Os materiais de construção sustentáveis são uma necessidade urgente. O crescimento da população e o impacto ambiental cada vez mais evidente faz com que tenhamos que buscar alternativas ecológicas. Então, quer saber como transformar a decoração de sua casa e ainda contribuir para a redução do impacto ambiental? Veja as ideias!
10 principais materiais de construção sustentáveis para aderir em sua casa
Quando você está construindo ou reformando sua casa, escolher materiais sustentáveis é sempre uma decisão inteligente e responsável. E é claro que cooperar com a preservação do meio ambiente requer materiais que podem, então, melhorar a eficiência energética e a qualidade de vida no seu lar.
1# Use madeira certificada
A madeira é um material clássico na construção, mas quando falamos de sustentabilidade, opte pelo produto certificado. Esse tipo de madeira vem das florestas manejadas de forma responsável. Ou seja, garante que o corte tenha realização de maneira sustentável e que novas árvores sejam plantadas para substituir as que foram retiradas.
Quer uma opção renovável? Essa, com certeza, é a mais adequada. A madeira certificada é durável e pode ter uso em diversas partes da construção, como pisos, paredes e móveis.
2# Bambu
Um material de construção extremamente sustentável devido à sua rápida taxa de crescimento é o bambu. O mais interessante sobre ele, é que pode crescer até 1 metro por dia em condições ideais. Então, acaba se tornando uma excelente alternativa à madeira tradicional, não é mesmo?
O bambu é forte, leve e flexível. Mas, onde você pode usar na sua casa? Simples: em pisos, revestimentos e até mesmo na estrutura de edificações. Sem dizer também que ele possui uma estética muito atraente, e vai trazer aquele toque natural e moderno aos ambientes.
3# Tijolos de adobe
Você sabe do que são feitos os tijolos de adobe? Eles são uma mistura de terra, água e palha que secam ao sol ao invés de serem queimados em fornos. A consequência disso é uma redução significativa da emissão de gases de efeito estufa.
Esses tijolos possuem uma excelente capacidade de isolamento térmico. São perfeitos para manter a casa fresca no verão e quentinha no inverno. Além disso, o adobe é um material de construção natural e não tóxico, e por isso, contribui para a qualidade do ar interno.
4# Que tal concreto reciclado?
Outra opção de material de construção sustentável é o concreto reciclado, que é produzido a partir de resíduos de concreto demolido. O que acontece é que eles têm tritura e reutilização em novas construções.
E por que isso funciona? Pois, trata-se de um processo que reduz a quantidade de entulho em aterros e a demanda por novos agregados. Ele resulta, então, em economia de recursos naturais.
O concreto reciclado possui as mesmas propriedades do concreto convencional. Ou seja, ele vai ser igualmente resistente e durável. Onde usar? Nas fundações, pisos e estruturas de sua casa.
5# Telhado verde
Os telhados verdes são aquelas coberturas vivas que utilizam plantas e solo para criar uma camada de isolamento natural. Eles ajudam, portanto, a reduzir a temperatura interna das edificações. Isso vai fazer com que você não precise de um ar-condicionado em casa.
Que tal então melhorar a qualidade do ar do seu lar com um telhado verde? Ele também é capaz de reduzir o escoamento de águas pluviais e o aumento da biodiversidade urbana.
6# Vidro reciclado
Já pensou em utilizar o vidro reciclado? Ele é produzido a partir de resíduos de vidro que são derretidos e reformados para criar novos produtos. Na construção, esse material pode ter uso em janelas, portas e revestimentos.
É uma opção sustentável, que oferece as mesmas propriedades do vidro convencional, como transparência, resistência e isolamento térmico e acústico. O melhor é que também pode ser incorporado em acabamentos decorativos. Quer modernidade para sua casa? Escolha, então, este material!
7# Aço reciclado
Você sabia que o aço é um dos materiais mais reciclados do mundo? Nos projetos de construção, esse uso é um modo eficaz de reduzir a extração de minério de ferro e o consumo de energia.
O melhor é que o aço reciclado tem as mesmas propriedades do aço novo. É forte e muito durável. Ele pode ter uso em estruturas, vigas, pilares e até mesmo em acabamentos. É infinitamente reciclável, ou seja, mantém suas propriedades intactas a cada ciclo de reciclagem.
8# Paletes de madeira reutilizados
Como não falar dos paletes? Você com certeza já os viu por aí, nas decorações mais lindas. Eles podem, então, ganhar transformação em móveis, revestimentos de parede e até em estruturas de pequenas edificações.
Os paletes reduzem a necessidade de uma madeira nova. O resultado disso? Evitar, então, que todo esse material acabe num aterro. É uma opção sustentável e consegue adicionar aquele charme mais rústico para os ambientes.
9# Tinta ecológica
Faz-se a tinta ecológica com ingredientes naturais e não tóxicos, como pigmentação de origem vegetal e mineral. Não contêm, portanto, compostos orgânicos voláteis (VOCs), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
E sabe o que mais pode oferecer para sua casa? Muitas cores e acabamentos. É uma excelente opção para a pintura de paredes, móveis e outras superfícies internas e externas. Contam com segurança para a saúde e contribuem para a qualidade do ar que fica dentro do seu lar.
10# Linóleo
Já ouviu falar em linóleo? Este é um revestimento de piso natural, produzido a partir de materiais como óleo de linhaça, resina, cortiça e pigmentos naturais.
Não é tóxico. É biodegradável. Uma alternativa sustentável ao vinil. O linóleo tem durabilidade, resistência a manchas e muita facilidade de manter. Mas, onde você pode usá-lo? Simples: em qualquer lugar! Desde os ambientes da sua casa até em áreas comerciais.
Uma maneira de contribuir e preservar o meio ambiente!
Quando você adota materiais de construção sustentáveis, está consequentemente contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Paletes, tintas ecológicas, aço reciclado, tudo isso reduz, portanto, o impacto ambiental das construções, e contribuem economicamente a longo prazo. Você gasta menos energia, e de quebra ainda tem a necessidade menor de manutenções.
Se você está planejando construir ou reformar sua casa, considere, então, utilizar algumas dessas opções sustentáveis e faça a diferença. E não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre 5 dicas de itens antigos que podem ser restaurados e transformados em decoração.