Ícone do site Casa e Culinaria

Infiltração: aprenda a diagnosticar, entender e eliminar o problema de vez!

A infiltração é aquele problema muito comum nas paredes de casa, que surge quando a gente menos espera. Paredes, tetos, pisos, fundações, tudo isso pode ser atingido por conta de uma estrutura que danificou com água. Entenda de uma vez por todas como isso acontece, faça o diagnóstico e elimine o mal pela raiz! 

O que é uma infiltração?

O que acontece é que a água pode entrar em sua casa de várias maneiras, como por meio de fissuras, falhas na impermeabilização, ou até mesmo pela condensação interna. 

A infiltração prejudica a estética do imóvel e também a saúde dos moradores, uma vez que ambientes úmidos são propícios para o crescimento de fungos e mofo, que podem causar problemas respiratórios e alergias.

Mas, o que causa infiltração na casa?

É um problema silencioso. Quando a gente menos espera, ali aparece uma mancha, um desgaste, uma tinta desbotando da parede.

Por isso, é muito importante entender o que pode causar o problema, a fim de que possamos, pelo menos, tentar prevenir as condições. Ou ainda, que se possa diagnosticar e resolver a infiltração.

Falhas na impermeabilização

Uma das principais causas de infiltração é esse problema na impermeabilização das paredes, dos pisos ou demais áreas que tenham proximidade com algum cano ou simplesmente estão expostas ao clima.

Isso vai acontecer quando existem erros na aplicação de materiais impermeabilizantes ou pelo uso de produtos que não têm muita qualidade.

Então, com o passar do tempo, a exposição a condições climáticas adversas pode acabar deteriorando essas proteções, e vai permitir que a água entre por ali.

Paredes trincadas ou com fissuras

Um dano muito comum nas casas são essas condições. Até porque uma pequena trinca ou fissura na parede, pode sim causar esse transtorno gigante, fazendo com que a água entre pelos desgastes.

Mas, é preciso dar bastante atenção a isso, porque pode ser consequência de problemas na própria fundação da residência ou até mesmo um movimento natural do solo.

Uma falha na calha ou telhado

Às vezes a gente nem imagina, mas as calhas e os telhados que protegem a casa também podem trazer esse tipo de problema. E é claro, isso só vai acontecer se, de fato, esses itens estiverem danificados também. 

Uma calha entupida, uma telha mal colocada ou quebrada, tudo isso pode permitir que a água se acumule e encontre caminhos para infiltrar na estrutura do seu lar.

Condensação interna

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nessa situação. Mas, é simples: ela acontece quando o vapor de água acaba “grudando” nas paredes ou superfícies que estão geladas ou frias, e então se transforma em água líquida. Consequentemente, ela vai penetrar as áreas que são porosas. 

Um exemplo que você pode imaginar facilmente é o banheiro, que passa por esse tipo de situação sempre.

Vazamentos

Com certeza é o problema mais comum. Uma tubulação antiga, quebrada, corroída ou mal instalada pode permitir que a água escape e infiltre pisos, tetos, paredes e demais áreas.

O que fazer para resolver a infiltração?

Ainda que seja um problema bem complicado de se resolver em algumas situações, há sempre uma solução. 

1º passo: identifique a raiz do problema

Antes de qualquer coisa, vai ser preciso identificar o que está acontecendo. Se, por exemplo, a infiltração está aparente perto da pia do banheiro ou da cozinha, na parede em que você sabe que existem canos, então, provavelmente seja preciso chamar um encanador para verificar se é um vazamento.

2º passo: faça o reparo da infiltração

Faça a selagem das trincas, das fissuras e desgastes com o material correto! Substitua as telhas ou as calhas mal colocadas. Se for um vazamento, também repare as tubulações. 

3º passo: impermeabilize!

Essa é a parte mais importante de tudo isso: aplique impermeabilizantes corretos e de qualidade para a prevenção de novas infiltrações.

Você pode procurar por mantas asfálticas, membranas líquidas e argamassas poliméricas. 

Busque sempre a opinião dos fabricantes sobre o produto ideal para sua parede, piso ou outra área. Cada local vai ter uma necessidade específica, então é preciso ficar atento a isso também.

4º e último passo: melhore a ventilação do ambiente!

Se existe a situação da condensação interna, como vimos anteriormente, melhorar a ventilação do ambiente é uma atitude muito importante a ser tomada. 

Que tal um exaustor, um ventilador ou uma janela a mais? O ambiente bem ventilado reduz a umidade do ar. Ou seja, previne que essa condensação aconteça.

Mais algumas dicas infalíveis!

O interessante é sempre fazer uma manutenção regular em todas as áreas da sua casa. Porque a intenção é sempre prevenir o problema e não remediar, não é mesmo?

Por isso, incluir uma limpeza periódica de calhas, inspeção de telhados, e verificação das condições da impermeabilização pode tornar seu lar mais arejado e protegido dos transtornos.

Quanto a vazamentos, tenha em mente que é preciso cuidar a condição das tubulações hidráulicas e realizar reparos sempre que necessário.

E em relação àquelas áreas úmidas da casa sempre permaneçam úmidas, o mais prudente é usar um desumidificador. Essa pode ser sim uma solução que vai controlar a umidade do cômodo. Você com certeza pensou no seu banheiro, acertei?

É por essa razão que os aparelhos desumidificadores podem ser infalíveis. Eles conseguem remover o excesso de umidade do ar, e ajudam ao mesmo tempo a prevenir a formação de mofo e a infiltração por condensação.

Não deixe as infiltrações acabarem com a estética da sua casa!

A infiltração é um problema que pode trazer diversos inconvenientes e danos para uma residência. Mas, é claro que, com o diagnóstico correto e a aplicação das soluções adequadas, é possível eliminar esse problema de vez. 

Desde a identificação da fonte da infiltração até a realização de reparos e a impermeabilização, cada etapa é importantíssima para garantir a proteção da estrutura do imóvel e a saúde dos seus moradores.

Investir em manutenção preventiva e em soluções de ventilação e desumidificação também pode ser fundamental para prevenir futuros problemas de infiltração. E, quando necessário, não hesite em buscar a ajuda de profissionais qualificados para garantir que o problema seja resolvido de forma eficaz e duradoura. 

E se você gostou desse conteúdo, aproveite para ler nosso post sobre 6 tipos de portas pivotantes pra você se inspirar.

Tem infiltrações estragando o bem-estar da sua casa? Deixe um comentário e nos conte um pouco mais sobre isso para que possamos lhe ajudar.

Sair da versão mobile