Ícone do site Casa e Culinaria

Telhado danificado: Saiba como resolver o problema ou se está na hora de trocar as telhas

Consertar telhado danificado.

Um telhado danificado pode causar muita dor de cabeça, não é mesmo? Já que sabemos que essa é uma das partes mais importantes da nossa casa. Ele nos protege da chuva, do sol, do vento e de diversas outras condições climáticas. Mas, como qualquer outro componente da nossa casa, também precisa de cuidados e manutenção. 

Como identificar e resolver os problemas com o telhado danificado

Nos dias de chuva, é que notamos se há algum telhado danificado. As goteiras são os primeiros sinais de que os problemas estão começando na sua casa. Por isso, identifique e saiba o que fazer para solucionar os transtornos com a cobertura do seu lar.

Para saber quais são os problemas mais comuns e, muitas vezes, os primeiros sinais de que algo não está certo com o telhado, continue lendo.

Telhado danificado gera vazamentos

Se você notar manchas de umidade no teto ou nas paredes, isso pode, portanto, ser sinal de que há uma infiltração. Ou seja, um problemão! E é importante agir rápido, pois a água pode causar danos estruturais à sua casa, além de favorecer o aparecimento de mofo, que é prejudicial à saúde.

Telhas quebradas ou deslocadas

As telhas podem se quebrar ou se deslocar por diversos motivos: ventos fortes, galhos de árvores, granizo ou até mesmo o simples desgaste com o tempo. 

Essas condições comprometem a impermeabilidade do telhado, permitindo a entrada de água e gerando as famosas goteiras. Haja balde, não é?

Desgaste natural

Mesmo sem eventos climáticos adversos, as telhas têm um tempo de vida útil, como tudo na nossa casa. O desgaste natural é inevitável, especialmente em regiões com grande variação de temperatura. 

As telhas de cerâmica, por exemplo, podem durar cerca de 50 anos, enquanto telhas de fibrocimento têm uma vida útil menor, de aproximadamente 25 anos.

Problemas na estrutura

Às vezes, o problema não está exatamente nas telhas, mas na estrutura do telhado danificado. Os vigamentos e ripas podem apodrecer ou enfraquecer com o tempo, especialmente quando eles são expostos à umidade. Isso pode causar afundamentos ou até mesmo desabamentos parciais do telhado. Verifique!

Como resolver o problema do telhado danificado?

Se a falha for localizada e relativamente pequena, como algumas telhas quebradas ou deslocadas, geralmente é possível resolver com um reparo.

Substituir, então, as telhas danificadas e fazer uma revisão geral do telhado pode ser suficiente para resolver o problema e evitar maiores complicações.

Saiba se está na hora de trocar as telhas

Se o telhado estiver muito desgastado, com muitas telhas danificadas ou se houver problemas estruturais significativos, pode ser mais vantajoso considerar a troca completa. 

Uma reforma total pode parecer um investimento alto inicialmente, mas pode poupar muitos problemas e gastos futuros, garantindo a segurança e a proteção da sua casa. Afinal, é o teto que cobre tudo o que você batalhou tanto tempo para ter, não é?

Faça uma inspeção no telhado danificado

O primeiro passo é fazer uma inspeção com detalhes do telhado danificado. Se possível, suba na cobertura (com segurança, é claro!) e verifique o estado das telhas, a presença de rachaduras, deslocamentos e a condição da estrutura. Se você não se sentir confortável ou seguro para fazer isso, contrate um profissional, que é sempre a melhor opção.

Identifique os materiais que você vai precisar

Com uma boa inspeção feita, identifique os materiais que você vai precisar para o reparo ou a troca das telhas. Isso pode incluir novas telhas, pregos, parafusos, manta de impermeabilização, madeiras para a estrutura, entre outros.

Precisa de reparos? Mãos à obra!

Para reparos simples, como a substituição de telhas quebradas, faça a retirada das telhas danificadas com cuidado e coloque as novas no lugar. Verifique se estão bem encaixadas e fixadas.

Uma troca completa, em último caso

Se a decisão for por uma troca completa, siga um planejamento bem estruturado. Contrate profissionais qualificados e escolha materiais de qualidade. 

Um bom telhado pode durar décadas, então vale a pena investir em bons materiais e mão de obra especializada.

Conheça as principais dicas de manutenção de um telhado danificado

E para evitar problemas futuros, é importante realizar manutenções de tempos em tempos no seu telhado. Saiba o que fazer para tornar esse processo mais simples.

Uma limpeza regular

Mantenha o telhado limpo, livre de folhas, galhos e outros detritos que podem acumular umidade e causar danos. Essa limpeza deve ser feita com cuidado para não danificar as telhas.

Identifique o telhado danificado após tempestades

Após tempestades ou eventos climáticos intensos, verifique como ficou o telhado. Ventos fortes e granizo podem causar danos que, se não identificados rapidamente, podem piorar com o tempo.

Cuidados com a estrutura

Não descuide da estrutura do telhado. Ripas e vigas de madeira devem ser inspecionadas regularmente para garantir que não estão apodrecendo ou enfraquecendo. Se você acabar identificando algum problema, faça os reparos necessários imediatamente.

Contrate profissionais

Essa dica é sempre a mais coerente para quando você precisa resolver problemas com o telhado danificado. Faça uma inspeção profissional regularmente, pois isso pode ajudar a identificar problemas que passam despercebidos. Nada como alguém que sabe o que está fazendo, não é mesmo?

Pois, profissionais têm o conhecimento e a experiência para detectar pequenos defeitos que podem se tornar grandes problemas.

Mas qual o tipo de telha ideal?

A escolha do tipo de telha também influencia na durabilidade e na manutenção do telhado. Quanto maior a qualidade, mais tempo vai durar. Essas são algumas opções populares:

Telha de cerâmica

Esse material oferece um bom isolamento térmico e durabilidade. Porém, são mais pesadas e podem exigir uma estrutura mais robusta.

Concreto

As telhas de concreto são duráveis e resistentes, além de terem um custo relativamente baixo. Contudo, também são pesadas e podem precisar de uma estrutura reforçada.

Fibrocimento

São super leves e fáceis de instalar, mas não oferecem o mesmo isolamento térmico que as telhas de cerâmica ou concreto. E claro, a sua durabilidade acaba sendo menor.

Telhas metálicas

Essas são ideais para regiões com ventos fortes, pois são leves e muito resistentes. O problema é que elas podem ser barulhentas nos dias de chuvas fortes, e contam com um custo mais elevado.

Telha de vidro

Esteticamente lindas, porque também permitem entrada de luz natural, mas extremamente frágeis e têm um custo muito maior.

Proteja sua casa contra um telhado danificado!

Identificar problemas com o telhado danificado precocemente, saber quando consertar ou trocar as telhas, e realizar manutenções regulares são passos fundamentais para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários no futuro.

Se você está enfrentando problemas, não hesite em procurar ajuda profissional. Um telhado bem cuidado é sinônimo de segurança e tranquilidade para você e sua família.

E aí, ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência para compartilhar sobre telhados? Deixe seu comentário abaixo, vamos adorar saber sua opinião! Veja também nosso conteúdo sobre Dicas para manter a casa organizada.

Sair da versão mobile