Está precisando adicionar ou renovar a iluminação da sua casa, e está em dúvida sobre qual tonalidade de luz escolher? Então, confira o texto completo para conferir as vantagens e desvantagens da luz branca e da luz amarela, assim, fica muito mais fácil decidir.
A iluminação da sua casa pode parecer algo que não faz tanta diferença assim. No entanto, você sabia que o tom da luz escolhida pode afetar o seu humor e a sua qualidade de vida? Bom, agora não parece algo tão pequeno assim, não é?
Continue lendo para descobrir mais sobre como escolher a iluminação certa para você!
Quais são as cores de luzes mais comuns?
Cores de luz em tons quentes e tons frios são as mais comuns, e você pode encontrá-las em todos os lugares. As luzes de tons frios, puxam para uma tonalidade azul, por sua vez, as de tons quentes, puxam para o amarelo.
Saber o que diferencia esses dois tipos de tonalidades de luz é essencial para saber qual a melhor opção na hora de comprar. Até porque, alguns ambientes da casa pedem por um tom mais frio, outros, por um tom mais quente.
A iluminação influencia de forma ativa, todos os dias, a nossa vida. Então, por isso, a importância de conhecer um pouco mais sobre cada tipo de tonalidade, e entender qual é mais adequada para cada tipo de ambiente.
Assim, você consegue transformar o seu lar em um local acolhedor e harmônico, que pode te impulsionar e dar mais motivação à suas atividades.
Quais são os benefícios da luz quente ou luz amarela?
É notório o quanto a luz quente é capaz de transformar qualquer ambiente em um lugar mais acolhedor e comfy. Essa sensação já é sentida automaticamente ao chegar em um ambiente com luz quente, ainda mais se a intensidade da luz for baixa.
Outro benefício da luz quente, é que ela não possui propriedades que interferem na melatonina, então é mais um motivo para você se sentir mais relaxado na presença da luz quente, já que ela torna o ambiente bem mais agradável e propício para o relaxamento.
Quais os benefícios da luz fria ou luz branca?
A luz fria, por sua vez, já traz o efeito contrário. Ela pode reduzir sensações de cansaço e evitar a sonolência. Ou seja, ela te deixa mais acordado e produtivo, diferente do efeito da luz quente, que é o contrário. Essa tonalidade de luz tem como característica mais intensidade de tom branco, então produz uma sensação de alerta e de maior energia.
Qual iluminação escolher para cada ambiente?
Apesar de ser uma pergunta muito pessoal (afinal, você pode escolher o que mais te agrada). Existem algumas dicas que podem facilitar esse processo de escolha, otimizando o tipo de luz para cada ambiente.
Como dito anteriormente, a luz branca tem uma capacidade maior de te deixar alerta, então, optar por ela em ambientes da sua casa que exigem mais atenção, é uma escolha assertiva. Por exemplo, no seu escritório, te ajudando a ter mais concentração no trabalho e nos estudos. Na cozinha, para te ajudar a cozinhar mais atentamente e evitar acidentes ou erros de culinária.
Já a luz quente, por ter propriedades que te acalmam e te relaxam, pode ser colocada na sua sala de estar, na sala de jantar e até no corredor de entrada de sua casa, fazendo com que esses ambientes se tornem mais convidativos e mais harmônicos.
Afinal, quem não gosta de chegar em casa e ter aquela sensação positiva de conforto e equilíbrio? Acertando na iluminação da sua casa, você equilibra também a sua vida e pode tornar sua rotina muito mais produtiva e eficaz.