Ícone do site Casa e Culinaria

Como criar sua paleta de cores para decorar a casa

Menina com cartela de cores em tons diversificados

Montar um ou vários ambientes em casa pode parecer desafiador para quem não entende muito sobre arquitetura e design de interiores, não é mesmo? Mas criar sua paleta de cores para decorar a casa é uma estratégia super simples, que torna possível montar ambientes lindos e acolhedores com facilidade.

Sendo assim, uma das principais maneiras de ter uma casa bonita é através da escolha cuidadosa das cores utilizadas na decoração. Por isso, hoje vamos te mostrar como uma pessoa que não tem conhecimentos técnicos sobre decoração, pode criar uma paleta de cores funcional e interessante para aplicar na sua casa.

Desta forma, vamos abordar alguns conceitos básicos de psicologia das cores, como você pode combinar cores de maneira harmoniosa e também dar algumas dicas práticas para que com sua paleta de cores você consiga criar ambientes super agradáveis em seu lar.

Lembre-se sempre de que decoração é um processo e que, com o tempo, você pode ajustar as cores e outros elementos conforme suas preferências. Vamos lá?

Psicologia das cores e as emoções

A psicologia das cores é um tipo de estudo que mostra como o cérebro humano identifica e reage ao estímulo gerado pelas cores e como essa reação influencia nas suas emoções e comportamentos. Desta forma, cada cor tem uma característica própria e pode despertar diferentes sentimentos. Por isso, vamos te mostrar algumas cores bem populares e suas principais associações:

Montando uma paleta personalizada

Para iniciar, entendendo um pouco melhor sobre psicologia das cores, você já pode começar a criar sua paleta de cores para decorar a casa, mas antes é essencial ter alguns critérios em mente, como:

Etapa I

Etapa II

Como criar paleta de cores para decorar a casa

Para começar a criar sua paleta de cores para decorar a casa, recomendo, primeiramente, a escolha de cores mais neutras e versáteis como base. Em seguida, você pode combiná-las com uma ou duas cores mais vibrantes como destaques. Para ilustrar, aqui estão algumas sugestões de cores que podem ser uma ótima opção para começar:

Neutros

  1. Branco: O branco é uma cor básica, que ajuda a ampliar e iluminar os espaços. Além disso, é uma excelente escolha como cor de base, especialmente se você deseja um ambiente com uma sensação de frescor e simplicidade. Não precisa ser um branco puro; você pode optar por variações como o famoso branco gelo.
  2. Bege: O bege é uma cor neutra que traz calor e aconchego ao ambiente. É uma alternativa ao branco e combina bem com diversas outras cores, principalmente o verde, permitindo que você adicione tons mais vibrantes sem sobrecarregar o espaço.
  3. Cinza: Já o cinza é uma cor neutra muito versátil que pode variar de tons mais claros a tons mais escuros. Por isso, é uma excelente escolha para criar uma base neutra para outras cores e, consequentemente, ajuda a criar um ambiente sofisticado.

Coloridos

  1. Azul: O azul é uma cor relaxante que evoca a sensação de tranquilidade. Sendo assim uma boa escolha para quartos ou áreas onde se busca um ambiente mais sereno.
  2. Verde musgo: O verde-musgo é outra opção calmante, que remete à natureza e pode ser usado como uma cor de destaque, mais sólida e sofisticada.
  3. Amarelo mostarda: O amarelo traz energia e luminosidade ao ambiente, enquanto o amarelo-mostarda é mais fechado, uma cor ousada, que pode ser usada para dar destaque em detalhes decorativos.
  4. Rosa claro: O rosa é uma opção delicada e suave, ótimo para trazer um toque de personalidade em detalhes decorativos.
  5. Terracota: O terracota é uma cor terrosa que traz o aconchego que remete à natureza e muita elegância. Sendo assim, pode ser utilizado como cor de base ou em móveis e objetos decorativos.

Para exemplificar, trouxemos apenas algumas sugestões em um mundo de infinitas possibilidades. Sendo assim, lembre-se de que a escolha das cores deve refletir suas preferências pessoais, a função e o estilo que deseja adotar para o ambiente. Dica: Ao utilizar uma base neutra, você terá mais flexibilidade para incorporar cores mais intensas em detalhes como almofadas, tapetes, quadros, objetos decorativos, entre outros.

Onde aplicar a paleta de cores para decorar a casa

Com a paleta de cores definida, é hora de aplicá-la aos detalhes da decoração:

  1. Móveis: Escolha móveis que estejam em harmonia com as cores escolhidas, seja através da cor da madeira, do estofamento ou dos acabamentos.
  2. Tecidos: Use almofadas, mantas, cortinas e tapetes para adicionar cores e texturas ao ambiente. Além disso, esses elementos podem ser facilmente substituídos e atualizados quando quiser renovar a decoração.
  3. Objetos decorativos: Utilize vasos, quadros, luminárias, plantas e outros objetos decorativos podem trazer ainda mais personalidade ao espaço, além de incorporarem as cores escolhidas de forma equilibrada.
  4. Acessórios de cozinha e banheiro: Toalhas, utensílios e objetos decorativos também podem seguir a paleta de cores, trazendo mais coesão ao ambiente.
  5. Plantas: Fazer o uso das plantas não só adicionam um toque de natureza ao ambiente, como também trazem cores através das folhas e flores. Escolha plantas que combinem com a paleta de cores e se adequem à iluminação do espaço.

Não tenha medo de experimentar

Decorar uma casa sem a ajuda de um profissional pode parecer desafiador, mas você pode tornar tudo possível com um pouco de conhecimento e dedicação. Queremos te ajudar, por isso trouxemos esse conteúdo super legal, pois sabemos que o importante é que você ame seu lar, se divirta cuidando dele e crie um espaço que reflita sua personalidade e o faça se sentir muito bem.

Por fim, conta pra gente o que você achou, se tem alguma sugestão ou aquela dica maravilhosa pra compartilhar aqui nos comentários. Acompanhe também as redes sociais do casa e culinária, tem muita novidade preparada com carinho pra você no Facebook, Instagram e Pinterest.

Sair da versão mobile