O vinho quente é uma ótima dica para dos dias mais frios, festas temáticas ou, até mesmo, para quem apenas quer uma bebida diferente para compor um momento aconchegante.
Se você é um amante de vinho, não pode deixar de conhecer a nossa dica de vinho quente, com a combinação perfeita dessa bebida com especiarias que dão aroma e proporcionam uma sensação deliciosa no paladar.
Além disso, em festas temáticas como festas juninas ou de inverno, a bebida dá um toque especial e agrada todos os convidados, além de ser super fácil de preparar. Então, vamos conferir como fazer?
Vinho quente
Ingredientes
- 1 l de vinho tinto seco
- 1 xícara de chá de açúcar
- 500 ml de água
- ½ maçã cortada
- canela e cravo da índia a gosto
- 1 rodela de laranja desidratada para decorar
Modo de preparo
- Coloque o açúcar em uma panela à fogo baixo e deixe derreter levemente.
- Acrescente o cravo, a canela, o vinho e a água e mexa bem.
- Adicione a maçã, deixe cozinhar levemente, decore com a laranja e sirva bem quente.
Quando servir o vinho quente?
Agora que você já viu como é fácil preparar o vinho quente, saiba que não é apenas em festa junina que você pode servir essa saborosa bebida. Afinal, o vinho é ideal para deixar os dias mais frios mais aconchegantes ou tornar qualquer momento especial.
Além disso, já que essa receita é super simples de preparar, ela é ideal para agradar o paladar com uma bebida diferente, também nos dias mais corridos. Só não se esqueça de beber com moderação e combinar com petiscos como amendoim, castanhas ou frios. Com certeza a sua noite vai ficar ainda mais encantadora.
Quentão ou vinho quente?
Se você ainda não conhecia essa receita, deve estar se perguntando se é semelhante ao quentão. E a resposta é não. O quentão é típico do interior de Minas Gerais e tem como principal ingrediente a cachaça.
No entanto, as duas bebidas são servidas quentes, com especiarias como canela e cravo da índia e muito tradicionais em festas juninas. Inclusive, você pode usar essa mesma receita para preparar o quentão, claro que trocando o vinho pela cachaça e deixando no fogo por mais alguns minutos. Ou, para um quentão mais completo e com várias dicas de especiarias, confira a nossa dica aqui. Aproveite!
Vinho quente europeu
No Brasil, o vinho quente é uma bebida típica de festas juninas. Mas sabia que essa bebida é muito famosa na Europa? Por lá, é comum a venda do vinho quente em praças e feiras de natal, já que naquela região, os dias mais frios são no fim do ano.
Com a receita semelhante a que acabamos de te contar, a bebida encanta não só os moradores, mas os turistas que vão naquela região durante o inverno. Por isso, em países como Alemanha, são consumidos mais de 40 milhões de vinho quente na época de natal. Muito interessante, não é mesmo?
Vamos experimentar essa receita deliciosa?
Então, agora que você já viu como preparar o vinho quente e algumas curiosidades sobre essa bebida super famosa na Europa e no Brasil, chegou a hora de fazer a sua receita em casa.
Assim, não deixe de nos contar nos comentários o que achou e quais especiarias você usou. E se você quer aprender outras dicas deliciosas de bebidas e comidas para todos os gostos, nos siga no @casaeculinariaoficial. Obrigada pela companhia até aqui e até a nossa próxima dica de culinária.