O biscoito de polvilho é um quitute muito popular em todo o Brasil, feito com polvilho azedo ou doce, e pode ser encontrado em diversas formas, tamanhos e sabores. É um lanche delicioso e crocante que você pode consumir em qualquer momento do dia. Então não há nada melhor do que um biscoito de polvilho com café, suco ou chá.
Que tal aprender a fazer esses biscoitos mineiros que fazem tanto sucesso no Brasil? Portanto, abaixo você pode conferir a receita para fazer em casa e se deliciar com essa iguaria crocante e saborosa.
Ingredientes
- 500 g de polvilho azedo
- 5 ovos
- 150 ml de óleo em temperatura ambiente
- 200 ml de água fervente
- sal a gosto
Como fazer biscoito de polvilho
- Primeiramente, acrescente o polvilho em uma vasilha com água fervente, juntamente com o óleo, misture bem.
- Em seguida, acrescente o sal a gosto.
- Logo após isso, acrescente os ovos, um por vez, até obter uma massa consistente.
- Posteriormente, preencha um saquinho de confeiteiro com a massa, e modele os biscoitos em uma forma. não é preciso untar.
- Por último, leve os biscoitos para assar em forno médio (180° C), preaquecido, por 25 minutos.
- Está pronto, basta servir em seguida.
Curiosidades sobre o biscoito de polvilho
No século XVIII, as cozinheiras das fazendas de Minas Gerais já preparavam o quitute, que era muito apreciado pelas pessoas ricas da época. Registros históricos revelam que a palavra polvilho tem sua origem na palavra em latim “pulvu”, que significa “pó” ou “poeirento” – uma descrição perfeita para a textura do biscoito.
Além de delicioso e crocante, o biscoito de polvilho também é uma opção de lanche saudável, pois é isento de glúten e lactose. Dessa forma, pessoas que possuem intolerância a essas substâncias podem consumir o biscoito sem problemas, o que o torna uma ótima alternativa de lanche sem abrir mão do sabor.
Atualmente, é possível encontrar o biscoito de polvilho em diversas regiões do Brasil, disponível em escala industrial ou artesanalmente. Você pode encontrar o melhor dessa delicia crocante em vários lugares do país, sobretudo na cidade de São Roque, em São Paulo, e na cidade de Belém, no Pará, onde chamam o lanche de “biscoito do Pará”.
O que você achou da receita? Conte para nós como foi a sua experiência na cozinha.
Biscoito de polvilho
Ingredientes
- 500 g de polvilho azedo
- 5 ovos
- 150 ml de óleo em temperatura ambiente
- 200 ml de água fervente
- sal a gosto
Modo de preparo
- Primeiramente, acrescente o polvilho em uma vasilha com água fervente, juntamente com o óleo, misture bem.500 g de polvilho, 200 ml de água, 150 ml de óleo
- Em seguida, acrescente o sal a gosto.sal
- Logo após isso, acrescente os ovos, um por vez, até obter uma massa consistente.5 ovos
- Posteriormente, preencha um saquinho de confeiteiro com a massa, e modele os biscoitos em uma forma (não é preciso untar)
- Por último, leve os biscoitos para assar em forno médio (180° C), preaquecido, por 25 minutos.
- Está pronto, basta servir em seguida.