Que a cozinha é o coração da maioria dos lares nós já sabemos, não é mesmo? Mas você sabe qual é o seu tipo de cozinha preferido? Primeiramente, para que ela seja um ambiente acolhedor e funcional é importante que atenda a alguns critérios, como: o estilo que mais te agrada, se você precisa de muito ou pouco espaço para preparo ou armazenamento dos mantimentos e utensílios.
Vamos conhecer agora alguns estilos de cozinha e os aspectos que devem ser considerados sobre cada um deles na hora de comprar, alugar, reformar ou construir sua casa. Todas as dicas irão te ajudar a definir seu estilo preferido de organização e facilitar na hora de escolher os detalhes.
Tipo de cozinha
Estilo de cozinha Americana
A cozinha americana é um tipo de cozinha que teve origem na América do Norte e agrada muitas pessoas pelo fato de ser uma cozinha parcialmente integrada a outros ambientes da casa.
O elemento que caracteriza esse tipo de organização é uma bancada com 1.10m de altura, mais alta do que uma bancada padrão, e no mínimo 40cm de largura, que está sempre encostada a uma parede e divide a cozinha de outro ambiente. Esta bancada normalmente é utilizada para fazer refeições rápidas no dia a dia.
- Ótima estratégia para aproveitar bem o espaço
- Sensação de amplitude
- Maior interação entre os usuários dos ambientes integrados
- Espaço mais arejado e iluminado
- Todo o ambiente fica visualmente exposto
- O cheiro dos alimentos em preparo se espalha com maior facilidade pelos outros cômodos da casa
Estilo de cozinha Linear
O tipo de cozinha linear é o mais simples, estilo que se encaixa em espaços mais estreitos e extensos ou curtos. Também é um layout que aproveita bem a planta do imóvel na hora da divisão com os outros ambientes da casa.
Nesse modelo de organização linear se concentram geladeira, bancada, fogão, armários e outros equipamentos em uma só parede da cozinha. Em apartamentos é comum que ela faça divisão dessa mesma parede com a área de serviços.
- Pode ser um ambiente aberto ou fechado para outros cômodos da casa
- Facilmente pode se transformar em cozinha americana
- A distribuição dos armários se concentra abaixo e acima da bancada
- É importante que o projeto aproveite o máximo dos espaços disponíveis na parede com armários e prateleiras
Tipo de cozinha em formato “L”
O que caracteriza o tipo de cozinha em formato de “L” é o encontro de duas bancadas em quina. Este tipo de layout precisa de uma largura compatível com a largura das bancadas e uma área confortável para circulação confortável para a circulação de pessoas.
Neste tipo de layout se executam bancadas e armários em duas paredes do ambiente formando um “L” e deixando uma área central livre para a circulação de pessoas.
- É um formato que permite instalar mais armários do que no tipo de cozinha linear
- Mais área de trabalho disponível nas bancadas
- Deve-se atentar para o tipo de abertura dos armários nas quinas acima e abaixo das bancadas para não existir conflitos
- Planejar bem as dimensões das bancadas e armários de acordo com os tamanhos dos eletrodomésticos (geladeira, fogão, cooktop e outros) é importante ao escolher o tipo de cozinha em formato “L”
- Este tipo de layout pode se transformar facilmente em cozinha americana, projetando uma área de bancada na parede livre do ambiente e assim integrar os espaços.
Tipo de cozinha em formato “U”
A cozinha em formato de “U” é reconhecida pela união de 3 bancadas nas quinas do ambiente e desta forma criam um layout que se assemelha a letra “U”. Assim como a cozinha em formato de “L” , para executar este tipo de layout é necessário uma espaço suficiente para as duas bancadas paralelas, uma bancada ao fundo e uma área central confortável para circulação de pessoas.
Este tipo de layout também pode ser estilo galé, que possui uma organização semelhante, porém toda preenchida por bancadas, equipamentos, móveis e uma área bem estreita para a circulação de pessoas, inspirada nas cozinhas de navios.
- Um tipo de cozinha bastante funcional para quem possui muitos utensílios, mantimentos e equipamentos
- Mais área de trabalho disponível nas bancadas
- Maior área para instalação de armários
- Deve-se planejar bem as dimensões das bancadas de acordo com os tamanhos dos eletrodomésticos (geladeira, fogão, cooktop, forno e outros)
- Atentar para o tipo de abertura dos armários nas quinas acima e abaixo das bancadas, para não existir conflitos.
Tipo de cozinha em Ilha
O estilo de cozinha tipo ilha é caracterizado por uma bancada central, que não está instalada em nenhuma das paredes do espaço e pode servir como bancada para cozinhar, também pode ser mesa para refeições ou até mesmo um mix de todas estas e outras utilidades.
Além da ilha central, neste tipo de layout também se usam bancadas ou armários nas paredes ao redor. Desta forma, para que a organização da cozinha em ilha funcione de maneira confortável é fundamental que se tenha um bom espaço disponível no ambiente.
Sem dúvidas, o layout da cozinha tipo ilha é uma ótima opção para quem precisa de mais espaço para trabalhar na cozinha.
- A cozinha com ilha pode ser integrada à outros ambientes da casa
- Mais amplitude para a cozinha
- Proporciona mais interação entre os usuários do espaço
- Mais espaço de armazenamento para utensílios e mantimentos
- Mais área de trabalho disponível nas bancadas
- Mais lugares à mesa
- Planejar bem as dimensões das bancadas de acordo com os tamanhos dos eletrodomésticos (geladeira, fogão, cooktop, forno e outros) é fundamental.
- É importante atentar para o tipo de mobiliário suspenso acima da ilha e também para os pontos elétricos e hidráulicos que darão suporte à este setor da cozinha.
Tipo de cozinha em Península
O tipo de cozinha em penísula tem uma configuração semelhante a da cozinha americana.
Também é um ambiente integrado a outros cômodos da casa e sua característica marcante é possuir uma bancada com altura de 75cm, que funciona como mesa de jantar ou também pode ser uma bancada mista, onde uma parte pode ter altura de 75cm e utilizada como mesa de jantar e outra parte de 90cm para utilizar como ilha de cocção.
Estas bancadas no tipo de cozinha penísula sempre estão conectadas aos móveis ou paredes existentes e dividem a cozinha de outro cômodo da casa.
- Ótima estratégia para aproveitar bem o espaço
- Sensação de amplitude
- Maior interação entre os usuários dos ambientes integrados
- Espaço mais arejado e iluminado
- Todo o ambiente fica visualmente exposto
- O cheiro dos alimentos em preparo se espalha com maior facilidade pelos outros cômodos da casa
Como podemos ver, são diversas as possibilidades para se organizar uma cozinha. Cada tipo de layout atende a uma necessidade diferente.
Um ambiente tão importante para o lar merece toda a atenção na hora do seu planejamento.
E agora que você já conhece os principais tipos de cozinha conta pra gente nos comentários qual a sua preferida.