tempo que você pretende se dedicar.
De qualquer maneira, a recomendação geral é investir em plantas de fácil cultivo. Assim, conforme você aprende mais sobre hortas, será possível evoluir tanto as espécies quanto a estrutura do seu espaço.
Então, pense em escolher entre manjericão, alecrim, hortelã, salsa, cebolinha, tomate cereja, pimentão, alface, couve, rúcula, morango e amora. As quais são plantas que não exigem nenhum cuidado especial, e ainda, são capazes de se adaptar em praticamente qualquer ambiente.
Uma dica de ouro que irá te ajudar no primeiro cultivo, é comprar brotos ao invés de sementes, pois o resultado será mais rápido e efetivo.
A estrutura
Agora que você já sabe o lugar e quais hortaliças quer na sua hortinha, vamos pensar qual será a estrutura ideal para isso tudo. Como a maioria dos espaços são limitados, é preciso ser criativo e saber aproveitar o que os ambientes disponibilizam para você. Então, a sua horta pode ficar posicionada nas paredes e no chão, ou até mesmo nos dois!
Para fazer isso, vasos individuais e floreiras são as opções mais baratas e fáceis de trabalhar na horta. Com isso, você pode cultivar cada planta em um espaço bem determinado, sem nenhuma bagunça ou confusão. Ademais, é muito interessante utilizar suportes para os vasos, como ganchos, prateleiras, pallets e qualquer outra estrutura viável.
Por outro lado, se você está imaginando uma horta muito mais divertida e criativa do que o convencional, não se preocupe, tudo é possível! Experimente usar como vaso garrafas pet recortadas, utensílios que estão esquecidos no seu armário, potes de vidro, latas e o que mais você encontrar por aí. Outra sugestão é personalizar tudo isso com canetinhas, escrevendo o nome das hortaliças.
Não esqueça que os tamanhos dos vasos devem ser proporcionais ao tamanho que a planta e suas raízes irão alcançar durante seu desenvolvimento. Dessa maneira você evita trocar de estrutura com muita frequência!
Colocando a mão na terra!
Finalmente, o momento mais esperado chegou, vamos te ajudar a plantar as suas primeiras espécies da sua horta em apartamento. Para isso, a primeira coisa a fazer é se certificar que os vasinhos escolhidos possuem furos para escoar a água. Caso não tenha, você mesmo pode fazer, com o auxílio de uma tesoura ou estilete, dependendo do material do vaso.
Nesse mesmo sentido, para melhorar o escoamento da água e garantir que as raízes das suas hortaliças não apodreçam, utilize brita ou argila expandida. Isto é, no fundo do vaso, posicione um desses materiais, e se possível, acrescente um pedaço de tecido de algodão por cima. Essa combinação é perfeita para escoar toda a água para fora, evitando também que o solo fique muito úmido sem necessidade.
Enfim, com isso pronto, está na hora de preparar a terra, que precisa ser muito bem selecionada, para fornecer todos os nutrientes e estrutura que a planta precisa. Por isso, o recomendado é preencher o vaso com uma mistura proporcional de terra comum, terra com adubo orgânico e areia. Lembre-se de deixar espaço suficiente para plantar a sua muda ou semente, conforme o tamanho dela.
Caso você não tenha tempo disponível para fazer todo esse plantio, ou não queira arriscar como iniciante, também é possível comprar um substrato já pronto para a sua horta ou recorrer a ajuda de profissionais em lojas de jardinagem.
Como cuidar da horta em apartamento
Manutenção da horta em apartamento
Plantei a minha horta, mas e agora? Bem, agora é hora de se preocupar em tirar pelo menos um momento do seu dia para se dedicar a ela, pois as plantas não irão se desenvolver sozinhas! Dessa maneira, é fundamental saber o que as espécies que você escolheu gostam, como a quantidade de água, luz e adubação.
Mesmo que cada planta tenha suas preferências, a regra geral para qualquer horta é, evitar o excesso e a falta de água. Logo, o jeito mais fácil de saber se ela precisa de rega, é verificando se a terra está úmida ou seca. Com a prática, você vai entender melhor as quantias corretas.
Quanto a adubação, especialistas recomendam que seja constante, pelo menos a cada 15 ou 30 dias. Nesse sentido, você pode optar por misturas prontas do mercado, compostos orgânicos ou húmus de minhoca.
Além disso, não esqueça da poda de folhas amareladas, secas ou doentes. E ainda, a observação constante para verificar se há alguma praga na horta, e consequentemente, prevenir essas pragas com produtos específicos, encontrados em lojas de jardinagem, que não danifiquem a planta.
Colheita
A colheita na sua horta em apartamento, provavelmente vai ser a parte mais prazerosa e divertida de cultivá-la. Afinal, todo o seu trabalho, atenção e cuidados serão recompensados. Entretanto, é necessário saber quando e como realizar a colheita, pois se for de maneira errada, poderá prejudicar a saúde das suas espécies.
Portanto, recomendamos que você faça anotações ou planilhas, registrando o ciclo das suas hortaliças. Isso porque, conforme sua escolha, cada uma se desenvolve de maneiras diferentes, e logo, irão estar prontas para a colheita, mas em momentos diferentes.
Feito isso, assim que você perceber que sua horta está pronta para a colheita, prefira realizar isso no primeiro horário da manhã, ou último da tarde. Assim, a sua planta sofrerá menos estresse e estará preparada para suprir aquilo que foi retirado.
Para ter uma noção melhor, colha de plantas que geram frutos assim que estes estiverem maduros. Por outro lado, tenha cuidado redobrado com as raízes, uma vez que é difícil saber se estão prontas ou não. Então, apenas colha quando seu ciclo de vida estiver nessa etapa.
Evite o desperdício
Conforme a sua horta for crescendo e você conseguir produzir mais e mais hortaliças, é indispensável tomar certos cuidados para evitar o desperdício. Isto é, ao invés de plantar todas as hortaliças ao mesmo tempo, experimente fazer isso de tempo em tempo, como uma pausa de 15 dias a cada cultivo. Pois assim, você evita que mais de uma ou duas hortaliças estejam prontas para a colheita ao mesmo tempo, e consequentemente, obtenha uma quantidade que você não seja capaz de consumir.
Contudo, caso isso aconteça, não jogue fora nem deixe estragar. Você pode vender para comerciantes em feiras, ou ainda, presentear vizinhos e amigos. Quem é que não gosta de uma verdura fresquinha, não é mesmo?
Além disso, durante cada colheita, lembre-se de pegar apenas aquilo que você pretende consumir no momento. Logo, não será necessário guardar uma enorme quantidade de frutos e raízes dentro da sua geladeira ou fruteira.
Ademais, quanto as folha e talos que não forem consumíveis, é possível reutilizá-los como adubo em outros plantios.
Considerações finais
Contudo, vale ressaltar que todo esse esforço e paciência na hora de estruturar a sua horta em apartamento, e ainda, cultivá-la, vale muito a pena, além de toda a conexão com a natureza que você irá construir. Assim, a sua casa será um ambiente muito mais cheio de vida, e você sempre terá comida saudável na sua mesa. Certamente, todo esse processo será muito prazeroso!
Lembre-se também de chamar toda a família para participar desse momento com você, além de algo especial, todos irão aprender mais sobre o cultivo de uma horta e sobre a importância desses recursos.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe seu comentário aqui embaixo!
Até logo!